Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 24 de março de 2025

 

Intervenção na íntegra:

 

“Antes de mais, quero começar esta intervenção com um agradecimento especial ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Ceira, Fernando Santos, pela forma calorosa como nos recebe nesta sessão descentralizada da Câmara Municipal de Coimbra. É sempre um privilégio poder realizar estas reuniões mais próximas das nossas freguesias, reforçando assim o diálogo e a cooperação entre todos.

 

Hoje, gostaria de destacar um projeto estruturante que temos vindo a implementar na Baixa de Coimbra: o Plano de Formação para Comerciantes, integrado no projeto dos Bairros Comerciais Digitais. Este plano demonstra a aposta na qualificação dos profissionais do comércio, e assume-se como um passo fundamental para a modernização, inovação e revitalização da Baixa de Coimbra, um espaço central na dinâmica económica e cultural do nosso concelho.

 

Desde o arranque deste projeto, temos estado no terreno, a ouvir comerciantes, a perceber as suas necessidades e a construir, em conjunto, soluções que garantam a competitividade e sustentabilidade do comércio local. Esta proximidade tem sido a chave do nosso trabalho e continuará a ser a nossa prioridade.

 

Neste contexto, foram realizadas, desde novembro do ano passado, 13 ações de formação, que registaram um forte envolvimento, interesse e adesão dos comerciantes da Baixa de Coimbra (que, naturalmente, nos apraz registar!), estando prevista no âmbito do projeto a realização de um total de 25 ações de formação.

 

As formações que agora se iniciam, sete no total, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, são um reflexo deste compromisso e abrangem diversas áreas essenciais para os nossos comerciantes e para a população em geral, nomeadamente:

 

  • Técnicas de Venda e Gestão de Reclamações (27 e 28 de março; 3 de abril);
  • Marketing Digital: Como Promover o Seu Negócio Online (8, 10, 14 e 15 de abril);
  • Montras e Vitrines como Fator de Atração (26 de abril e 3 de maio);
  • Atendimento Digital: Fator de Vantagem Competitiva (7, 12 e 15 de maio);
  • Excel Fundamental – Noções Básicas (19, 21 e 26 de maio);
  • Fotografia para Redes Sociais: Aumente as Vendas do Seu Negócio (7 e 14 de junho);
  • A Inteligência Artificial ao Serviço do Negócio (23 e 24 de junho).

 

Estas sessões de formação abrangem áreas diversas e muito relevantes, tendo sido pensadas para responder aos desafios do comércio moderno e capacitar os nossos comerciantes para um mundo cada vez mais digital e competitivo. A forte adesão demonstrada às iniciativas realizadas até ao momento comprova o interesse e a necessidade das mesmas, o que reforça o nosso compromisso em continuar a investir nesta estratégia.

 

A modernização da Baixa de Coimbra passa, necessariamente, pela qualificação dos seus agentes económicos, pela digitalização e pela criação de uma oferta mais atrativa e diferenciadora. Estamos a trabalhar com um propósito claro: fazer da Baixa um espaço comercial dinâmico, inovador e competitivo, sem nunca perder a sua identidade e o seu caráter histórico. E a Baixa está a envolver-se, como o demonstra o facto de 180 comerciantes terem já aderido à plataforma de Marketplace, uma das componentes do projeto que vai permitir o comércio online.

 

Reafirmo assim o compromisso da Câmara Municipal de Coimbra em continuar este trabalho de proximidade, ouvindo e envolvendo os comerciantes, pois acreditamos que só assim construiremos um futuro mais forte para o nosso concelho. Aos comerciantes e público em geral, deixo o meu forte apelo para que se inscrevam nestas ações de formação, que são gratuitas e têm um caráter absolutamente transformador dos seus negócios!”

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×