Intervenção inicial do vereador Carlos Matias Lopes | Reunião de Câmara, 22 de maio

Ao vereador Carlos Matias Lopes coube o balanço dos concertos dos Coldplay nas áreas do Ambiente/Sustentabilidade e da Proteção Civil. A Câmara Municipal de Coimbra empenhou-se, de forma singular, no reforço da componente ambiental ao longo de toda a preparação do evento e durante os dias dos concertos. A estratégia utilizada pelo Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da autarquia de Coimbra permitiu classificar os concertos como ecoevento. No que diz respeito à produção de resíduos, as equipas do serviço de limpeza urbana e gestão de resíduos da Câmara Municipal recolheram cerca de 11 toneladas de embalagens, quatro toneladas de papel e cartão e 17,4 t de resíduos indiferenciados. Estes são ainda resultados provisórios, mas, de acordo com o levantamento, cerca de 45% dos resíduos produzidos poderão vir a ser valorizados. Durante os concertos, e segundo indicações do Serviço Municipal de Proteção Civil, foram realizadas as seguintes assistências médicas: 83 no concerto de quarta-feira, dia 17; 75 no de quinta-feira, dia 18; 87 no de sábado, dia 20; e 69 no concerto de domingo, dia 21. Todas ocorrências foram rapidamente resolvidas e o Plano de Coordenação elaborado funcionou e foi o adequado à exigência do evento.

 

Intervenção na íntegra:

 

“OPERAÇÃO COLDPLAY

 

➜ DEPARTAMENTO DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

 

Resultados provisórios

 

No que diz respeito ao apoio do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade à realização do concerto dos Coldplay, destacamos como resultados provisórios:

 

1. Produção de Resíduos (resultados provisórios)

Embalagens – 11 toneladas

Papel e cartão – 4 t

Resíduos indiferenciados – 17,4t

 

Os primeiros resultados indicam que conseguimos valorizar cerca de 44% dos resíduos produzidos.

 

O esforço neste processo de valorização deveu-se principalmente ao apoio dado à separação de resíduos dos funcionários da DAS e à atividade de um grupo de 12 voluntários que com o apoio da ERSUC, conseguiu no exterior do Estádio, em plena via pública recolher um vasto conjunto de embalagens.

 

2. Meios humanos

 

Conforme previsto diariamente estiveram envolvidos cerca de 20 funcionários.

 

Oportunamente será apresentado um relatório com as horas dedicadas.

 

3. Viaturas

 

4 veículos de recolha + 4 varredouras de diferentes dimensões

 

Relembramos que estes números estão em revisão e que os resultados finais serão disponibilizados em relatório dedicado.

 

➜ SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL

 

Gostava de realçar a união e o esforço de todas as entidades que contribuíram para a segurança o evento e não menos importante, à população de Coimbra por ter sabido receber e participado com distinção nas recomendações que foram transmitidas em articulação com o plano de segurança.

 

As ocorrências foram rapidamente resolvidas e o Plano de Coordenação do Evento funcionou e foi o adequado à exigência do evento.

 

Realça-se as seguintes Assistências médicas durante os concertos:

 

Dia 17 – 83

Dia 18 – 75

Dia 20 – 87

Dia 21 – 69

 

Entidades envolvidas em estreita articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil no Posto de Coordenação, agradecendo todo o empenho, dedicação e profissionalismo:

 

➜ Polícia de Segurança Pública;

➜ Guarda Nacional Republicana;

➜ Centro de Operação e Gestão da rede SIRESP;

➜ Polícia Municipal;

➜ Empresa de segurança no evento SPDE;

➜ Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra;

➜ Bombeiros Voluntários de Coimbra;

➜ Bombeiros Voluntários de Brasfemes;

➜ Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova;

➜ Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região Coimbra;

➜ Instituto Nacional de Emergência Médica;

➜ Cruz Vermelha Portuguesa;

➜ Infraestruturas de Portugal;

➜ BRISA;

➜ Everything is New;

➜ Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol.

 

E da CMC, além do SMPC, CBS e Polícia Municipal colaboraram com um empenho e profissionalismo notável:

 

➜ Divisão de Turismo / Gabinete de Grandes Eventos;

➜ Departamento Espaço Público (DEP);

➜ Departamento de Mobilidade, Trânsito e Transportes (DMTT);

➜ Departamento de Juventude e Desporto (DJD);

➜ Departamento de Ambiente e Sustentabilidade (DAS);

➜ Divisão de Mobilidade Urbana;

➜ Divisão de Desporto (DD);

➜ Divisão de Economia Circular, Proteção Ambiental e Florestas (DECPAF);

➜ Divisão de Licenciamentos e Fiscalização de Atividades (DLFA);

➜ Gabinete de Comunicação e Marketing;

➜ Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

 

Estas entidades contribuíram com mais de 700 operacionais em cada concerto, para garantir a segurança e o bem-estar de todos, e em simultâneo foi montado um plano de segurança para o município, que garantiu uma resposta musculada para qualquer ocorrência com a envolvência de mais de 70 operacionais.”

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×