Intervenção na íntegra:
“Começo a minha intervenção de hoje relembrando que foi apresentada publicamente, no pretérito dia 15 de abril, a App @Coimbra, sendo de informar que esta nova aplicação já se encontra disponível, para descarregar e instalar em dispositivos móveis. Para quem não teve a oportunidade de estar presente e assistir à apresentação que foi feita na sessão publica, trata-se de uma aplicação digital móvel, por sinal bastante útil, que permite ter acesso a informação disponibilizada nos canais de comunicação do Município e reportar, em tempo real, ocorrências, com impacto na gestão do espaço público, que careçam da intervenção dos serviços municipais competentes.
Esta aplicação tem como objetivo fundamental, por um lado, ir ao encontro das necessidades dos munícipes – facilitando o acesso aos serviços municipais, nomeadamente através da disponibilização de informação útil, de forma rápida e cómoda -, estimulando, por outro lado, a consciência cívica e a participação ativa dos cidadãos na resolução dos problemas comuns, que nos afetam a todos de forma generalizada.
De acesso fácil, simples e intuitiva, a app @Coimbra vai seguramente facilitar a interação dos cidadãos com os serviços municipais, dado que qualquer pessoa, em qualquer lugar, desde que tenha ao seu dispor um telemóvel, com esta nova aplicação instalada, facilmente poderá consultar informação útil (eventos culturais a decorrer, horário dos transportes públicos, alertas de emergências, etc) e, bem assim, alertar os nossos serviços para problemas no espaço público, para que possamos intervir o mais rapidamente possível e solucionar a ocorrência.
Ao longo do ano, teremos muitos eventos que contam com a colaboração e o apoio pontual do Município.
Vem hoje a esta Câmara, para discussão e eventual aprovação, a proposta de celebração de protocolo entre o Município de Coimbra e o Clube Automóvel do Centro para a realização da 1.ª MOSTRA AUTO/MOTO DE COIMBRA 2025, a realizar entre os dias 4 e 7 de setembro na Praça da Canção. O Município de Coimbra obriga-se, pelo presente protocolo, a conceder, para além da colaboração em matéria de apoio logístico, uma comparticipação financeira no montante de 25.000,00€.
Mediante proposta do Gabinete de Grandes Eventos, será também apreciado hoje, e objeto de deliberação por esta Câmara, o protocolo de colaboração entre o Município de Coimbra e a Associação de Paraquedistas de Coimbra, para a realização da 3.ª Romaria em honra de São Miguel Arcanjo, que terá lugar no dia 27 de setembro, cujo programa se destinada a todos os antigos e atuais paraquedistas de Coimbra. O dia será celebrado com diversas atividades na Praça da Canção, estando também prevista uma atividade, aberta à comunidade, que inclui um passeio aéreo em balão de ar quente. Posteriormente será feita uma romaria, em honra de São Miguel Arcanjo, com início no Largo da Portagem e que segue em procissão, até à Igreja de Santa Cruz, com o objetivo de pedir proteção divina para os paraquedistas, dado o risco inerente à sua profissão. O município, conforme consta da minuta de protocolo, cuja aprovação se propõe, compromete-se a apoiar este evento com um apoio financeiro, no valor de 4500,00€.
Acredito que todos estes eventos, se uma forma generalizada, conjugados entre si, contribuem, de forma relevante, para criar uma dinâmica com impacto positivo na atração de visitantes, sendo também uma mais-valia para impulsionar a economia local e para todos aqueles que, vivendo, estudando ou trabalhando em Coimbra, podem desfrutar desta diversidade de eventos, reconhecendo que Coimbra é uma cidade cada vez mais estimulante a atrativa.”