Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 3 de julho

O vereador Miguel Fonseca aproveitou a sua intervenção inicial para dar conta de alguns eventos recentes no âmbito dos seus pelouros. Entre outros temas, o vereador destacou a futura instalação da empresa Velvet Med – Healthcare Solutions, S.A., no iParque. O contrato promessa de compra e venda foi assinado há cerca de uma semana para a aquisição do lote 22 do iParque (lote com 6.239m2). O investimento previsto em Coimbra, para os próximos seis anos, pode atingir os 7 Milhões de euros e representará a criação de 80 postos de trabalho.

https://youtu.be/Ew8KWdUAmZA

 

Intervenção na íntegra:

 

«Começo por vos dar conta de uma produtiva visita que recebemos no Mercado Municipal D. Pedro V. Uma comitiva da Câmara Municipal de Tomar, liderada pela vereadora Filipa Fernandes, que tem a seu cargo, entre outras responsabilidades, a economia local, mercados e feiras, veio conhecer o nosso mercado, ver como está a funcionar o processo de refuncionalização e trocar impressões sobre a forma como estamos a dinamizar este espaço da nossa cidade. Sermos vistos pelos nossos pares como um exemplo é sem dúvida gratificante. Além disso, o intercâmbio de conhecimentos entre municípios é fundamental para o progresso e desenvolvimento conjunto.

 

No dia 21 de junho, o Convento São Francisco acolheu a 4ª edição da Conferência Exportar Online, cujo tema central foi “Empresas, Marketplaces e Tecnologia: como o E-commerce está a ser transformado”.

 

O comércio eletrónico tem sido uma das indústrias de crescimento mais rápido em todo o mundo. Munir os empresários para que possam enfrentar para as mudanças e aproveitar as oportunidades que a tecnologia e os marketplaces apresentam foi o grande desígnio deste evento organizado pela AICEP que debateu temas como a Inteligência Artificial, Realidade Virtual e marketing digital.

 

O Município de Coimbra só pode estar ao lado de iniciativas de excelência, como esta que pretende evidenciar a ação desenvolvida pela AICEP a nível da formação, capacitação e internacionalização da economia portuguesa via e-commerce, pelo que reafirmamos a nossa disponibilidade para as acolher e dinamizar, trabalhando em conjunto no sentido de promover a atração de investimento e o desenvolvimento de Coimbra!

 

Já na passada sexta-feira, dia 30 de junho, decorreu a 1ª Feira do Emprego e Mostra Formativa, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra e pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. Esta iniciativa está integrada no programa das Festas da cidade e assinalou os 50 anos do IEFP em Coimbra, tendo contado com a participação de 14 empresas e disponibilizado 350 ofertas de emprego, o que representa um marco importante para o desenvolvimento e crescimento da nossa comunidade.

 

Em 50 anos de vida de existência do IEFP em Coimbra, esta foi a primeira iniciativa, organizada em conjunto e com tamanho envolvimento do Município. Tal espelha o nosso empenho em criar mais e melhor emprego em Coimbra!

 

Quando este executivo entrou em funções, procurou desde logo aproximar-se de instituições da cidade que pudessem contribuir para a missão que temos em comum: impulsionar o desenvolvimento económico e social do concelho. O IEFP esteve desde a primeira hora ao nosso lado, representando um papel fundamental na atração de novas empresas.

 

Dado que se tratou de uma co-organização entre o IEFP e a Câmara Municipal, é da mais elementar justiça agradecer a todos os colaboradores do município e do convento São Francisco que estiveram direta e indiretamente envolvidos neste evento, bem como aos participantes e visitantes que o tornaram um sucesso.

 

E, por falar em atração de empresas, vamos, em breve, ver a empresa Velvet Med – Healthcare Solutions, S.A., no iParque.  A Velvet Med é uma empresa farmacêutica em crescimento, que pertence a um grupo cuja faturação global representa um volume de 36 Milhões de euros.

 

O contrato promessa de compra e venda foi assinado há cerca de uma semana para a aquisição do lote 22 do iParque (lote com 6.239m2). O investimento previsto em Coimbra, para os próximos seis anos, pode atingir os 7 Milhões de euros e representará a criação de 80 postos de trabalho. Este será também o primeiro passo para a mudança da sede, atualmente em Benavente, para Coimbra, ilustrando assim o trabalho ativo desenvolvido por este Executivo no sentido da captação de investimento externo e da instalação de empresas no nosso concelho.

 

Por fim, como o Sr. Presidente já referiu, gostaria de destacar a importância da realização, pelo segundo ano consecutivo, da Feira do Livro na Praça do Comércio e o papel relevante que desempenha para a dinamização social e económica da Baixa. É certo que teremos sempre espaço para melhorias, mas é fundamental continuar a inovar. 

 

Acredito que o Município tem a grande responsabilidade de continuar a criar sinergias para, em articulação com os agentes, produtores culturais e cidadãos, fomentar uma programação regular, contínua e diferenciadora nas principais praças históricas do centro da cidade, em particular, na fantástica Praça do Comércio que muito ganha com a Feira do Livro. A qualidade de vida urbana é indissociável dos seus espaços públicos e do usufruto que os munícipes deles fazem, pelo que quanto mais vivos aqueles espaços forem, menos desigual e mais democrática será a nossa cidade!»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×