Reabilitação de 33 habitações no Bairro da Fonte do Castanheiro – PRR / 1.º Direito

IDENTIFICAÇÃO

Reabilitação de 33 Habitações no Bairro da Fonte do Castanheiro

Bairro da Fonte do Castanheiro, Freguesia de Santo Antonio dos Olivais, Municipio de Coimbra.

PROJETO

Projeto de Arquitectura: Divisão de Projectos de Edifícios e Equipamentos Municipais

Projecto de Especialidades: Divisão de Projectos de Edifícios e Equipamentos Municipais, Divisão de Edifícios Habitacionais e PROJEDOMUS

MEMÓRIA DESCRITIVA

A intervenção prevê a reabilitação de 33 habitações do Bairro da Fonte do Castanheiro, construído nos anos 40/50 para realojar temporariamente os moradores da Alta de Coimbra desalojados para a construção da “Cidade Universitária” – 21 habitações do Tipo A e 12 habitações do tipo B.

As habitações/edifícios a intervencionar do Tipo A, contemplam a demolição da habitação existente e a construção de uma nova, de tipologia T2, com 81,83 m2 de área bruta de construção e 46,70m2 de área de implantação.

Tipo A – Planta de localização

Tipo A – Rés do Chão

Tipo A – 1.º Andar

Tipo A – Planta de implantação, alçado principal e perfil (lotes 11-12)

As habitações/edifícios a intervencionar do Tipo B, contemplam a demolição da habitação existente e a construção de uma nova, de tipologia T2, com 90,40 m2 de área bruta de construção e 48,35m2 de área de implantação.

Tipo A – Planta de localização

Tipo B – Rés do Chão

Tipo B – 1.º Andar

Tipo B – Planta de implantação, alçado principal e perfil (lotes 9-10)

Apesar de se tratar de uma intervenção de raiz, o facto de se estar a intervir num conjunto construído, constituído na sua maioria por conjuntos de habitações geminadas, é determinante para o desenho final, que procura na manutenção de determinadas características morfológicas do edifício existente e de relação com o espaço público garantir a coerência formal, volumétrica e arquitectónica do conjunto, ainda que sem negar a sua contemporaneidade.

Deste modo as novas edificações implantam-se no lugar das existentes, mantendo as cotas de soleira existentes e respeitando o polígono de implantação das habitações originais, somente reajustado na profundidade da intervenção.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS TRABALHOS

O projecto foi concebido de forma a dotar as habitações das características físicas e técnicas necessárias para permitir a utilização e o consumo eficiente de energia, com especial relevo para a utilização de energia solar passiva.

Ao nível construtivo e dos acabamentos pretende-se obter um conjunto de soluções que garantam eficácia construtiva – sendo valorizados os requisitos funcionais construtivos para um bom comportamento térmico e acústico, durabilidade, resistência, estanquidade, fácil limpeza e conservação – e um apertado controlo de custos, optando-se por considerar sistemas construtivos e materiais “correntes” de forma a reduzir os custos da intervenção. São respeitadas as orientações técnicas e construtivas definidas no Regulamento do Loteamento.

A estrutura do edifício será em betão armado; a constituição das paredes exteriores será em pano duplo de alvenaria de tijolo furado, com a associação de corte térmico em poliestireno extrudido; a constituição das paredes interiores será em panos simples de alvenaria de tijolo furado ou bloco de betão com as espessuras de 7, 11 ou 15 cm; exceptuam-se os panos onde por razões de geometria serão aplicadas espessuras alternativas; as coberturas serão inclinadas, de duas águas, revestida com telha Marselha e beirado em telha de aba e canudo, sendo sempre associadas a corte térmico em poliestireno extrudido; os vãos exteriores serão em pvc branco com vidro duplo e serão guarnecidos em pedra de ataíja nos peitoris e nas soleiras.

Exteriormente o edifício será revestido com reboco estanhado, pintado a tinta plástica, cor branca.

Os pátios e os logradouros terão pavimento em betonilha esquartelada ou lajetas de betão, mas serão revestidos na sua maioria com pavimentos permeáveis.

Os projectos de arranjo dos espaços exteriores constituem projectos complementares ao projecto de arquitectura da habitação e são apresentados de forma autónoma, dado serem elaborados em função dos lotes, caso a caso, uma vez que, como referido anteriormente, são muito diversas as situações de relação do edificado com o lote e deste com o espaço público – se nuns casos a habitação estabelece com o arruamento uma relação de nível, como no caso da maioria dos lotes que confrontam com a Rua da Fonte do Castanheiro, noutros a habitação implanta-se cerca de um piso acima da cota do arruamento.

Planta com arranjo dos espaços exteriores dos lotes

CONCURSO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA

Processo MGD:                          2022/300.10.001/35

Prazo de Execução:                   630 dias (3 fases de 210 dias)

Processo DPH:                               004-2022-DPH

Prorrogações de prazo:

Abertura Concurso:                             02/05/2022

Prazo total:

Tipo Concurso:                          Concurso Público

Adjudicatário M. KAIROS – Engenharia e Construção, S. A.

Adjudicação:                                          24/04/2023

Contrato                                                      n.º 18/2023 de 29/06

Valor da Adjudicação (c/ IVA):       5.183.400,00€

Plano de Segurança e Saúde:

Revisões de preços (c/ IVA):

Consignação:                                                               16/08/2023

Custo final da obra (c/ IVA):

Receção Provisória:

EXECUÇÃO DOS TRABALHOS

A fiscalização e a coordenação da segurança da obra é efetuada pelo Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais.