Construção e Conservação de Passeios e Calçadas 2022/23

União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, União de Freguesias de Coimbra e Freguesia de Santo António dos Olivais

MEMÓRIA DESCRITIVA

O desenvolvimento do presente projeto teve por base a avaliação do estado dos pavimentos pedonais e outros pavimentos em calçada, com maior enfoque na zona central da cidade, tendo também em consideração a homogeneização de materiais e soluções construtivas no espaço público e a supressão de restrições de mobilidade na via pública por desníveis em caldeiras de árvores.

Assim, a presente memória descritiva e justificativa diz respeito à construção e conservação de pavimentos em calçada, predominantemente na zona urbana de Coimbra, que se apresentam muito degradados, ou até nalguns casos inexistentes, com o objetivo de melhorar principalmente a segurança e conforto na circulação pedonal e por outro lado, evitar o agravamento mais acelerado do estado dos mesmos.

Generalidades

As características dos materiais a aplicar e a forma de execução dos trabalhos encontram-se pormenorizadas nas condições técnicas especiais do caderno de encargos, sendo que o objeto principal da obra é a pavimentação de passeios e vias em calçada.

Atendendo às características e aos objetivos desta empreitada, cujo prazo de execução é dilatado face à quantidade de trabalhos a realizar, no decorrer da obra a fiscalização informará atempadamente o adjudicatário dos locais exatos a intervir, que dependem da situação em que se encontrarem no momento os pavimentos a conservar, assentando em critérios de segurança, mobilidade e enquadramento.

Execução de lancis de granito ou betão

Esta intervenção tem como intuito a substituição de lancis degradados/deformados, que ao longo dos anos se deterioraram ou sofreram diversos assentamentos na sua base, apresentado assim muitas irregularidades que necessitam de ser intervencionadas por forma a manter a homogenia do passeio, repondo as condições de circulação e evitando o aceleramento da degradação da restante base do pavimento. Os trabalhos previstos referem-se essencialmente ao levantamento e reassentamento dos lancis, com regularização da base. Os lancis levantados serão colocados no estaleiro municipal sito na Rua Entre Vinhas, em Eiras.

Execução de calçadas

Esta intervenção tem como intuito a regularização de pavimentos rodoviários ou pedonais. Os pavimentos existentes são constituídos por cubos de granito, calhau rolado ou calçadinha com ótima qualidade de material, que sofreu ao longo dos anos diversos assentamentos na sua base, apresentado assim muitas irregularidades que necessitam de ser intervencionadas por forma a manter a homogenia do pavimento, repondo as condições de circulação e evitando o aceleramento da degradação da restante base do pavimento. Os trabalhos previstos referem-se essencialmente ao levantamento e reassentamento da calçada, com regularização da base, e ajustamento das cotas das tampas das caixas de infraestruturas existentes.

A execução das calçadas será realizada da seguinte forma: Levantamento da calçada existente. Abertura da caixa para a aplicação da camada de base e da camada de assentamento conforme previsto no mapa de quantidades, preservando-se as camadas de sub-base existentes. Depois da aplicação da base em material britado de granulometria extensa com a espessura prevista, após recalque, será espalhado pó de pedra onde se efetuará a calçada propriamente dita, que deverá ficar com a espessura indicada nas peças desenhadas, após recalque, e aplicado a mistura de cimento/areia, ao traço 1:8 de modo a encher completamente as juntas. Após aplicação do traço deverá o mesmo ser molhado seguido de compactação mecânica ou manual, devendo ser molhado várias vezes ao dia e durante os três dias seguintes. Concluída esta operação de compressão serão levantadas e recalcadas todas as pedras que formarem depressões ou saliências e substituídas todas aquelas que hajam partido ou fundido, repetindo-se esta operação as vezes necessárias até obter uma calçada bem desempenada e firme.

Passadeiras de peões

Esta intervenção tem como intuito o rebaixamento de passeios junto às passadeiras de peões de forma a melhorar as condições de acessibilidade aos pedestres em geral, aos portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida e aos que levam carrinhos de mão ou grandes volumes de carga. Está igualmente prevista a execução de pavimento podotátil de alerta, em mosaico hidráulico porcelânico de modo a orientar os invisuais na travessia das passadeiras de peões.

Revestimento de Caldeiras

De forma a promover uma melhoria das condições de acessibilidade, garantindo, no entanto, as condições adequadas de permeabilização do solo e rega de árvores, foi previsto o revestimento de caldeiras com material drenante.

Reparações diversas

Tendo em vista a retificação pontual de pequenas áreas de pavimento, adjacentes aos locais de intervenção, foi ainda previsto o levantamento e reposição de calçada, incluindo o seu reperfilamento.

CONCURSO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA

Processo DEEQ: 003-22-DIEP Adjudicatária: Construções Castanheira e Joaquim, Lda.
Tipo Concurso: Concurso Público Prazo contratual: 360 dias
Abertura Concurso: 13/05/2022 Contrato: 04/10/2022
Adjudicação (s/ IVA): 10/08/2022 Consignação: 04/11/2022
Adjudicação: 209.302,09€ Receção Provisória: