Intervenção na íntegra:
« DEPARTAMENTO DE AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
- Participação no lançamento do projeto “Rede de Guardiãs da Natureza”
Participamos na Sessão de Lançamento do projeto “Rede de guardiãs da natureza e desenvolvimento sustentável do mundo rural”, organizada com a colaboração do ICNF, que se realizou no dia 10 de julho, às 15h00 em Arzila, na Sede da Reserva Natural de Paul de Arzila.
Este projeto promovido pela Business As Nature e financiado pelo Fundo Ambiental/ICNF insere-se no Plano de Ação do “Movimento das Mulheres pelo Clima, dos Países de Língua Portuguesa para o Mundo” e tem como objetivo promover o envolvimento e capacitação das mulheres como guardiãs da natureza e defensoras da sustentabilidade do mundo rural e litoral.
O envolvimento e capacitação das mulheres como guardiãs e defensoras da sustentabilidade no meio rural é um elemento incontornável para a concretização de um modelo de desenvolvimento assente na valorização do território e dos valores naturais.
- Auditoria de controlo Internacional Bandeira Azul (Portugal 2023)
O Município de Coimbra viu reconhecida, mais uma vez, a excelência da qualidade das suas Praias Fluviais do Rebolim e de Palheiros e Zorro, ambas classificadas como águas balneares e qualificadas como praias para banhos, pela Agência Portuguesa do Ambiente, galardoadas com Bandeira Azul, pela Associação Bandeira Azul da Europa, e reconhecidas como Praia Acessível – Praia para Todos!, pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.
A qualidade ambiental e paisagística de ambas as praias, associado ao número crescente de visitantes e utilizadores justificou o reconhecimento destes espaços como “objetivo estratégico”, facto que tem correspondido a um esforço do Município de Coimbra, em intervenções de beneficiação e valorização.
Este ano Portugal foi escolhido pela Coordenação Internacional do Programa Bandeira Azul para realização de Visitas de Controlo Internacionais (VCI/ICV).
No âmbito desta Auditoria técnica a Praia Fluvial de Palheiros e Zorro foi água balnear de interior escolhida a nível nacional. Assim, decorreu ontem, dia 23 de julho, pelas 11h, a visita da delegação internacional liderada pelo Senhor Evangelus Roussos, de nacionalidade grega, e a Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul, dirigida pela Dra. Catarina Gonçalves à Praia Fluvial de Praia Fluvial de Palheiros e Zorro.
Destaco o apoio, disponibilidade e o acompanhamento da visita por parte da Junta de freguesia das Tores do Mondego que tem sido
- Monitorização da presença de Jacinto de água (Eichhornia crassipes) na Albufeira da Ponte Açude de Coimbra- Rio Mondego
Dá-se ainda nota, da deteção de Jacinto de água (Eichhornia crassipes) na Albufeira da Ponte Açude de Coimbra- Rio Mondego, na proximidade do parque verde do Mondego.
É a primeira vez que esta espécie exótica é detetada neste troço do Mondego e importa destacar que possui uma forte capacidade infestante sendo uma das que mais danos causa na Península Ibérica.
O Departamento de Ambiente e Sustentabilidade com o apoio da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, promoveram uma visita às margens do rio, no troço compreendido entre a ponte da Portela e Ponte Açude.
Apenas detetaram e removeram 2 pequenos núcleos na zona onde anteriormente foi observado e recolhido.
PROTEÇÃO CIVIL
No que diz respeito à Proteção Civil, nas 2 últimas semanas é de registar:
- Diversas reuniões com vista à preparação da segurança da Jornada Mundial da Juventude, nomeadamente dos eventos que vão decorrer em Coimbra, com principal incidência no dia 29 de julho com a Festa da Juventude;
- No dia 12 de julho foi feita uma sessão de informação e de sensibilização para as Juntas de Freguesia e para oficiais de segurança locais sobre o programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras”, na Casa Municipal de Proteção Civil com o objetivo de explicar, demonstrar e esclarecer o programa, bem como retomar a sua implementação, contando com a presença da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), GNR, CBS e UTF.
- No dia 18 de julho foi feita uma visita ao Centro de Meios Aéreos, que integra o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. A visita foi conduzida pelo comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil da região de Coimbra, Carlos Luís Tavares, e contou com a presença do Sr. Presidente e das várias entidades envolvidas, nomeadamente: Companhia dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, Bombeiros Voluntários de Coimbra, Bombeiros Voluntários de Brasfemes e a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR. O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto vai continuar ao serviço da ANEPC, durante o período de incêndios em curso, mais concretamente de 15 de maio até 31 de outubro.»