Empreitada “Escola D. Dinis – Obras de Beneficiação (Re)criar a Biblioteca”

IDENTIFICAÇÃO

Empreitada “Escola Secundária 3.º Ciclo D. Dinis Obras de Beneficiação (Re)criar a Biblioteca”

Rua Adriano Lucas – Coimbra

DESCRIÇÃO GERAL ADMINISTRATIVA
Edificado referente à Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis

PROJECTO
Projeto de Arquitetura e Especialidades: Divisão de Projeto de Edifícios e Equipamentos Municipais (DPEEM)

DESCRIÇÃO GERAL DO EDIFÍCIO

MEMÓRIA DESCRITIVA
A Biblioteca da Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis, integrada na Rede de Bibliotecas Escolares desde 2002, celebrou, no ano passado, 20 anos como espaço multifuncional aberto à comunidade da periferia norte da cidade. A biblioteca é considerada como sendo um dos únicos espaços acessível à leitura e a outros bens culturais.

Apesar das obras feitas ao longo dos anos, há a necessidade de tornar a biblioteca da escola num local propício ao estudo e a novas metodologias de trabalho.

Neste sentido, a Escola candidatou-se ao programa “(Re)criar a Biblioteca” apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares, assumindo o compromisso de executar as obras de remodelação e requalificação da biblioteca, para fazer face às intenções planeadas.

O projeto de intervenção tem como objetivo requalificar o espaço da biblioteca, passando esta a ter cerca de 157,11m2, ao invés dos 120,22m2 que tem atualmente.

Os principais trabalhos a realizar nas obras de adaptação do espaço passarão pela demolição das paredes de alvenaria, em forma de “L”, junto à atual porta de entrada da biblioteca, e também da parede que divide o espaço no seu interior, entre a zona de atendimento e a sala de multimédia.

A nova porta da biblioteca será em vidro com duas folhas pivotantes, com uma largura total de 1,71m, com 0,80m de passagem livre cada folha, inserida em painel de vidro temperado, alinhado pela face interior de uma das paredes da biblioteca, tal como representado nas peças desenhadas. Deste modo, a biblioteca irá ganhar também uma nova sala de estudo/trabalho, situada no lado direito à porta de entrada. Por sua vez, ao tornar a sala da biblioteca num espaço openspace, as áreas para estudo, leitura e consulta têm oportunidade de se exponenciarem e tornarem-se alegres e convidativas às diferentes dinâmicas que a Escola pretende, com mobiliário lúdico e modular, adequado tanto à aprendizagem individual como em grupo.

As instalações elétricas e as redes informáticas serão refeitas e ajustadas ao novo espaço.

CONCURSO PÚBLICO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA

EXECUÇÃO DOS TRABALHOS
A fiscalização será assegurada pela Divisão de Edifícios e Equipamentos Municipais, a coordenação de segurança pelo Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais e a assistência técnica pela Divisão de Projetos de Edificado Municipal.