A vereadora Ana Bastos fez um ponto de situação das obras do Sistema de Mobilidade do Mondego, na sequência de uma reunião que a autarquia teve, na semana passada, com a Metro Mondego e a Infraestruturas de Portugal, considerando que “continuam a bom ritmo”. A vereadora da Mobilidade e Transportes informou que se prevê que “o sistema entre em funcionamento de forma faseada, sendo que desde que não ocorram imprevistos de maior, é pretensão da IP iniciar a operação do sistema entre Serpins e o Largo da Portagem no final do 2º semestre de 2024. Os restantes trechos deverão entrar ao serviço até final de 2025”. A vereadora aproveitou, ainda, para informar que, no âmbito da empreitada do SMM, vai proceder-se a mais um condicionamento de trânsito, na zona da Solum, para arranque dos trabalhos na rua General Humberto Delgado. A intervenção será repartida em cinco fases, sendo que a primeira se refere à execução de infraestruturas no subsolo, pavimentação e integração urbana, e vai incidir no troço da rua General Humberto Delgado compreendido entre a Rotunda da ACIC e o cruzamento com a rua D. João III. “Para o efeito, este trecho será interrompido ao trânsito automóvel, pelo prazo previsível de 180 dias”, adiantou a vereadora, considerando que por se tratar de uma via estruturante, “este condicionamento acarretará graves perturbações à normal circulação na zona da Solum” e fornecendo, por isso, as alternativas viárias.
Intervenção na íntegra:
«As obras do Sistema de Mobilidade do Mondego continuam a bom ritmo, embora com algum atraso assumido. Por se tratar de empreitadas da responsabilidade da MM ou da IP, a semana passada decorreu, na CMC, uma reunião com representantes daquelas duas entidades para se fazer o ponto da situação global.
A obra do trecho suburbano está em termos de infraestrutura praticamente concluída, em fase de pavimentação, estando já em curso as obras dos sistemas técnicos e telemática, colocação dos dispositivos de segurança e abrigos.
Também a empreitada para aquisição do material circulante está a decorrer, devendo chegar no mês de novembro o 1º autocarro e os restantes nos meses seguintes. O trecho suburbano é o mais exigente e complexo em termos de operação, seja pelo facto de operar em via única, seja pela existência dos túneis e pontoes, onde irá ser previamente testado o sistema ótico de guiamento automático. Assim, está previsto o arranque dos testes aos diferentes sistemas de apoio já em maio/junho de 2024.
Também a empreitada urbana do trecho Alto de S. João – Portagem está a decorrer dentro da normalidade. A calendarização aponta para a conclusão desta empreitada para o primeiro trimestre do próximo ano.
A empreitada do PMO é uma obra chave e sem a qual o sistema não poderá entrar em funcionamento, prevendo-se a conclusão da 1ª fase (plataformas) em maio/junho do próximo ano – compatível com o arranque dos testes. A 2ª fase, associada à construção do edifício de apoio, não porá em causa o arranque do sistema, estando já em estudo uma solução alternativa para instalar a central de controlo em edificação provisória.
Por sua vez, no que respeita o trecho Coimbra A / Coimbra-B, a obra tem estado concentrada na construção do pontão sobre a ribeira, da correspondente praça de retorno, e na adaptação das linhas ferroviárias, de forma a reorganizar os cais associados aos serviços regionais/nacionais. Esse trabalho deverá estar concluído em julho de 2024, altura em que se prevê o encerramento da ligação ferroviária entre Coimbra A e Coimbra B, com términus da empreitada prevista para o verão de 2025.
Por fim, a linha do Hospital, mantém os trabalhos concentrados dentro do Complexo dos HUC. Esta obra é a que reúne maior imprevisibilidade derivado da complexidade do trecho urbano. O canal da Avenida central deverá abrir no início de 2024, para permitir a entrada do empreiteiro do canal do SMM. Prevê-se iniciar a obra na Av. Armando Gonçalves e na R. Augusto Rocha a muito curto prazo, com términus da empreitada no final de 2025.
Importa ter presente que é o 1º BRT a ser implementado em Portugal, não havendo experiência de obra e em particular da operação dos sistemas técnicos e telemática. Por isso a fase de testes, a ser levada a cabo no trecho suburbano, prevista para o verão do próximo ano será decisiva na avaliação do risco de derrapagem temporal.
Em síntese, prevê-se que o sistema entre em funcionamento de forma faseada, sendo que desde que não ocorram imprevistos de maior é pretensão da IP iniciar a operação do sistema entre Serpins e o Largo da Portagem no final do 2º semestre de 2024. Os restantes trechos deverão entrar ao serviço até final de 2025.
No âmbito da empreitada do SMM, irá proceder-se, a partir do próxima 6ª feira (dia 8/9) a mais um condicionamento de trânsito, na zona da Solum, para arranque dos trabalhos na Rua General Humberto Delgado. A intervenção será repartida em cinco fases sendo que a Fase 1 se refere à execução de infraestruturas no subsolo (redes de drenagem, abastecimento de águas, rede de gás e rede elétrica), pavimentação e integração urbana, e vai incidir no troço da Rua General Humberto Delgado compreendido entre a Rotunda da ACIC e o cruzamento com a Rua D. João III. Para o efeito, este trecho será interrompido ao trânsito automóvel, pelo prazo previsível de 180 dias.
Por se tratar de uma via estruturante, onde recai primordialmente a ligação entre a zona da Solum e a zona da alta, este condicionamento acarretará graves perturbações à normal circulação na zona da Solum, não só em termos locais, mas também nas ligações interzonais urbanas e para a qual se pede a melhor da compreensão a todos.
A alternativa viária direta deste trecho é a R. Infanta D. Maria, a qual deverá passar a assegurar funções de distribuidora principal pelo que irá sofrer alterações aos sentidos de transito, de forma a: (1) garantir a fluidez do trânsito local; (2) impedir a prática de velocidade excessiva, de forma a salvaguardar a segurança dos utilizadores locais, designadamente as crianças que acedem à Escola EB1 da Solum. Para isso recorreu-se a uma conjugação de sentidos que impedem o seu uso de forma direta.
Assim, destaca-se a adoção das seguintes medidas/alterações ao trânsito:
Todas estas alterações foram discutidas e articuladas, em reuniões de trabalho, entre o empreiteiro, fiscalização, dono de obra, SMTUC, Proteção Civil e PSP. Contudo e dada a sua complexidade, os serviços técnicos estarão a monitorizar de perto e em tempo real o funcionamento da rede viária, pelo que, caso se identifiquem problemas de funcionamento ou ações com potencial de melhoria, as mesmas poderão ser adotadas a qualquer momento, sendo por isso importante que todos se mantenham atentos aos meios de comunicação oficiais da CMC, onde todas essas alterações serão anunciadas».
Câmara Municipal de Coimbra
Praça 8 de maio, 3000-300 Coimbra