44
Intervenção na íntegra:
“PROTEÇÃO CIVIL
Planeamento para segurança dos incêndios rurais
Reuniões com as juntas de freguesia e a unidade técnico florestal
Preparação para pôr em prática o programa de aldeias seguras
Avaliação dos pontos de água para apoio ao combate a incêndios rurais no município
Colaboração no exercício de evacuação de uma aldeia no âmbito do projeto académico da UC “evacuar floresta”
https://evacuarfloresta.enb.pt/
AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
- Encontro Transfronteiriço de Descarbonização
Organizamos e acolhemos o Encontro Transfronteiriço sobre descarbonização dedicado ao tema “Serviços dos ecossistemas para atingir as metas da Descarbonização urbana”. Isto é, encontrar soluções complementares, de baixo custo integradas e baseadas no “metabolismo” dos ecossistemas que nos aproximem do balanço zero de carbono que pretendemos atingir.
O encontro integra as atividades de comunidade de trabalho constituída por cidades da região Centro e da região de Castilha e Leão, foi apoiado financeiramente pelo programa POCTEP e contou com a participação de especialista portugueses e espanhóis.
Das múltiplas conclusões que resultaram deste encontro destaco que Coimbra é responsável por 29% das emissões de CO 2 da Região de Coimbra.
Temos assim uma responsabilidade acrescida no contexto da Região de Coimbra, do Centro de Portugal e do espaço transfronteiriço em promover praticas de descarbonização das nossas atividades.
- Reunião da Rede CENCYL – Pacto para a as alterações climáticas.
Aproveitando a presença dos colegas da Rede foi também realizada uma reunião da Rede CENCYL, a rede que resulta da comunidade de trabalho referida e que foi abandonada pelos socialistas. Nesta reunião para além da discussão dos aspetos gestionários dos projetos e das candidaturas efetuadas ao POCTEP, ativamos os trabalhos preparatórios para a futura assinatura de uma carta comum de Acão climática pelas cidades que constituem as redes.
E assim se demonstra que o regresso de Coimbra às redes abandonadas pelos socialistas está a permitir financiar novos projetos em Coimbra e reposicionar Coimbra no contexto internacional, nomeadamente ibérico
Nota: A Rede CENCYL é constituída por cinco cidades da região Centro de Portugal (Coimbra, Almeida, Aveiro, Figueira da Foz, Guarda e Viseu) e três cidades da região de Castela e Leão (Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid).
- Resíduos
Em 25 de julho de 2022, trouxemos a esta Câmara uma proposta de protocolo que estabeleceu com a ERSUC, um novo caminho na gestão de resíduos recicláveis.
Durante os últimos anos, o Município de Coimbra assegurou a recolha, transporte e encaminhamento para valorização desses resíduos, para o Centro de Triagem da empresa ERSUC. Não recebeu qualquer contrapartida financeira deste esforço, ao contrário do que acontecia com outros municípios e operadores em que a ERSUC pagou pelos resíduos recicláveis recolhidos. O protocolo veio a esta Camara a 25 de julho e entrou em vigor em agosto de 2022. De agosto a dezembro de 2022 o papel, o cartão, o plástico e o vidro entregue diretamente à ERSUC pela CMC totalizou 92,80t e originou uma receita de 10.169,84 Euros.
Paralelamente e relativamente ao quinquénio (2018-2021) batemos dois records nos resíduos recicláveis entregues para posterior tratamento.
– 2021 foram recolhidas pela CM 231,58t que totalizaram 38.750,53 euros.
– 2022 foram recolhidas pela CM 281,55t em que totalizaram uma receita de 46.182,68 euros.
COMPANHIA DE BOMBEIROS SAPADORES DE COIMBRA
- Prova Bombeiro de Elite
Evento desportivo de resistência para bombeiros
A CBS realizou um evento desportivo no dia 11 de março, com abrangência nacional, exclusivamente para bombeiros, que teve como percurso pedestre, desde o Arco da Almedina até à Porta Férrea da Universidade.
Esta prova permitiu dar a conhecer aos participantes das mais diversas regiões do país, a parte
histórica da cidade de Coimbra, da Baixa à Alta.
Os objetivos gerais da prova desportiva para Bombeiros tiveram como fim:
– Dinamizar a orientação desportiva nos bombeiros e melhoria da condição física;
– Complementar a atividade profissional de bombeiro com a atividade desportiva;
– Incentivar o espírito desportivo na companhia, assim como exemplo para outras corporações de Bombeiros;
A organização da prova esteve a cargo da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, com apoio da Câmara Municipal de Coimbra, Associação Nacional de Bombeiros Profissionais.
A prova começou por volta das 9h00 e terminou às 12h15 com a entrega de prémios.
Estiveram presentes cerca de 300 bombeiros do continente e ilhas que abrilhantaram a baixa e alta da cidade. Não houve feridos a registar e a prova correu como espectado, tendo-se traduzido num grande sucesso, com bastante satisfação dos participantes.
Percurso da prova- 500 m
Subida desde arco da Almedina; Rua do Quebra Costas; Largo da Sé Velha; Rua do Norte; Porta Férrea – Universidade. Registe-se o excelente desempenho da CBS, do sapador de Coimbra Paulo Costa que venceu a prova com 3.01minutos. Nas mulheres destaque para a bombeira Sapadora Sandra Ângelo. Por equipas atingimos o 2º lugar na geral.
- Dia do Aniversário da CBSC
Realizaram-se hoje as comemorações do dia da unidade que constituíram um momento de confraternização entre todos os Bombeiros e civis, estreitando e fortalecendo o espírito de corpo e camaradagem, para além, do estreitamento de relações entre entidades com quem a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra se relaciona;
– É uma data comemorativa em que antigos e atuais bombeiros da Unidade se reúnem, assegurando uma ligação entre o passado e o presente da Companhia;
– Reconhecimento aos bombeiros pelo serviço prestado, contribuindo assim para o engrandecimento e prestígio da instituição, através da atribuição de distinções honoríficas;
– Homenageamos os Bombeiros da Companhia mortos ao serviço (depondo uma coroa de flores junto à placa existente no átrio de entrada da Unidade).
Nesta cerimónia foram entregues de 37 medalhas de assiduidade de 20 e 25 anos, de acordo com o Regulamento de Distinções Honoríficas da liga dos Bombeiros Portugueses.
Estiveram presentes cerca de 45 convidados, entidades militares, civis e elementos de comando de corpos de bombeiros de diversos pontos do país.
DESPORTO
Cerimónia #Coimbra Mérito Desportivo:
No próximo dia 15 de março pelas 21h00, na sala D. Afonso Henriques do Convento de S. Francisco, a Câmara Municipal de Coimbra vai homenagear e reconhecer os atletas e clubes do concelho que se sagraram campeões nacionais
Serão atribuídos cerca de 300 prémios, distribuídos por diplomas, medalhas e pratos, a atletas de atividades desportivas individuais e coletivas, de diferentes disciplinas e modalidades,
Com este momento a Câmara procura institucionalizar o reconhecimento pelo desempenho daqueles que no decorrer do ano, mais se destacaram em cada modalidade desportiva.
O conjunto de resultados obtidos demonstra bem a vitalidade e a performance desportiva dos nossos clubes e atletas, a quem nesta reunião de camara desde já saudamos.”