Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 22 de maio

O vereador Miguel Fonseca destacou a escolha de Coimbra para acolher a primeira loja portuguesa da Pepco. A retalhista polaca abriu na passada quinta-feira, dia 18, em Coimbra, a primeira de 30 lojas a instalar em Portugal, estimando empregar um total de 400 pessoas no seu primeiro ano no mercado nacional. O vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego felicitou ainda publicamente todas as 127 empresas do concelho de Coimbra que foram distinguidas com o estatuto de PME Líder 2022, devido aos seus níveis de solidez e desempenho económico-financeiro.

 

Intervenção na íntegra:

 

“Durante os últimos dias, Coimbra recebeu os Coldplay, um dos maiores nomes da música mundial, e os milhares de pessoas que quiseram assistir a estes magníficos concertos.

 

É inegável que os quatro concertos da banda britânica foram um verdadeiro sucesso, e não somos só nós que o dizemos. Assim, o que eu gostaria de destacar é que, apesar da gigantesca afluência de pessoas, a cidade organizou-se e manteve-se serena, com um ambiente extremamente positivo, com muita gente a querer ver a banda ao vivo e a desfrutar da música, mas também a aproveitar Coimbra!

 

Neste contexto, quero destacar a importância do comércio e das empresas locais no papel extremamente relevante que tiveram para o êxito deste evento. Foram muitas as empresas e agentes económicos que, nos mais diversos setores, entre alojamento, alimentação, transporte, produção de diversos produtos e serviços indispensáveis, se mobilizaram para que estes concertos fossem possíveis e que tudo corresse da melhor forma, mantendo e mesmo reforçando a sua atividade.

 

É por isso que hoje quero expressar o meu agradecimento mais sincero a todos. Conseguimos mostrar a todo o mundo que Coimbra é uma cidade acolhedora, vibrante e cheia de energia, capaz de receber grandes eventos com excelência.

 

Mais do que isso, conseguimos criar oportunidades, gerar emprego e dinamizar a economia local, conforme irá ilustrar o estudo de impacto económico deste mega-evento que está a ser elaborado por uma instituição de ensino superior da nossa cidade.

 

Por isso, mais uma vez, quero agradecer com toda a emoção aos que contribuíram para tornar estes concertos dos Coldplay no Estádio Cidade de Coimbra uma realidade que a todos nos orgulha. E aqui se inclui este Executivo que é um privilégio integrar (e no qual todos abraçaram este desafio com grande entusiasmo, começando desde logo pelo Sr. Presidente) os funcionários da Câmara Municipal e dos SMTUC, as forças de segurança e outros agentes de proteção civil e, claro, todos os nossos munícipes. Este momento ficará para sempre marcado na história da cidade e de todos os que tiveram o privilégio de o viver!

 

Em segundo lugar, quero destacar a escolha de Coimbra pela cadeia polaca Pepco para instalar a primeira de 30 lojas que prevê abrir em Portugal, no Coimbra Retail Park, em Eiras, exclusivamente com recrutamento local. Esta abertura é de realçar perante uma conjuntura económica particularmente adversa, como a que vivemos atualmente, e constitui um sinal claro de que o nosso concelho está cada vez mais atrativo para empresas que aqui querem crescer e expandir a sua atividade, aproveitando um ambiente de negócios favorável, um padrão de consumo dinâmico e uma localização geográfica estratégica.

 

Tenho estado em contacto com os responsáveis da loja, que já tive a oportunidade de visitar, e com o diretor de expansão da marca em Portugal, e posso afirmar que Coimbra respondeu muito bem, pois bateu todos os recordes de vendas no dia de abertura alguma vez alcançados no dia da inauguração em Espanha, onde existem 260 lojas.

 

Coimbra já ficou na história desta marca, que detém cerca de 3.000 lojas em 17 países (agora 18), e esta abertura não é certamente um ato isolado: é resultado de um esforço e de uma visão da nossa cidade como um lugar aberto e acolhedor para negócios e empreendedores. Mostra que devemos continuar a trabalhar para criar um ambiente próspero e justo para todos os negócios em Coimbra.

 

Nesse sentido, quero dizer que estamos certos de que não só de grandes cadeias e de operadores de escala mundial se faz a economia desta cidade. Desde estas às pequenas empresas e lojas tradicionais e familiares que conferem identidade à nossa cidade, todas têm o seu lugar e a sua importância, contribuindo para a criação de emprego e crescimento económico, assim para o robustecimento da economia local. Só com o empenho de todos os agentes conseguiremos reafirmar o ambiente de investimento, criar oportunidades de negócios e atrair novos empreendedores para Coimbra.

 

Quero terminar felicitando publicamente todas as 127 empresas do concelho de Coimbra que foram distinguidas com o estatuto de PME Líder 2022, devido aos seus níveis de solidez e desempenho económico-financeiro.

 

Este estatuto – criado pelo IAPMEI em 2008 – pretende distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros. No ano de 2022, premiou 10 239 empresas que tiveram um volume de negócios superior a 45 mil milhões de euros, exportações de 8 mil milhões de euros e são responsáveis por cerca de 327 mil de postos de trabalho.

 

Deve destacar-se que entre as 10 239 empresas agora distinguidas, serão em breve apuradas as que se destaquem pelo seu melhor desempenho, sendo-lhes atribuído o Estatuto PME Excelência, criando condições acrescidas de visibilidade para estas empresas de perfil superior.

 

Saúdo uma vez mais as empresas PME Líder do concelho de Coimbra, que são merecedoras do nosso reconhecimento, e reafirmo a total disponibilidade deste Executivo Municipal para receber, acompanhar e apoiar, no respeito das nossas competências, estas e todas as outras empresas que aqui desenvolvem a sua atividade.”

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×