Intervenção inicial do vice-presidente Francisco Veiga | Reunião de Câmara, 8 de maio

O vice-presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Francisco Veiga, começou por destacar as Festas da Cidade de Coimbra 2023, que se vão realizar de 30 de junho a 8 de julho no Jardim da Sereia. Nena, Carminho, Bárbara Tinoco, Paulo Gonzo e Fingertips são os nomes nacionais, aos quais se juntam os conimbricenses Pensão Flor, “Tudo isto é Coimbra” (que leva a palco 85 músicos locais), “Coimbra, cidade das canções e emoções” e o espetáculo internacional Help! de tributo aos Beatles completam o programa, de entrada gratuita. Francisco Veiga abordou ainda a reinstalação do Julgado de Paz de Coimbra, que já está a funcionar nas novas instalações, na rua do Instituto Maternal, nº 11.

 

Intervenção na íntegra:

 

A minha intervenção de hoje começará, naturalmente, pelo Programa das Festas da Cidade’2023, cujo cartaz foi apresentado, publicamente, em Conferência de Imprensa, que teve lugar no Jardim da Sereia, na passada terça-feira, dia 2 de maio.

 

As Festas da Cidade terão início no dia 30 de junho e prolongar-se-ão até ao dia 8 de julho.

 

O cartaz dos concertos reúne nomes consagrados do panorama musical português, bem conhecidos do grande público, desde Paulo Gonzo, Carminho, Bárbara Tinoco, Nena e Fingertips. Soma-se a este conjunto de artistas de renome outros importantes projetos musicais locais, como os Pensão Flor. Para o dia 4 de julho, dia da cidade, está programado um grande espetáculo – Tudo isto é Coimbra! -, que juntará em palco cerca de 85 músicos locais. Haverá ainda, no dia 6 de julho, uma outra atuação – Coimbra, Cidade de Canções e Emoções – também protagonizada por artistas locais, entre eles André Sardet, João Paulo Vaz, José Rebola, Pedro Ferreira e Tiago Nogueira.  E porque há bandas imortais que marcam gerações e merecem ser recordadas, quisemos, nestas Festas, incluir uma banda internacional, de tributo aos Beatles – de seu nome Help! -, para homenagear e recordar alguns dos temas mais conhecidos desta mítica banda de rock dos anos 60. Todos os concertos terão como cenário o monumental e emblemático Jardim da Sereia, sendo esta nossa opção também um sinal de valorização deste espaço, que merece, por parte de todos nós, um olhar mais atento. Este ano, por ser ano ímpar, não teremos, inseridas na componente religiosa, as tradicionais procissões, mas, para assinalar o dia da cidade, teremos um espetáculo de pirotecnia, às 00:00 horas da noite de 3 para 4 de julho, com a duração de 10 minutos, que será lançado a partir do rio. Sublinho que estamos em plena economia de guerra, por isso o nosso grande desafio para esta edição foi fazer mais e melhor, com menos custos. O cartaz das festas para este ano ronda, em números redondos, os 200 mil euros. Eu não sou adepto das comparações, devo dizê-lo, mas, se fizermos esse exercício, verificamos que, comparativamente aos anos de 2021 e 2022, existe efetivamente uma redução de custos na ordem dos 100 mil euros. Seja como for, as Festas da Cidade são, por razões óbvias, um evento-âncora, que marca, anualmente, o calendário de eventos da cidade, e cuja programação, que se pretende eclética e abrangente, fora pensada para agradar a todas as faixas etárias e para atrair não só os conimbricenses, mas também visitantes e turistas, envolvendo a cidade numa dinâmica cultural que vai ao encontro da nossa visão estratégica para o futuro, que tem como objetivo a projeção da cidade e da marca Coimbra no país e no mundo.

 

 Reinstalação do Julgado de Paz de Coimbra

 

Outra nota importante que quero deixar hoje tem a ver com a reinstalação do Julgado de Paz de Coimbra na Rua do Instituto Maternal, n. 11.

 

O Julgado de Paz de Coimbra, recordo, foi criado em 2005 e deste então sempre funcionou no Campus do Conhecimento e da Cidadania, na Quinta dos Plátanos, em Bencanta, em instalações cedidas pela Fundação Bissaya Barreto, ao abrigo de um protocolo de cedência gratuita, assinado em 2004. 

 

A mudança foi despoletada ainda durante o mandato do anterior Executivo, por força da intenção manifestada pela Fundação Bissaya Barreto, através de ofício, onde esta instituição invoca a necessidade de reaver as instalações para uso próprio, designadamente para estender o Colégio Bissaya Barreto às instalações do Campus do Conhecimento e Cidadania.

 

Pela complexidade do serviço em questão (em tudo idêntico a um tribunal normal), tivemos que acautelar um espaço condigno, que garantisse o cumprimento de todos os requisitos de funcionamento que presidem a um serviço desta natureza, que presta serviço ao público, e que, para além das indispensáveis condições de acessibilidade, tem de obedecer, obrigatoriamente, a um conjunto de normas e obrigações legais.  

 

A mudança, que foi complexa e exigiu a colaboração de diferentes serviços municipais, ficou concluída no dia 2 de maio (data em que o serviços começaram a trabalhar nas novas instalações), devendo tal facto ser assinalado com uma cerimónia protocolar, agendada para o dia 11 de maio (próxima 5.ª feira), que contará com a presença de Sua Excelência, o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Dr. Jorge Alves Costa.

 

Termino agradecendo, por um lado, aos serviços municipais envolvidos, que reuniram esforços para assegurar o cumprimento do prazo de entrega das instalações e, por fim, um agradecimento muito especial à Fundação Bissaya Barreto pelos 18 anos de cooperação institucional com o Município de Coimbra, fazendo votos para que tal colaboração se mantenha ainda que noutros contextos.”

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×