Intervenção inicial do vereador Carlos Matias Lopes | Reunião de Câmara, 27 de novembro

Carlos Matias Lopes aproveitou o período antes da ordem do dia da Reunião de Câmara para fazer um ponto de situação sobre iniciativas no âmbito dos seus pelouros. Relativamente ao Ambiente, o vereador destacou a participação no Encontro “Microrreservas – Qual o papel para a conservação da Natureza?”, bem como as diversas iniciativas promovidas no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, ou ainda a participação na 18ª Conferência da Água, a convite da Revista “Água & Ambiente”. No que concerne à Juventude, o vereador sublinhou os Erasmus National Games 2023, que decorreram de 17 a 19 de novembro, em Coimbra, tendo a Sessão de Encerramento e a entrega de prémios ocorrido no Salão Nobre da Câmara Municipal. Relativamente ao Serviço Municipal de Proteção Civil, o vereador destacou a participação no IX Encontro Nacional de Cidades e Vilas Resilientes.

 

Intervenção na íntegra:

 

«
DEPARTAMENTO DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

 

Participação no Encontro “Microrreservas – Qual o papel para a conservação da Natureza?”

 

Participamos no dia 16 de novembro, no encontro “‘Microrreservas – Qual o papel para a conservação da Natureza?”, no âmbito da Rede de Microrreservas. O encontro foi promovido pela Milvoz – Associação de Proteção e Conservação da Natureza e a Eco Sapiens, que felicitamos, pela inovação na forma como é feita a abordagem à problemática da Conservação da Natureza e pelo excelente trabalho que têm vindo a fazer, nomeadamente envolvendo a Bio Reserva Senhora da Alegria.

 

Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

 

Comemoramos esta Semana com várias iniciativas e vários parceiros. Relativamente às atividades destaco a Feira de Resíduos que teve o forte envolvimento do IPC e que foi visitada por várias centenas de alunos das nossas Escolas, nomeadamente das nossas Ecoescolas. Foi lançado o projeto de Biorresíduos no Canal HORECA (Restaurantes da alta e d baixa) e vamos finalmente conseguir colocar na rua o projeto piloto de recolha de biorresíduos na Solum (atenção que este último foi financiado pelo POSEUR ainda no tempo do anterior executivo, só que nada arrancou). Destacamos ainda a campanha de sensibilização sobre a reciclagem de embalagens dos feirantes da Feira dos 23. Por fim, destacamos o lançamento do projeto de recolha seletiva porta à porta, envolvendo como é obrigatório o operador em alta. Esta iniciativa arrancou com cerca de 8800 habitações e iniciamos assim um processo que já há muito deveria ter sido adotado em Coimbra.

 

Participação 18ª Conferência da Água

 

Participamos no passado dia 24, na 18ª Conferência da Água, a convite da Revista Água & Ambiente. A participação decorreu no painel que discutiu a temática “Tarifários e instrumentos económicos em tempo de escassez”. A apresentação incidiu sobre as dinâmicas em curso nas Águas de Coimbra alinhadas com a procura crescente do caminho da sustentabilidade, do continuado fornecimento de água com elevada qualidade e com a modernização das redes que contribuirá para a diminuição das perdas. No painel participaram ainda Engº Joaquim Poças Martins, Engº Jaime Melo Batista, Prof. Miguel Gouveia Engº Diogo Faria de Oliveira. A sessão foi moderada pelo Prof Rui Ferreira dos Santos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

 

DIVISÃO DA JUVENTUDE

 

1 – Os Erasmus National Games 2023 decorreram de 17 a 19 de novembro em Coimbra, tendo a Sessão de Encerramento e entrega de prémios ocorrido no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra, este domingo.

 

Esta Sessão foi presidida pelo Vereador Carlos Matias Lopes, com os Pelouros da Juventude e Desporto, na qual participaram também o Presidente da Erasmus Student Network Portugal, Francisco Silva e da ESN Coimbra, Pedro Almeida.

 

Estiveram presentes cerca de 140 alunos Erasmus das seções locais da ESN (Minho, Aveiro, Lisboa, Porto, Tomar e Coimbra) que competiram nas modalidades de futsal, voley e basket.

 

As equipas vencedoras (Porto, Minho e Lisboa) irão representar a ESN Portugal nos Erasmus Internacional Games, que se realizam em Varsóvia (Polónia) no próximo ano.

 

2 – Nos dias 28, 29 e 30 decorrerá o “BEST Engineering Week (BEW)”, projeto apoiado no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil, na modalidade de Apoio Financeiro Municipal para a Atividade Pontual 2024 e para o qual obtiverem apoio financeiro no valor de 2.000€.

 

Este é um evento da Associação Juvenil BEST-UC que pretende aproximar os estudantes da FCTUC às empresas, e a outras entidades do mercado de trabalho, estando aberto a todos os estudantes da FCTUC. Conta com diversas atividades como workshops de soft e hard skills relacionadas com a temática da empregabilidade, palestras sobre hot topics, roundtables sobre casos de sucesso, pitchs de estudantes a empresas, e a feira de emprego, sendo esta a atividade principal do evento.

 

Neste sentido, informamos que a DJ estará presente com uma banca institucional no referido evento, no espaço exterior à Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, no Pólo II da Universidade de Coimbra;

 

MUNICIPIO FUNDADOR – CONCELHOS ACTIVOS

 

Distinção de município fundador por integrar o grupo de municípios fundadores do programa CONCELHOS ACTIVOS, promovido pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD)

 

Coimbra participou no XXIV Congresso da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, onde estive e recebi das mãos do Presidente da APOGESD, o Dr. Fernando Parente e do Dr. Vítor Pataco, Presidente do IPDJ, a distinção de “Município Fundador” do programa dos concelhos ativos, atribuída aos 30 municípios fundadores.

 

O programa “CONCELHOS ACTIVOS” foi lançado em novembro de 2022 e tem como principal objetivo o reconhecimento e partilha de boas práticas desenvolvidas pelos Municípios.

 

É um programa que se destina aos municípios que pretendem melhorar as suas políticas de promoção desportiva, de acordo com as principais políticas públicas e internacionais.

 

Esta distinção que muito honra Coimbra é demonstrativa da dinâmica e da aposta clara que esta tem tido, na certificação das boas praticas já existentes e a implementar.

 

SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL

 

O município de Coimbra, participou no IX Encontro Nacional de Cidades e Vilas Resilientes, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade, que decorreu na Amadora, em Cascais e em Odivelas.

 

Este encontro reuniu os membros da Rede das Cidades Resilientes (MCR2030) e teve como objetivo promover a reflexão sobre a resiliência à escala local e a redução do risco de catástrofe, tendo sido desencadeados diversos exercícios com o intuito de partilhar soluções para uma redução do risco com enfoque na prevenção, na antecipação da incerteza e da ameaça e ainda resistir ao desastre, assim como na prestação de um melhor socorro e uma rápida recuperação.

 

O SMPC está a organizar um simulacro que pretende desenvolver um conjunto de exercícios de âmbito municipal sobre Cheias e Inundações, enquadrado no programa de exercícios do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Coimbra, designado “AquaEx23”.

 

O Simulacro vai decorrer durante 3 dias, de 5 a 7 de dezembro de 2023, sendo os dias 5 e 6 para desenvolver vários exercícios em cenários simulados em sala e simulados em ambiente real, terminando no dia 7 de dezembro com um colóquio no Convento de São Francisco onde se fará a avaliação do simulacro por todos os intervenientes.

 

Pretende-se a otimização da coordenação e cooperação perante as intervenções que serão através da articulação entre entidades, unidades orgânicas e Agentes de Proteção Civil do município.

 

(É importante aproveitar a reunião para convidar o executivo e demais grupos, para assistirem aos exercícios de dia 6 e ao coloquio no dia 7 de dezembro.)»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×