Intervenção na íntegra:
“DESPORTO:
No fim de semana que passou, 25 e 26 de fevereiro, a cidade de Coimbra recebeu o Apuramento do Conjunto Júnior de Ginástica Rítmica para participação no Campeonato da Europa de Juniores de 2023 e a Taça de Portugal de Ginástica Rítmica, numa organização conjunta entre a Federação de Ginástica de Portugal, a Associação Cristã da Mocidade e a Associação de Ginástica do Centro.
Este evento contou com a participação de 15 clubes nacionais e 138 ginastas no Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, a Associação de Ginástica do centro reforçou “a importância deste evento nacional na nossa região, uma prova, não só da excelente relação com a Federação de Ginástica de Portugal, como da força que a Ginástica tem na cidade de Coimbra, nas suas várias disciplinas.
Neste mesmo fim de semana ocorreu também, no Centro Olímpico de Piscinas Municipais, uma etapa do “Campeonato Nacional de Longa Distância” com provas de 3 e 5 Km, na modalidade de Águas Abertas e o “Torneio de Fundo Masters”, constituído pela prova de 1500m, com uma participação de 64 nadadoras e 170 nadadores num total de 234 atletas.
Nos dias 4 e 5 de março, as Piscinas Municipais Rui Abreu, recebe o Campeonato Regional de Clubes, nas modalidades de natação pura e polo aquático, numa organização conjunta com a Associação de Natação de Coimbra.
Nos dias 11 e 12 de março, o Pavilhão Multidesportos Mário Mexia recebe Campeonato Nacional de Judo de Juniores, individual e equipas, onde se prevê uma participação de cerca de 450 atletas divididos por 30 equipas representativas de todo o território nacional.
No dia 11 de março, a pista de atletismo do Estádio Municipal da Cidade de Coimbra recebe o Triatlo Técnico distrital, provas combinadas para atletas Sub-18.
No dia 18 e 19 de março, o Centro Olímpico de Piscinas recebe os Campeonatos Interdistritais Juvenis, Juniores e Seniores – Piscina Longa.
Última nota/ desporto:
– A conimbricense Ana Seiça apurou-se para o próximo mundial com a Seleção Nacional de futebol feminino de 11, o que muito nos orgulha;
– O Conimbricense Ricardo Paula obteve o terceiro lugar no Campeonato do Mundo indoor no último fim de semana, no Canadá.
Proteção Civil e Bombeiros
– No próximo dia 3 iremos assinar Protocolo com a Escola Nacional de Bombeiros, no âmbito da formação nas áreas da proteção civil e emergência.
– No passado Sábado, realizamos o Seminário Hazmat, uma iniciativa pioneira em Portugal. Contamos com a presença de 200 bombeiros inscritos, vindos de todo o país e especialistas e operacionais. Destaco a presença do polaco Simone Kok, especialista em saúde ocupacional e doenças ligadas ao combate a incêndios.
AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
- Reunião UCLA.
No passado dia 16 de fevereiro o DAS participou numa reunião da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa na estiveram presente representantes do Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Macau e Timor Leste.
A reunião teve como objetivo discutir o projeto “Metamarfase” que tem como missão criar um espaço de diálogo que integre a pluralidade de conhecimentos e boas praticas do qual resulte o reconhecimento de complementaridade e a criação de iniciativas entre os vários municípios envolvidos. O Projeto é inspirado nas culturas e geografias da rede e pretende contribuir e pôr em pratica através do exposto alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, evidencia-se particularmente relevante para a Rede o objetivo 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos dos próprios ODS.
- Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Paúl de Arzila.
Realizou-se também a 2ª reunião da Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Paúl de Arzila. Iniciativa que está a acontecer porque este Executivo assumiu as competências da cogestão de uma das mais importantes Reservas Naturais do País, mas que o ICNF/Ministério do Ambiente Transição Climática tudo fizeram para esquecer, para não investir com o Partido Socialista de Coimbra a assistir alegremente a este triste cenário. A Reserva estava a passar pelos piores momentos da sua existência. Prova disso foi a forma como encontramos a sede da Reserva que está num estado deplorável e inaceitável para receber os visitantes e que não honra a população de Arzila e consequentemente todos os Conimbricenses.
Com a criação da Comissão de Cogestão iniciamos os trabalhos de Plano de Cogestão e do Plano de Ação das competências que foram partilhadas. Com esta decisão recolocamos a Reserva no mapa das áreas protegidas portuguesas. A seguir é bom que o ICNF e o Ministério que o tutela abram uma linha de apoio urgente à reconstrução da sede de Arzila e das demais áreas naturas que existem no concelho. Estamos a dignificar o Património Natural de Coimbra, que partilhamos com Montemor-o-Velho e Condeixa, mas estamos também a estimar Arzila e as suas gentes.
- Reunião da Seção de Alteração Climáticas da Associação Nacional de Municípios.
Como é sabido pelos Srs. Vereadores, Coimbra integra a Direção da Seção de Alterações Climáticas da Associação Nacional de Municípios Portugueses. Da atividade desta secção posso informar que esta semana conclui o seu plano de ação e que este vai ser apresentado em sede de ANMP prevista para meados de março. Oportunamente traremos também a este fórum o referido Plano o qual prevê*e que algumas atividades venham a ser coordenadas por Coimbra.
- Reunião CIDEU
Por fim dar nota que participamos com o GAP e os Serviços da Vereadora Ana Bastos numa reunião do Centro Iberoamericano de Desenvolvimento Estratégico Urbano (rede de cidades iberoamericanas que partilha e promove a cultura do pensamento estratégico urbano sustentável). Estivemos a debater com o secretariado geral desta rede a forma como Coimbra pode potenciar a sua participação, atendendo a que tal como em muitas outras redes, A CMC com os socialistas fechou as portas à troca de conhecimento e de experiências entre cidades da grande rede mundial principalmente em áreas tão importantes para o futuro como a sustentabilidade e as alterações climáticas. Para os que criticam o facto de estarmos sempre a falar em redes, importa que não esqueçam que depois do apagão que quiseram fazer de Coimbra, foi preciso começar a semear tudo de novo.”