Tecelagem de Almalaguês

Tecelagem de Almalaguês

Foi na freguesia de Almalaguês, no concelho de Coimbra, que nasceu uma arte de tecer cuja origem se perdeu do tempo, mas que nos dias de hoje faz desta pequena localidade um centro de tecelagem manual único do país. Trata-se de uma tecelagem bordada, em que se reproduzem os mais diversos motivos naturais ou geométricos estilizados, usando teares semelhantes aos teares persas.

Originalmente era executada em linho, mas hoje em dia a utilização do algodão está mais vulgarizada. As colchas estão entre as peças mais ricas desta forma de artesanato, mas os  tapetes e os atoalhados, são outros exemplos de uma arte que se caracteriza pela minúcia, apenas capaz de ser produzida com o saber ancestral das habilidosas tecedeiras que dedicam muitas horas ao tear, num trabalho que requer muita atenção.

 

Em tempos, todas as mulheres desta freguesia sabiam tecer e faziam-no em casa, nos seus teares, ora para suprimir as necessidades da família, ora como sustento económico, para vender às “senhoras de Coimbra” ou em feiras da região. Com o aparecimento da indústria têxtil, muito do que se fazia manualmente passou a ser feito em teares mecânicos, fazendo com que a manufatura deixasse de compensar do ponto de vista económico. Mas, fiéis a uma arte que foi passando de geração em geração, algumas das tecedeiras de Almalaguês resistiram e mantiveram-se a trabalhar nos seus teares, numa relação de quase afetividade.

 

Hoje em dia, vale a pena ir até a esta freguesia do concelho de Coimbra para conhecer e apreciar o trabalho das tecedeiras, fiéis depositárias de uma arte ancestral que teimam em não deixar morrer.

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×