Intervenção na íntegra:
“Um dos assuntos da minha intervenção de hoje é, inevitavelmente, sobre a presença e participação do Município de Coimbra na 33.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu uma vez mais na FIL – Parque das Nações, entre os dias 1 e 5 de março, com o objetivo de dar a conhecer as ofertas turísticas das regiões de PORTUGAL e outros destinos internacionais, que também estiveram presentes.
O certame, que este ano elegeu o Centro de Portugal como destino nacional convidado, contou com 1403 expositores, divididos por 4 pavilhões, num total de mais de 45 mil metros quadrados de área expositiva. No total, foram contabilizados 45.569 visitantes.
Coimbra, como destino turístico de eleição, não poderia deixar de estar representado neste que é um dos mais importantes eventos na área do Turismo em Portugal.
À semelhança da edição passada, o Município de Coimbra marcou presença num espaço integrado no stand da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), situado à entrada do pavilhão 2, que este ano se destacou pela diferença, optando, pela primeira vez, por um modelo de participação baseado num conceito 100% sustentável e responsável do ponto de vista ambiental.
Coimbra, the righ place to be foi o mote para a apresentação. A aposta consistiu em promover o destino com recurso a materiais e conteúdos 100% digitais, dando a conhecer o território através de vídeos promocionais e outras experiências imersivas, incluindo uma “viagem” pela região, através de uma “black-box”, que fazia parte da abordagem sensorial preconizada pelo conceito subjacente ao expositor da CIM-Região de Coimbra.
A apresentação de Coimbra teve lugar no dia da inauguração do certame (1 de março), tendo ficado marcada por uma conversa informal, moderada por um jornalista do Diário As Beiras, que incluiu relatos protagonizados por personalidades da cidade, de áreas distintas, que testemunharam, na primeira pessoa, por que razão Coimbra é o destino certo e o local ideal para se estar, viver, estudar e/ou trabalhar.
Participaram nesta conversa:
– Jorge Pimenta, do Instituto Pedro Nunes;
– Ana Dantas, em representação do projeto TUMO;
– a empreendedora Cátia Melo, do Coola Boola;
– Filipe Carvalho, Chefe da Divisão do Convento São Francisco, e
– a consultora e especialista em Turismo, Ana Moita Francisco.
Os convidados, cuja colaboração e disponibilidade agradeço, prestaram o seu testemunho pessoal, abordando temas tão diversos como o desenvolvimento económico e a atração de investimentos, a revivificação da Baixa da cidade, a dinâmica cultural do concelho, bem com a importância do Convento São Francisco na afirmação estratégica de Coimbra, na sua dupla vertente de Centro cultural e de negócios. A apresentação destacou, por outro lado, o carácter inovador e diferenciador do projeto TUMO Coimbra, o primeiro em Portugal, que permitirá à cidade reforçar a sua identidade enquanto Cidade do Conhecimento e afirmar-se também, de forma pioneira, do ponto de vista da implementação de um novo paradigma de edução, baseado num modelo de ensino e aprendizagem mais adequado aos tempos modernos e ao perfil atual de estudantes.
Entre o leque de convidados, a apresentação de Coimbra contou, também, com a presença e depoimento do cantor conimbricense André Sardet, que culminou com a interpretação da sua mais recente música “O encanto de Partir”.
A apresentação de Coimbra contou, ainda, com uma degustação de produtos da doçaria típica da cidade, iniciativa que teve o apoio e colaboração da Associação de Doceiros de Coimbra e do Café Santa Cruz, a quem eu deixo aqui também, publicamente, uma especial nota de agradecimento.
Não posso deixar de agradecer também a todo os técnicos municipais que estiveram, direta ou indiretamente, envolvidos na organização e participação do Município de Coimbra nesta edição da BTL.
Em jeito de balanço, confesso que, para mim, 2 anos de participação conjunta com os 19 municípios da CIM-RC foram suficientes para perceber que Coimbra tem de ter uma representação mais assertiva e autónoma neste certame. Temos de afirmar a nossa presença. Se queremos promover o nosso território e melhorar o desempenho de Coimbra como destino turístico, cumpre-nos ser mais ambiciosos e mais audazes. Sem prejuízo da participação conjunta e integrada no stand da CIM-Coimbra, considero que, no futuro, Coimbra deverá ter uma representação mais expressiva nesta Feira, reforçando não só o investimento e a dotação orçamental para a participação neste tipo de eventos, mas também envolvendo, de forma sinérgica, a colaboração dos agentes culturais da cidade com impacto na atratividade turística – nomeadamente a UC, a Fundação Bissaya Barreto, a Confraria da Rainha Santa, a Quinta das Lágrimas, etc -, bem como outros parceiros que representam atividades ligadas ao Setor, designadamente a ARHESP. Para a edição de 2024, Coimbra compromete-se, desde já, a participar de forma mais robusta, com recurso a um expositor autónomo, que nos permita destacar e valorizar, de forma transversal, os ativos que nos diferenciam e distinguem enquanto destino turístico. Na minha opinião, a participação do Município de Coimbra só fará sentido de for neste registo.
Mudando de assunto, destaco também aqui uma outra iniciativa, desta feita na área da SAÚDE.
A Sociedade Portuguesa de Cardiologia associou-se à AstraZeneca e à Nova Medical School para a realização de um estudo, que tem como principal objetivo promover a atualização dos dados epidemiológicos relativos à Insuficiência Cardíaca em Portugal.
O camião PORTHOS encontra-se a percorrer o país de Norte a Sul e irá receber cerca de 5600 pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, para a realização de rastreios gratuitos.
Na Região de Coimbra, o Estudo Porthos contou com a colaboração das Unidades de Cuidados Primários, nomeadamente da USF Pulsar, Briosa e Norton de Matos, que promoveram a identificação aleatória de cidadãos, bem como o contacto prévio com os mesmos.
O Município de Coimbra, certo da importância destes estudos na comunidade, aliou-se a esta iniciativa, tendo providenciado toda a logística necessária para o aparcamento do Camião na Praça da Canção, localização privilegiada para o efeito, desde o dia 02 a 08 de março.
Realço esta iniciativa pela importância do Estudo em causa, dado que o último realizado em Portugal com finalidade idêntica data de há mais de 20 anos. O estudo PORTHOS permitirá conhecer, no atual contexto demográfico, a realidade dos números, avaliar a prevalência da insuficiência cardíaca em Portugal e, em função dos resultados obtidos, projetar melhores decisões, tanto do ponto de vista da atuação clínica, como dos cuidados e das políticas de saúde a adotar no futuro, para minimizar o impacto da doença.
O Estudo PORTHOS teve uma excelente adesão em Coimbra, contando com a participação de 267 cidadãos.
Eu próprio tive a oportunidade de visitar, na passada 4.ª feira, esta unidade móvel e toda a equipa de saúde responsável demonstrou a sua satisfação face ao acolhimento que a iniciativa teve na cidade, que acabou por superar as expectativas, ao ponto de acabar dois dias mais cedo face ao calendário inicialmente previsto.
Por último, quero felicitar a Noytrall, sediada no IPN, por ser a única portuguesa que figura entre as 15 startups premiadas pela Organização Mundial do Turismo no âmbito do “Awake Tourism Challenge”, que pretende identificar as startup que estão a remodelar o setor do turismo a nível global.
A Noytrall está no Top20 do NEST (Centro de Inovação do Turismo) como uma das mais promissoras startups portuguesas e encontra-se profundamente alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Está a desenvolver e a implementar uma tecnologia que capacita a gestão do hoteleiro e envolve os hóspedes na adoção de um comportamento mais sustentável.
O concurso “Awake Tourism Challenge”, que vai na sua segunda edição, atraiu mais de 2.000 participantes de 120 países de todo o mundo que foram avaliados com base na forma como estão a contribuir para o desenvolvimento de um setor turístico, resiliente e sustentável, com enfoque em seis temas centrais: envolvimento das comunidades locais, economias verde e azul, criação de capital ecológico e sustentável, tourism tech for good, educação turística e empoderamento das mulheres.
Estamos muito orgulhosos de ver a Noytrall neste grupo restrito, e os seus responsáveis já foram convidados para uma reunião na Câmara Municipal no sentido de percebermos de que forma podemos trabalhar em conjunto (Vice-Presidente e Vereador Miguel Fonseca).
Muito obrigado!”