Festas de Santo António

A documentação do Arquivo Histórico Municipal regista a realização do evento para o Séc. XVI., embora o teor do texto faça supor ser a tradição ainda mais antiga.

A cidade de Coimbra organizou ao longo dos séculos várias festividades. Embora a mais conhecida seja em honra da sua padroeira, a Rainha Santa, desde tempos recuados a Câmara realizava também uma Festa em honra de Santo António, a 13 de Junho.

A documentação do Arquivo Histórico Municipal regista a realização do evento para o Séc. XVI., embora o teor do texto faça supor ser a tradição ainda mais antiga. A festa era conhecida por bodo de Santo António, tendo para isso provisão régia de Dom João III, “para no dia do santo e junto da sua casa onde sempre se fez” a realizar. Para isso ordenava-se um peditório pelos lugares do bispado, para o bodo, no dia da festa, com pão e vinho, e para as missas, a rezar durante o ano às quartas feiras, no Convento de São Francisco, e na véspera e no dia de Santo António, na própria casa do Santo. (AHMC/ Vereações, nº 7, 1535/6).

 

Documento sobre Festas de Sto Antonio

 

Fernando de Bulhões, de seu nome de baptismo, alterado para António, nasceu em Lisboa, em 1195, segundo alguns autores, entrando para o Mosteiro de São Vicente de Fora em 1210. Veio para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, em 1212, para realizar os seus estudos. Em 1221 ingressa na Ordem dos Franciscanos, indo residir para o ermitério de Santo Antão, em Santo António dos Olivais.Saírá de Portugal para missionar vindo a falecer em Pádua, em 13 de Junho de 1231, precisamente há 780 anos.Foi Doutor da Igreja sendo conhecidos vários escritos e sermões da sua autoria.Em Coimbra era também lembrado e festejado em romarias a que não será alheio o Registo Litográfico de Santo António, do século XIX, que hoje possuímos nas colecções do AHMC.

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×