Intervenção inicial da vereadora Ana Cortez Vaz | Reunião de Câmara, 12 de maio de 2025

 

Intervenção na íntegra:

 

“Associo-me ao voto de pesar do Sr. Arq.º Vasco Cunha, figura incontornável da arquitetura e de Coimbra.

 

Na segunda-feira, dia 28 de abril, vivenciámos algo que esperamos não repetir. De um momento para o outro, sem que nada o fizesse prever, ficámos todos sem acesso à eletricidade, e vimos como estamos todos — e tudo — tão dependentes dela. Sendo uma situação única e estranha, sobretudo dada a sua dimensão e o desconhecimento da sua origem, e numa sociedade onde rapidamente se instalou a suspeição sobre possíveis ataques à soberania europeia, aumentando de forma significativa o sentimento de ansiedade das populações, não posso deixar passar este momento sem agradecer às direções dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas, aos nossos funcionários que estão nas escolas, aos professores e aos alunos, o ambiente sereno e tranquilo que se viveu nas escolas de Coimbra. Uma palavra também aos técnicos da Divisão de Ação Social, SAAS e Radar Social, pelo auxílio prestado às IPSS do concelho. Por último, deixo o reconhecimento merecido à Comissão Municipal de Proteção Civil de Coimbra.

 

Outro assunto, e porque estamos em Cernache: a escola de Cernache, que foi, justiça seja feita, o único anteprojeto que o anterior executivo deixou, foi inaugurada em janeiro de 2024. Com capacidade para 6 turmas do 1.º ciclo do ensino básico e 2 turmas de educação pré-escolar, iniciou-se em setembro de 2024, sendo este o primeiro ano letivo das 2 turmas de jardim de infância. De facto, a freguesia de Cernache era dos poucos territórios do concelho que não dispunha de educação pré-escolar da rede pública.

 

Nos dias de hoje, 95 alunos e alunas frequentam o 1.º ciclo e 33 crianças o jardim de infância, totalizando 128 alunos.

 

De referir também a cedência à Junta de Freguesia de Cernache das Escolas Básicas do 1.º ciclo da Feteira e de Casconha, onde são desenvolvidas muitas atividades para o público mais idoso, sendo que a Junta de Freguesia tem também a perspetiva de alargar o público-alvo das suas atividades.

 

Por último, deixar uma mensagem feliz! O Sr. Eduardo Varela Pècurto completou, no dia 27 de abril, 100 anos, e tem sido para este executivo uma enorme honra ter criado o Prémio de Fotografia com o seu nome, e contemplar a sua obra e a sua vida!”

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×