Museu Nacional Machado de Castro

IDENTIFICAÇÃO

Museu Nacional Machado de Castro – Fachadas, Conservação e restauro da Loggia e escadarias do Pátio

LOCALIZAÇÃO

Museu Nacional Machado de Castro.

DESCRIÇÃO GERAL ADMINISTRATIVA

A presente empreitada será executada ao abrigo do contrato interadministrativo de cooperação celebrado em 12/11/2021, entre o Município de Coimbra e o Estado Português, através da Direção-Geral de Património Cultural (DGPC) e da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) destinado à realização de intervenções de valorização de Museus, Monumentos e Palácios Nacionais, no Município de Coimbra, que venham a ter financiamento através de instrumentos financeiros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

PROJETO

Direção-Geral de Património Cultural (DGPC)

MEMÓRIA DESCRITIVA

A presente intervenção tem como objetivo a conservação e restauro da Loggia, pisos térreo e 1, assim como as duas escadarias laterais incluindo as colunas, frisos e coberturas em terraço dos alpendres. Os trabalhos previstos incluem o material pétreo (cantarias), serralharias e tetos em madeira.

Pretende-se com a intervenção eliminar as infiltrações de água que se verificam nos compartimentos interiores do museu que se localizam sob as escadas exteriores, existentes no pátio do piso térreo do museu.

CONCURSO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA

Processo DEEQ: 2022/300.10.001/59 (352) Adjudicatária: N-Restauros, Lda
Abertura Concurso: 16/01/2023 Prazo contratual: 120 dias
Tipo Concurso: consulta prévia Contrato:
Adjudicação (s/ IVA): 116 973,12€ Consignação:
Adjudicação: 149 999,00€ Receção Provisória:

EXECUÇÃO DOS TRABALHOS

O projeto foi desenvolvido pela Direção-Geral de Património Cultural (DGPC).

A abertura do procedimento foi realizada pela Divisão de Edifícios e Equipamentos Municipais, do Município de Coimbra.

A fiscalização será realizada pela Vítor