Polidesportivo São João do Campo – Construção – 3.ª Fase

IDENTIFICAÇÃO: Polidesportivo São João do Campo – Construção – 3.ª Fase
LOCALIZAÇÃO: Rua Bairro Alto, Freguesia de São João do Campo, com a inscrição matricial U1628.
DESCRIÇÃO GERAL ADMINISTRATIVA: Prédio urbano, situa-se na Rua Bairro Alto – São João do Campo, pertencente ao Município de Coimbra.
PROJETO
Projeto de Arquitetura: Catarina Ferreira, Arq.ª
Plano de Acessibilidades: Catarina Ferreira, Arq.ª
MEMÓRIA DESCRITIVA
A obra preconiza a requalificação e adaptação dos balneários, bem como, o revestimento parcial das fachadas do campo de jogos.
A empreitada em análise corresponde à 3.ª Fase, contemplando os trabalhos preparatórios, o revestimento do pavilhão existente, o fornecimento dos módulos do bar/apoio e parte dos módulos dos balneários;
O projeto pretende responder à necessidade de adaptação das instalações existentes, visando a promoção da prática desportiva geral no local. Considerando, porém, as condicionantes existentes em termos de configuração, o projeto vem propor uma solução modular pré-fabricada para os balneários.
A construção recorre a uma estrutura metálica tridimensional que é preenchida com betão reforçado com fibra de vidro. As paredes exteriores apresentam isolamento térmico e acústico, recorrendo a uma solução de espuma rígida de poliuretano interior, que permite obter elevada qualidade térmica e acústica.
Ao nível dos acabamentos, pretende-se o betão à vista nas paredes exteriores. As paredes interiores serão executadas em gesso cartonado, com placa simples e barramento geral, pintadas a tinta de água à cor branca ou revestidas com cerâmico, conforme definido nas peças desenhadas. Os vãos serão em alumínio anodizado, à cor natural, com vidro fosco. O balcão do bar será revestido pelo exterior com 2 painéis contraplacado marítimo à vista, com sistema de abertura no elemento superior, e o balcão propriamente dito será realizado em contraplacado marítimo com acabamento em microcimento.
Observando, por outro lado, a estrutura existente do polidesportivo, pretende-se implementar trabalhos no âmbito do revestimento parcial da fachada, garantindo uma imagem volumétrica diferenciada para a zona, com um ritmo realizado mediante o recurso aos painéis de policarbonato cinza/transparente e vermelho/ âmbar intercalados, que não irão até ao chão, libertando a circulação das pessoas ao nível do campo. Para a instalação da fachada em policarbonato, será necessário contemplar uma subestrutura para suporte e aplicação dos painéis.
Esta subestrutura será metálica, recorrendo a madres aplicadas na horizontal (madre de 200mm nas fachadas de menor largura e de 150mm nas fachadas de maior largura), com distanciamentos inferiores a 1,5m e elementos verticais de reforço (madres de 50mm). Sobre a subestrutura serão instalados os módulos de 6×0,5m, com sistema macho-fêmea, fixos por intermédio de elementos metálicos de amarração às madres.
A instalação dos painéis de policarbonato deverá contemplar, também, os acessórios necessários à vedação e remate, quer recorrendo a perfis de topo, laterais e de base em alumínio, conforme peças desenhadas, quer com fitas isoladoras. Como fecho final e de modo a garantir um perfeito acabamento terão, ainda, de ser aplicados rufos metálicos na platibanda e na base inferior dos painéis em policarbonato. Na parte interior da platibanda está ainda prevista aplicação de uma chapa ondulada para fecho da platibanda.
Na zona inferior do polidesportivo, que corresponde aos 3 m de altura, serão instaladas redes nos topos do campo para facilitar a recolha das bolas, com o recurso a cabos de aço, na horizontal, permitindo que a rede recolha, num dos lados, sempre que necessário. A restante área, nas laterais ficará aberta, promovendo a fluidez do espaço.
Vista do Pavilhão
Vista dos Balneários
CONCURSO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA
Processo: 014-25-DGCP
Valor de adjudicação (s/IVA): 279 936,89€
Abertura Concurso: 08-05-2025
Prazo contratual: 300 dias
Tipo Concurso: Concurso Público
Contrato: 01/09/2025
Adjudicação: 14/08/2025
Consignação:
Empresa Adjudicatária: Berafa, Lda
EXECUÇÃO DOS TRABALHOS: A fiscalização e a coordenação de segurança da obra serão efetuadas pela Divisão de Apoio às Freguesias.