Casa Museu Miguel Torga:

Casa Museu Miguel Torga:

Residência do médico Adolfo Rocha desde 1953 até 1995 (ano em que falece) foi projetada pelo arquiteto Valdez. Abriu ao público no dia 12 de agosto de 2007, dia do centenário do nascimento do Poeta.

Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, foi um dos mais influentes escritores portugueses do século XX. Miguel Torga destacou-se como poeta, contista e memorialista, mas escreveu também romances, peças de teatro e ensaios.

Do acervo deste espaço museológico fazem parte, não só algumas primeiras edições da sua obra e manuscritos, mas também objetos pessoais e peças de arte (pintura, cerâmica, arte sacra).

Nas proximidades, encontra-se um monumento, sem autor identificado, mas terá sido uma iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra para homenagear o poeta e escritor Fernando Pessoa (1888-1935), um dos maiores poetas da língua portuguesa, cuja obra é indiscutivelmente única a nível internacional.

O conjunto é constituído por um muro curvilíneo tendo de cada lado dois bancos de pedra. No muro surgem, em bronze, dados biográficos do poeta e um medalhão com o rosto de Fernando Pessoa, tal como Almada Negreiros o imortalizou; do lado oposto surge um dos versos mais divulgados da obra de Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena / se a alma não é pequena

Pesquisa avançada

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×