Intervenção inicial do vereador Carlos Matias Lopes | Reunião de Câmara, 5 de junho

O vereador Carlos Matias Lopes aproveitou a sua intervenção inicial para fazer um ponto de situação relativamente aos vários pelouros. Entre outros temas, e tendo em conta que se celebrava o Dia Mundial do Ambiente, Carlos Matias Lopes abordou as várias iniciativas lançadas pelo atual Executivo nesta área, para assinalar a efeméride.

 

Intervenção na íntegra:

 

Alterações Climáticas
Iniciámos um novo ciclo. Criamos as condições para reativar o Pacto de Autarcas e vamos ter o Plano de energia e clima financiado pelo Programa Life numa iniciativa que envolve uma rede de 11 países e 110 municípios.

 

Paralelamente estamos a encetar os trabalhos para o Plano de Ação Climática.

 

Acompanhámos com rigor as atividades previstas no Plano de Adaptação às Alterações Climáticas, aprovados nas vésperas de terem perdido as eleições.

 

Energia
Lançámos o Plano de Eficiência Energética. Consultamos a população e estão já em curso uma miríade de iniciativas com as quais esta CM vai reduzir consumos energéticos, reduzir as emissões e reduzir custos.

 

Demos continuidade ao V. Programa de “Coimbra Sustentável” que nos foi deixado num estado lastimável, com informação escondida e desorganizado. Foi um duro trabalho de ajuste à realidade ambiental em detrimento de outras abordagens pouco alinhadas com os objetivos de um programa como este.

 

Resíduos
Ativámos pela primeira vez o pagamento à CM dos resíduos valorizáveis recolhidos pela CM e entregues à ERSUC. Desde setembro de 2022 já recebemos 16.071,00 euros. Até chegarmos esta receita nunca chegava à CM ficava na ERSUC. Mas brevemente iremos ter mais novidades. (A CM Coimbra vai estabelecer dois protocolos de colaboração. O primeiro, com a ERSUC – Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro, tem como objetivo garantir a gestão de resíduos recicláveis (papel/cartão, plástico/metal e vidro). E é um protocolo inédito, pois é a primeira vez que a Câmara Municipal de Coimbra vai ser ressarcida do valor relativo à recolha de resíduos recicláveis.)

 

Fizemos a maior operação de limpeza urbana e recolha de resíduos. Com o apoio da SUMA e da ERSUC conseguimos valorizar 40% dos resíduos produzidos no concerto dos Coldplay.

 

Reduzimos a quantidade de resíduos produzidos em grandes eventos como foi o Cortejo da Queima das Fitas neste mesmo evento aumentamos os recicláveis.

 

EcoEscolas
No ano letivo de 2021/2022 recebemos uma rede de 25 Ecoescolas, galardoadas com a bandeira verde.

 

Em 2022/2023 já são 29 e vamos crescer. A rede de Ecoescolas de Coimbra já é responsável por mais de 250 ações de educação e sensibilização ambiental.

 

 

Realça-se nesta rede os Ecocampos do Instituto Politécnico de Coimbra. Um projeto singular e exemplar a nível nacional que ombreia com a Universidade Nova de Lisboa.

 

 

Praia do Rebolim
Não podemos deixar de fazer uma referência ao Crime ambiental que herdamos no troço Portela Rebolim. Depois da massiva intervenção na margem esquerda do mondego que destrui a vegetação ripícola existente, contrariando o regime da REN, RAN, DPH e a proteção da albufeira de águas públicas, conseguimos dizer que estão em marcha a conceção dos projetos que vão requalificar toda essa área e dar a dignidade que a Praia do Rebolim merece, conciliando o espaço com a sensibilidade natural da área.

 

Poderia dar muitos mais exemplos: Criação do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade, Rede de Microreservas, Cogestão da Reserva Natural do Paúl de Arzila, o restabelecimento das redes institucionais, o apoio financeiro às atividades da Unidade Técnica Florestal, a dignificação do trabalho dos Sapadores Florestais, etc.

 

Rede de Cidades CENCYL
Participamos no passado dia 22 de maio de 2023, no Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida, mais uma reunião do Comité de Acompanhamento da Rede de Cidades Cencyl, por ocasião do Encontro Transfronteiriço “Eurocidades: Cooperação e Ação Climática”, no âmbito do projeto Transição Verde da Rede de Cidades Cencyl (POCTEP – Interreg). Neste Encontro foi feita uma apresentação sobre o tema “Cooperação pelo Clima”.

 

Recebemos em Loulé o Certificado de adesão à rede de Cidades Resilientes
Coimbra foi reconhecida como ‘Cidade Resiliente’ pela Organização das Nações Unidas (ONU) e recebeu o certificado que atesta formalmente a sua capacidade de resposta em caso de catástrofe. Coimbra passa, assim, a fazer parte da Rede de Cidades e Vilas Resilientes, programa promovido e suportado pela ONU. A cerimónia de adesão à rede decorreu na Câmara Municipal (CM) de Loulé, no âmbito do Encontro Nacional de Cidades e Vilas Resilientes. Cumpre-se assim mais um compromisso que tínhamos feito no nosso programa eleitoral.

 

III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude
A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis organizou no dia 26 de maio de 2023 (no Centro Logístico de Pinhel), em parceria com o Município de Pinhel, o III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, para dar continuidade à discussão e reflexão no que concerne à construção e definição das políticas locais da juventude.

 

Estiveram presentes os Municípios que integram a Rede e foram distinguidos, aqueles que reuniam os requisitos estabelecidos com a atribuição oficial da Bandeira e do Selo de Município Amigos da Juventude, num espaço de partilha de boas práticas municipais e de reflexão conjunta sobre a co-criação, co-gestão e co-execução de políticas locais de juventude.

 

Na sequência, o Município de Coimbra, através da sua Divisão de Juventude, compareceu neste Encontro de reflexão e boas práticas, tendo recebido a bandeira e o selo de “Município Amigo da Juventude”, na categoria de 3 estrelas. Tais distinções foram entregues ao vereador Carlos Matias Lopes e atestam o compromisso da autarquia com os jovens do concelho de Coimbra, potenciando a criação de mais e melhores políticas amigas da Juventude.

 

Evento comemorativo do primeiro ano de atividade do Parque Municipal de Skate (3 e 4 de junho)
Em maio de 2022, foi inaugurado em Coimbra, um novo Parque Municipal de Skate, na margem direita do rio Mondego, sob o viaduto da ponte Rainha Santa Isabel, um novo recinto desportivo com uma área de cerca de 1500 m2, que dispõe de elementos homologados e que o tornam num espaço ímpar para a prática da modalidade, seja numa vertente de caráter lúdico ou de competição.

 

O Parque Municipal de Skate, é já uma referência para a prática de atividade física saudável ao ar livre, nomeadamente o skateboarding, cuja prática se encontra em crescimento por todo o mundo, tendo sido até recentemente incluído na lista das modalidades olímpicas.

 

Aproveitando a existência deste espaço, a Divisão de Juventude (DJ) realizou um evento comemorativo do primeiro ano da sua existência, que decorreu no fim de semana de 3 e 4 de junho, direcionado aos Skaters feminino e masculino, englobando os vários escalões, os principiantes, os novos aficionados do skate e também para o público em geral.

 

Este evento pretendeu também dar visibilidade a um equipamento municipal que muito tem sido utilizado ao longo do último ano, contribuindo assim para a sua dinâmica e os dois dias de atividade, referidos anteriormente, serão uma grande festa de Skate ao mais alto nível, envolvendo música e destacando as tendências crescentes das Skaters femininas da nossa cidade. 

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×