Jardins da Av. Sá da Bandeira

A sua construção surge com o projeto de urbanização desta nova área da cidade. O projeto da autoria do paisagista portuense Jacinto Matos é delimitado por plátanos e por uma distribuição simétrica de canteiros em calçada portuguesa. O Jardim inaugurado em 1889, só foi concluído em 1929.

MONUMENTO AO SOLDADO DESCONHECIDO

Para assinalar a presença portuguesa e honrar a memória dos militares que faleceram na Batalha de La Lys, ergueram-se nas principais cidades do País, “Monumentos ao Soldado Desconhecido”.

Em Coimbra, a iniciativa partiu de uma Comissão da Agência de Coimbra da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, presidida pelo capitão Augusto dos Santos Conceição. O atual monumento foi inaugurado a 10 de junho de 1932. É uma obra, em calcário, da autoria de Luís Fernandes em parceria com o arquiteto António Varela, representando 4 soldados, com a farda da 1.ª Grande Guerra, em sentido e assumindo a posição das 4 direções em torno de uma coluna encimada por um projétil que sustenta o brasão da cidade.

MONUMENTO A LUIS DE CAMÕES

Conjunto escultórico constituído por uma coluna, encimada por uma coroa de louros em bronze, assente sobre um pedestal contendo a estátua de um leão em bronze. Foi uma iniciativa dos Estudantes da Universidade de Coimbra, por ocasião das comemorações dos trezentos anos da morte do poeta, decorrendo a sua inauguração em 8 de maio de 1881.

Em 2005, por iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, o monumento foi transferido para o atual local, a 14 de setembro.