Intervenção na íntegra:
“Começo por saudar todas as Mães, pelo dia de justa homenagem que ontem se completou, que embora remontando à Grécia Antiga e a Roma, começou a ser celebrado nos Estados Unidos da América em 1914.
Quero iniciar a minha intervenção por transmitir à Dra. Regina Bento que as suas declarações na última reunião de Câmara, a propósito da informação relativa ao apuramento de rendimentos e gastos do Vodafone Rally de Portugal 2022, causaram manifesto mal-estar e indignação em particular nas chefias do Departamento Financeiro e da Divisão de Contabilidade e Finanças, e nos seus trabalhadores e trabalhadoras.
A Senhora Vereadora referiu-se à informação elaborada pelos serviços como sendo, e cito, uma “informaçãozinha”, “infantil” e “muito insuficiente”, lançando dúvidas absolutamente injustas sobre o apuramento apresentado e não respeitando os trabalhadores desta câmara. É de lamentar porquanto tudo foi feito com total transparência e com o rigor que a Dra. Regina Bento devia conhecer e reconhecer, ou não tivesse exercido funções de vereadora com competências delegadas na área financeira nesta Câmara Municipal até há cerca de 18 meses.
Como em tudo na vida, as ações ficam com quem as pratica, mas não ficava bem com a minha consciência se não lhe transmitisse, Sra. Vereadora Regina Bento, que espantados, estupefactos, e mesmo revoltados ficaram os serviços ao ouvir as suas palavras. Não posso deixar de afirmar que os trabalhadores e trabalhadoras desta casa merecem o respeito dos eleitos locais, pelo empenho, dedicação, profissionalismo e espírito de missão que colocam nas suas funções, e da parte deste Executivo tê-lo-ão sempre!
Dito isto, quero felicitar três empresas de Coimbra que foram distinguidas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro com o estatuto “Empresa Gazela 2022”, pelo rápido crescimento alcançado, num curto espaço de tempo, em termos de emprego e volume de negócios.
Falo da TUU, da Eco Plug e da HJS – Hospital Veterinário de Coimbra, que foram as galardoadas numa cerimónia em que tive a honra de estar presente, no passado dia 26 de abril, em Águeda, e que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial.
Estas empresas fazem parte de um grupo restrito e têm um forte impacto no tecido económico de Coimbra, gerando riqueza e criando emprego. A este respeito, deve salientar-se que as 104 empresas Gazela da região Centro empregam mais de 4.400 pessoas, gerando um volume de negócios superior a mil milhões de euros e mais de 850M€ de exportações.
Coimbra continua a afirmar-se como the right place to be.
Nesse sentido, estive presente no Job Summit IPC & Science2Business Meetup, uma iniciativa organizada pelo INOPOL Academia de Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Coimbra, que decorreu a 26 de abril, no Convento São Francisco. O Município de Coimbra esteve representado com um stand próprio que foi muito visitado, tanto por diplomados e estudantes, como por outros expositores interessados em conhecer melhor as dinâmicas municipais ligadas ao empreendedorismo e investimentos.
O Job Summit, dirigido aos estudantes e diplomados do IPC, constituiu-se como uma oportunidade única de interação com empresas, através de contacto e networking com profissionais experientes e inspiradores, permitindo também capacitar os jovens para a empregabilidade. O Science2Business Meetup assumiu-se como um evento dedicado à valorização e transferência de conhecimento, com a dinamização de uma mostra de resultados de Investigação & Desenvolvimento (I&D) e Inovação.
São estes talentos que não podemos deixar que fujam de Coimbra, e por isso não nos basta afirmá-lo. É preciso estar onde eles estão e estancar definitivamente esta sangria. Coimbra forma milhares de profissionais todos os anos e nós só descansaremos quando nenhum deles pensar noutro local que não Coimbra para viver, construir família, e trabalhar.
A cidade de Coimbra foi palco da décima edição das Olimpíadas da Economia, entre os dias 28 de abril e 1 de maio.
Desde 2013, este evento foi organizado por estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com o objetivo de unir o mundo do ensino superior ao do ensino secundário, incentivando o empreendedorismo na área da educação e o gosto pela ciência económica nos jovens.
Este ano, sob o tema “Mercados Financeiros”, o evento contou com a participação de mais de 70 estudantes de todo o país (e até da Escola Portuguesa de Moçambique) que eu e o Senhor Presidente tivemos o gosto de receber aqui na Câmara Municipal no dia 28 de abril.
Quero destacar a importância deste projeto como um meio de desenvolver um sentido crítico apurado relativamente à atualidade económica, não só para os participantes, mas também para todos nós, enquanto comunidade.
Além da vertente de competição, a iniciativa contou com um programa social e cultural, para o qual o Município deu o seu contributo, e que proporcionou aos jovens uma imersão cultural e histórica na cidade.
Quero enfatizar que este não é apenas um projeto inovador na área da ciência económica em Portugal, mas também um catalisador para o desenvolvimento de uma nova geração de líderes e empreendedores.
Por isso, quero dar os meus parabéns aos organizadores, patrocinadores e parceiros deste evento, que fizeram das X Olimpíadas da Economia um sucesso.
Ontem, a cidade de Coimbra celebrou o centenário de um local histórico e emblemático que tem sido um importante ponto de encontro para políticos, escritores, estudantes, professores, turistas, e dos conimbricenses em geral – o Café Santa Cruz.
Desde a sua fundação, este emblemático espaço tem um papel fundamental na dinamização do comércio da cidade e, em particular, da Baixa, constituindo indiscutivelmente um espaço acolhedor e repleto de memórias, cuja história se confunde com a da própria cidade de Coimbra.
Ao longo dos anos, foi palco de tertúlias de índole diversa, e de vários eventos culturais e históricos, e é um dos lugares mais especiais da cidade para assistir a concertos e espetáculos de música ao vivo. Além disso, a sua localização privilegiada no centro histórico torna-o um ponto de passagem obrigatório para quem nos visita, sendo por isso um embaixador natural de Coimbra.
O Café Santa Cruz é um verdadeiro ícone da nossa cidade, que fez o seu caminho, nem sempre fácil, mas graças a todos aqueles que nele trabalharam, é hoje reconhecido como um dos melhores cafés históricos do mundo, pelo que integra a Rota Cultural Europeia dos Cafés Históricos, supervisionada pelo Conselho da Europa.
Deixo, pois, aqui um apelo a todos para que apoiem estes estabelecimentos únicos e tradicionais que dão vida e alma tão especiais a Coimbra, e que continuem a preservar a sua história, tradição e cultura, para que as próximas gerações possam desfrutar e apreciar o que temos de melhor!
O Café Santa Cruz é um exemplo de persistência e sucesso, um núcleo de dinamização da economia local, com alcance nacional e internacional, e um testemunho de que é possível manter-se relevante e atual ao longo de mais de um século. Merece assim os nossos parabéns pelo primeiro centenário, e este é seguramente o primeiro dia do resto da sua vida!”