IDENTIFICAÇÃO
Colorir a Baixa com a Festa Universitária
LOCALIZAÇÃO
Rua Adelino Veiga / Largo do Paço do Conde

Fig. 1 – Planta de Localização
MEMÓRIA DESCRITIVA
Introdução
Esta é uma intervenção a implementar na Rua Adelino Veiga, pertencente à União das Freguesias de Coimbra.
Este trabalho surge de uma ideia inicial proposta no primeiro orçamento participativo pelo munícipe Dr. José Manuel Silva, agora Presidente da Câmara Municipal, numa tentativa de revitalizar a Baixa, tornando-a alvo de curiosidade e interesse com a decoração de diversas ruas com motivos alusivos à festa dos estudantes da Universidade de Coimbra e Politécnico.
Enquadramento
É comum a baixa receber eventos de decoração nas suas ruas.
Os pontos de entrega são informais e de caráter efémero, e adaptados ao peso do que se pretende colocar em cada situação.
Proposta
O projeto consiste em decorar a Rua Adelino Veiga com 540 cartolas em polipropileno, com cores dos cursos da Universidade de Coimbra e do Politécnico, apoiadas em Cabos de aço 3×1 galvanizados e revestidos a PVC, com diâmetro 6mm, que estarão fixados às fachadas dos edifícios através de buchas químicas.
As cartolas terão dimensões variadas: 480 cartolas de 35cm de diâmetro e 60 cartolas de 70cm de diâmetro.
Materialização, estrutura e iluminação
A Rua Adelino Veiga será então a rua das cartolas.
Da Praça do Comércio nascem 3 linhas de cartolas sendo a do meio contínua e as laterais “flutuantes” que alargam e estreitam para dar dinâmica ao conjunto.
Na chegada ao Largo do Paço do Conde o espaço alarga, propondo-se aí linhas transversais de cartolas grandes. A rua avança estreita até à Av. Fernão de Magalhães voltando a ter 3 linhas de cartolas pequenas.
A estrutura principal de suporte composta por fixações às paredes por bucha metálica expansiva com olhal onde prendem cabos de aço de aço galvanizados 3×1 revestidos a PVC transparente (diâmetro 6mm) com esticadores entre fachadas. As buchas metálicas expansivas propostas têm 14cm de comprimento incluindo a parte que fica no exterior da parede. Para a colocação destas buchas devem fazer-se furos de 20mm de largura e de 85mm de comprimento.
A estrutura de suporte para fixação dos elementos decorativos será constituída por cabos secundários apoiados nos cabos de aço fixos às fachadas.
Para evitar sistemas de fixação muito intrusivos e complexos terão de se considerar elementos decorativos com o menor peso possível.
A fixação da estrutura, em termos de altura, deverá estar preparada para que o ponto mais baixo das cartolas suspensas (pequenas e grandes) distarem 3,5 metros relativamente ao solo. Esta altura foi estabelecida por questões de segurança e também evitar que o material seja vandalizado.
As cartolas terão iluminação Led no interior por forma a dar vida à rua no período noturno.
PROJECTO
Equipa Técnica
Coordenador do Projeto | Arquiteta Florbela Oliveira
Projeto
DP (Arquiteta Florbela Oliveira, Engº Bruno Quaresma)
Projeto de Eletricidade | DP (Engº Paulo Rodrigues)
Medições e Orçamento, Mapa de Quantidades | Eng.º Bruno Quaresma
Especificações Técnicas, PSS (projeto), e PPGRCD | Eng.º Bruno Quaresma
PROCEDIMENTO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA