Intervenção inicial do vice-presidente Francisco Veiga | Reunião de Câmara, 11 de abril

O vice-presidente Francisco Veiga falou sobre os mais recentes eventos que a Câmara Municipal de Coimbra patrocinou, apoiou ou se associou enquanto parceira, mais concretamente o Festival de Músicas de Rua Baixa o Som’23, o Festival Coimbra Região Gastronómica e a iniciativa “A Saúde vai ao Mercado”. Relativamente ao festival de música itinerante Baixa o Som’ 23, Francisco Veiga sublinhou o objetivo de “dinamizar a cidade neste período festivo” da Páscoa, caracterizado por uma maior afluência de turistas. Já no que diz respeito ao Festival Coimbra Região Gastronómica, o vice-presidente recordou que o evento juntou “restaurantes, produtores locais, showcookings, provas de vinho comentadas, experiências que as famílias” no Mercado Municipal D. Pedro V. Um evento com grande adesão, salientou, justificando que “a gastronomia da Região, para além ser um forte motivo de interesse e atração turística, representa um ativo estratégico e é sempre uma excelente forma de promover o nosso território”. O autarca falou ainda do sucesso da iniciativa “A Saúde vai ao Mercado”, prometendo levar a cabo outras iniciativas similares.

 

Intervenção na íntegra:

 

«Queria apenas deixar duas ou três notas sobre os mais recentes eventos que o Município patrocinou, apoiou ou aos quais se associou como parceiro. Começo pelo Festival de música itinerante Baixa o Som.

 

  1. Festival itinerante de música de jazz Coimbra Baixa o Som

 

No dia 6, 7 e 8 de abril, em pleno período da Páscoa, o Município, em colaboração com a Agência de Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e a União de Freguesias de Coimbra, promoveu o festival de música itinerante Baixa o Som, com o objetivo de dinamizar a cidade neste período festivo, caracterizado por uma maior afluência de turistas. 

 

Durante estes 3 dias, várias artérias da Alta e da Baixa, incluindo o Quebra-Costas, Praça da República e também o Mercado Municipal D. Pedro V, foram palco das atuações de 4 bandas de jazz, duas delas de Coimbra (Dixie Gringos e Folhas de Pêssego), uma do Porto (Dixcartável) e outra de Lisboa (Funky Brass Unit).

 

Tipicamente, a Páscoa é um período durante o qual Coimbra recebe muitos turistas, sobretudo espanhóis, pelo que faz todo o sentido incluir na programação cultural da cidade eventos com impacto na atratividade turística. É importante proporcionar a quem nos visita, também nesta quadra, experiências diferentes que permitam potenciar a oferta turística e tornar a cidade mais apelativa e atrativa para quem nos visita ou tenha pretensões de aqui investir.   Enquanto me mantiver neste cargo, e sobretudo agora que temos uma Divisão autónoma, dedicada exclusivamente à promoção do Turismo, e um Gabinete de Grandes Eventos, acho que faz todo o sentido propor, anualmente, um evento-âncora no período da Páscoa, que tenha como efeito animar e atrair mais pessoas à cidade, designadamente à zona da Baixa, cuja dinâmica depende, também, deste tipo de iniciativas. 

 

 

  1. Festival Coimbra Região Gastronómica

 

Uma vez que estive ausente na última reunião, aproveito também para relembrar o Festival Coimbra Região Gastronómica, que decorreu de 24 e 26 de março, no Mercado Municipal. Este festival tinha realização prevista para o Jardim da Sereia, contudo, por força da instabilidade das condições atmosféricas, acabou por realizar-se no Mercado Municipal D. Pedro V. Costuma dizer-se que há males que vêm por bem e de facto esta alteração, na minha opinião, acabou por se revelar uma mais-valia para o festival. O Mercado Municipal, desde que foi reabilitado, é um espaço com imenso potencial para acolher este tipo de iniciativas e um local que, pelas suas características, se presta a este tipo de eventos, ligados à gastronomia, à promoção dos produtos endógenos e à arte de comer bem. Relembro que este evento, organizado pela CIM-RC, e ao qual o Município de Coimbra se associou como parceiro, cedendo o espaço e as condições logísticas, foi o último evento realizado no âmbito da operação financiada “Região de Coimbra Turismo 2020 – Promoção Integrada dos Produtos Turísticos da Região de Coimbra”. Recordo, também, que a Região de Coimbra, em outubro de 2018, recebeu o título de “Região Europeia da Gastronomia 2021-2022”, distinção atribuída, anualmente, pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo. No âmbito desta distinção, foram promovidas e levadas a cabo diversas ações de estruturação da oferta e outras tantas iniciativas que contribuíram para o posicionamento da Região de Coimbra enquanto destino de turismo gastronómico, tendo em conta a sua riqueza e o seu elevado potencial diferenciador.  O evento contou com a participação de restaurantes, produtores locais, showcookings, provas de vinho comentadas, experiências que as famílias, a avaliar pela adesão, não quiseram desperdiçar.  A gastronomia da Região, para além ser um forte motivo de interesse e atração turística, representa um ativo estratégico e é sempre uma excelente forma de promover o nosso território. Pessoalmente, gostava que o Mercado Municipal fosse mais vezes palco e cenário para este género de iniciativas. Já o fiz oportunamente, mas reitero aqui a minha palavra de agradecimento à Renasceia, entidade concessionária da Praça de Restauração do Mercado, cuja colaboração foi fundamental para a concretização desta iniciativa. Agradeço, de igual modo, à CIM-Região de Coimbra, aos municípios por ela representados, e a todos os técnicos municipais, que, direta ou indiretamente, estiveram envolvidos na realização desta iniciativa, tornando-a possível.   

 

  1. Iniciativa “A Saúde vai ao Mercado”

 

No mesmo fim de semana em que decorreu este Festival gastronómico, mais concretamente no sábado, dia 25 de março, realizou-se, também no Mercado D. Pedro V, uma outra iniciativa, desta vez na área da Saúde, intitulada justamente “A Saúde vai ao Mercado”. Realizada em parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Centro, com o Centro de Neurociências e Biologia Celular, com o Instituto MIA Portugal e em articulação com a Empresa de Restauração Renasceia, esta iniciativa teve como principais objetivos assinalar as comemorações do “Dia Europeu da Prevenção dos Riscos Cardiovasculares”, bem como a “Semana Internacional do Cérebro”,  consciencializar a população para os comportamentos que afetam a saúde e a qualidade de vida das pessoas, aumentar os níveis de literacia sobre a doença cardiovascular e a sua prevenção e/ou tratamento, promover o debate com investigadores, destacando designadamente a importância das neurociências,  estimular hábitos de envelhecimento ativo e saudável, entre outros. A participação do Município nesta iniciativa teve também como finalidade dar cumprimento à Estratégia Municipal de Saúde, onde se encontram previstas estas iniciativas, assim como também a aquisição de um Stand municipal, que apelidámos de “Stand + Saúde + Coimbra”, que foi estreado precisamente nesta ação. Para além da realização de rastreios aleatórios à população (para avaliação do risco cardiovascular), a iniciativa apresentou-se à comunidade com um conjunto de outras atividades promotoras do bem-estar e das saúde, incluindo 3 momentos de ginástica,  dança, visualização de um filme, destinado a crianças, sobre  “Saúde”, um  debate subordinado ao tema “Cocktail do envelhecimento saudável”; e ainda, um momento de Showcooking sobre alimentação saudável, protagonizado pela ex-apresentadora de televisão da RTP, Catarina Camacho.  Ciente da importância destas iniciativas conjuntas, a Divisão de Saúde do Município de Coimbra promete levar a cabo muitas outras do género, sobretudo agora que já temos uma estrutura física de apoio, que permite ao Município uma presença mais expressiva e uma atuação mais visível e impactante». 

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×