Parque de Estacionamento ‘Kiss & Ride’ – Rua D. João III

Freguesia de Santo António dos Olivais

DESCRIÇÃO GERAL

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento do projeto teve por base a necessidade de criação de um parque de apoio aos estabelecimentos de ensino existentes na Rua D. João III, garantindo que a sua utilização é reduzida no tempo e de forma rotativa, de modo a permitir que o maior número possível de encarregados de educação possa utilizar para tomada e largada de crianças.

Assim, a presente memória descritiva e justificativa diz respeito ao sistema (equipamento e software) que permita o controlo de acesso e permanência ao parque de estacionamento.

DESCRIÇÃO DOS TRABALHOS

Generalidades

Conceção do sistema de gestão e controlo de acesso

O troço da Rua D. João III que liga a Rua Jorge Anjinho à Rua General Humberto Delgado é um espaço público pedonal, mas que permite acesso condicionado a veículos automóveis exclusivamente destinado à tomada e largada de crianças das escolas, com controlo de entradas e saídas, horário de funcionamento definido, e sujeito a autorização prévia para acesso.

Atualmente, o sistema de controlo de acessos é constituído por dois pilaretes retrácteis hidráulicos, comandados por uma unidade de controlo com programador horário, e apoiado por dois elementos de segurança: um semáforo (com emissor e recetor, e aviso luminoso e sonoro) e um conjunto de dois sensores de espira eletromagnética com detetor.

O acesso, restrito, apenas é possível em dias úteis e compreende três períodos distintos. À entrada do espaço existe sinalização vertical de código com informação de condicionamento de acesso e correspondente horário de funcionamento.

Este funcionamento é fundamental para garantir a entrada e saída de crianças das escolas de forma segura, afastada das ruas bastante movimentadas daquela zona, evitando aumentar o seu congestionamento durante as horas de maior afluência.

Considerando, por outro lado, o traçado do SMM, facilmente se verifica que uma intervenção no referido espaço é inevitável para assegurar a continuidade das condições de acesso aos equipamentos escolares, sendo necessário alterar a localização do parque e criar um sistema de controlo e regulação de entradas, permanência e saídas.

Desta forma, visando conciliar o traçado do SMM com a salvaguarda das condições de acesso em segurança às escolas ali localizadas, promoveu-se a avaliação dos locais alternativos e a elaboração do projeto para a execução da empreitada “Parque de Estacionamento ‘Kiss & Ride’ com Sistema de Gestão e Controlo de Acessos – Rua D. João III”, o qual prevê, resumidamente, a criação e gestão de um parque de estacionamento de acesso controlado e de curta duração, através do fornecimento e instalação de equipamento e software, destinado essencialmente a funcionar como cais de embarque e desembarque de alunos, podendo ser concretizado por empreitada de obras públicas.

O sistema de gestão de estacionamento ‘Kiss & Ride’ é baseado num princípio de funcionamento de estacionamento curto e ocasional:

a) dentro de determinado horário (escolar), o utilizador tem direito a um tempo gratuito (ex: 5 min) para tomada/largada de crianças;

b) ultrapassado o tempo limite paga tarifa nos termos do Regulamento Geral de Taxas e Preços Municipais;

c) fora desse horário, o utilizador paga sempre uma tarifa nos termos do Regulamento Geral de Taxas e Preços Municipais.

O acesso ao parque poderá ser realizado por meio de retirada de título ou através do reconhecimento de matrícula de veículos autorizados (ex. encarregados de educação registados).

O acesso por meio de título físico permite estacionar e sair, validando previamente o título, de forma a salvaguardar a sua saída. Caso ultrapasse o tempo estabelecido para o efeito, terá de se deslocar à caixa de pagamento automático e efetuar a validação do título e o respetivo pagamento para poder sair.

Com sistema de reconhecimento de matrículas permite a entrada com recurso a bilhete ou simplesmente a matrícula. Se o condutor estiver dentro do tempo definido, pode sair automaticamente através da leitura da matrícula; caso exceda este tempo terá de se dirigir à caixa de pagamento automático para efetuar o pagamento através da inserção da matrícula, reconhecendo o sistema a hora de entrada. Após pagamento a saída será automática pela leitura da matrícula.

O sistema a fornecer deverá ser constituído Hardware e Software, incluindo os seguintes equipamentos e trabalhos de instalação:

1. Instalação e configuração do software de gestão do sistema de gestão do parque de estacionamento;

2. Instalação e configuração de todos os equipamentos (máquinas de entrada e saída, barreiras, caixa central, caixa de pagamento automático, central de interfonia, painel P, sistema de reconhecimento de matrículas e espiras eletromagnéticas);

3. Configuração da rede de IP nos equipamentos e servidor;

4. Ensaios, testes de funcionamento e formação;