As esteiras de bunho e junção são um artesanato típico da freguesia de Arzila, localidade onde se situa a Reserva Natural do Paul de Arzila, de onde é retirada, durante os meses de verão, a matéria-prima necessária à elaboração destas esteiras.
Embora esta arte se realizasse ao longo de todo o ano, era sobretudo no inverno, quando o trabalho agrícola era mais escasso que, sobretudo as mulheres, se dedicavam à manufatura destas esteiras, com vista a obter um suplemento financeiro. Após o corte do bunho, este é posto a secar, sendo usado depois para a confeção das esteiras recorrendo a teares ancestrais.
Atualmente esta atividade está reduzida a um ofício subsidiário, uma vez que a melhoria das condições económicas aliada ao trabalho duro que implica o corte do bunho, levou a uma drástica diminuição deste tipo de artesanato. No entanto, a preservação desta atividade assume grande importância, não só pela sua componente económica e social, mas também pela preservação do precioso ecossistema da Reserva Natural do Paul de Arzila.
Câmara Municipal de Coimbra
Praça 8 de Maio, 3000-300 Coimbra