Intervenção inicial da vereadora Ana Bastos | Reunião de Câmara, 11 de abril

A vereadora Ana Bastos começou por falar sobre as obras de pavimentação que decorrem na rua dos Combatentes da Grande Guerra, entra a rua General Humberto Delgado e a rua do Brasil, apelando à compreensão dos cidadãos para os constrangimentos que estão a provocar e ao cuidado dos mesmos, por forma a evitar qualquer incidente. Ana Bastos avançou, ainda, que a Infraestruturas de Portugal SA procedeu finalmente à abertura de concurso público para a empreitada “Intervenções Complementares – Alteração do layout da estacão de Alfarelos e passagens desniveladas” e congratulou-se pelo facto de, com o avanço dessas intervenções, se fechar parcialmente “um dossier que iniciou há mais de 18 anos, estando finalmente reunidas as condições necessárias para se evitar novas fatalidades por acidentes em PN naquela zona”. A vereadora adiantou, ainda, que a partir de 14 de abril decorre o período de participação preventiva do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra, que permite que todos os interessados apresentem sugestões sobre esse procedimento, e explicou como devem ser efetuadas essas sugestões. 

 

Intervenção na íntegra:

 

Prosseguem as obras no âmbito da empreitada “PEDU- Caminhos Pedonais de Cruz de Celas – Baixa/Arregaça e Lóios – Lote 5”, neste caso com as intervenções finais de pavimentação na R. dos Combatentes da GG entre a R. G. Humberto Delgado e a Rua do Brasil, incluindo a Rua Avelar Brotero e que se deverão prolongar por 10 dias, tirando assim partido do período de férias escolares da Páscoa.

 

As ruas objeto de intervenção situam-se numa zona urbana de grande afluência de tráfego e sem alternativas diretas para efeitos de desvios de trânsito pelo que os trabalhos de pavimentação serão divididos em 9 fases a executar de forma sequencial, de forma a minimizar a perturbação na normal circulação do tráfego.

 

Embora todos os condicionalismos perturbem a nossa vida quotidiana, apelo à maior compreensão para os trabalhos integrados nas fases 1 e 2 que decorrem desde ontem no Cruzamento Rua dos Combatentes com Rua General Humberto Delgado e que se deverão prolongar ao longo da Rua dos Combatentes até à rotunda S. José, com términus previsto para o final do dia de amanhã. A execução destes trabalhos e, por inerência, a interrupção de trânsito que se impõe, obrigou à implementação de 2 sentidos de circulação da Rua General Humberto Delgado sendo materializada a separação dos sentidos viários por recurso a flat cones.

 

Por se tratar de uma alteração limitada no tempo, e apesar de estar a ser devidamente apoiada e acompanhada por agentes de segurança, apela-se ao cuidado e compreensão de todos, de forma a evitar qualquer incidente.

—-

No âmbito do processo de supressão das PNs da Linha do Norte, e como é do conhecimento publico, em 2005 foi celebrado um protocolo de cooperação entre a CMC e a REFER, no qual se previa o encerramento de 19 PNs e a construção de 14 passagens desniveladas, em pouco mais de 2 anos.  Nesse acordo, a REFER comprometia-se assumir o projeto e a construção das 14 passagens desniveladas e correspondentes acessos, enquanto o município se obrigava aceitar, a título oneroso, a transferência dominial dos terrenos expropriados e a assegurar a sua gestão, manutenção e conservação. 18 anos após a assinatura do referido protocolo foram encerradas 15 das 19 PN e construídas 10 das 14 passagens desniveladas. A zona norte ficou de fora dessas intervenções.

 

A verdade é que o protocolo, assim como os dois aditamentos (2º aditamento ao protocolo assinado em setembro de 2013, e que foi objeto de visto de tribunal de contas), nunca foram cumpridos, por nenhuma das partes, deixando a CMC avolumar uma dívida avultada relativa às expropriações entretanto levadas a cabo.

 

Só em fevereiro de 2021, a CMC assumiu as suas obrigações contratuais e decidiu honrar os compromissos protocolados com a IP, assumindo a dívida de 2,7 milhões de euros relativos à expropriação dos terrenos. Foram mais de 10 anos de atraso com claros prejuízos para a população local afetando entre outras, o desnivelamento das PNs de Ponte de Vilela, Ribeiro de Vilela e Marmeleira, o que prolongou no tempo situações de conflito e que resultaram em várias mortes em passagens de nível.

 

É por isso com regozijo que informo todos os interessados que este processo é agora uma realidade. A Infraestruturas de Portugal SA procedeu finalmente à abertura de concurso publico para execução dos trabalhos da empreitada “Intervenções Complementares – Alteração do layout da estacão de Alfarelos e passagens desniveladas”. A empreitada incluí a construção de 3 intervenções essenciais à zona norte do concelho, a saber: (1) Desnivelamento através de uma Passagem superior para todo o trafego ao Pk 223+439 da Linha do Norte em Ponte de Vilela incluindo a construção da variante que lhe está associada; (2) a reconversão a tráfego pedonal das passagens de nível ao Pk 223+100 (ponte de Vilela) e PK 223+990 (Ribeiro de Vilela) e, (3) a construção da Passagem inferior para todo o tráfego ao Pk 227+739 na Marmeleira do Botão e que irá permitir suprimir a PN ao PK 227+680.

 

Com o avanço destas intervenções, fecha-se parcialmente um dossier que iniciou há mais de 18 anos, estando finalmente reunidas as condições necessárias para se evitar novas fatalidades por acidentes em PN naquela zona. A atenção da CMC dirige-se agora para a zona da Adémia, onde importa igualmente avançar com obras fundamentais à segurança local.

—-

Foi publicado em Diário de República (2.ª série), no passado dia 5 de abril, o Aviso n.º 7075/2023 que publicita o início (formal) do período de participação preventiva do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra (PPEC) pelo prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir do quinto dia útil à data da publicação de Aviso, para a formulação de sugestões e para a apresentação de informações, sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do procedimento de elaboração do plano.

 

A participação poderá ser formalizada por escrito e de forma fundamentada, dirigida ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e enviada para o endereço postal, por correio eletrónico (geral@cm-coimbra.pt), através do atendimento ao Público da Câmara Municipal situado no Mercado D. Pedro V ou na Loja do Cidadão, contendo, em qualquer uma das formas, a identificação completa do(s) seu(s) subscritor(es).

 

Mais se informa que o processo estará disponível para consulta no sítio do Município na Internet.

 

Ainda no âmbito do período de participação preventiva, informam-se todos os interessados que irá decorrer, no próximo dia 24 de maio pelas 14h30, no pavilhão de Portugal, uma sessão pública de apresentação e esclarecimentos sobre o Plano de Pormenor da Estação de Coimbra, a qual deverá contar com a presença do Sr. Arqt Joan Busquets e de um representante das infraestruturas de Portugal. Para além da apresentação detalhada da solução e do progresso do trabalho, a sessão deverá integrar um período de debate para discussão e registo de comentários e contributos.

 

Estão desde já, todos convidados e aparecer e trazer o seu contributo!”

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×