Intervenção na íntegra:
“Hoje gostaria de partilhar com todos três iniciativas recentes que demonstram o compromisso que temos com a dinamização de Coimbra, o apoio ao empreendedorismo e a atração de investimento para o nosso concelho.
1. Observatório Europeu dos Centros das Cidades
No passado dia 6 de março, Coimbra participou na terceira reunião do Observatório Europeu dos Centros das Cidades, dedicada ao papel dos festivais na revitalização urbana. Nesta sessão, apresentámos a nossa estratégia de dinamização através da realização de grandes eventos, com 306 iniciativas promovidas nos últimos dois anos, incluindo espetáculos musicais, festivais e eventos culturais e gastronómicos.
Destaque para eventos estruturantes como o Strong Beers – Festival de Inverno, o festival Verão a Dois Tempos, as Festas da Cidade ou a passagem de ano em Coimbra, que têm gerado um impacto positivo na economia local e na projeção internacional da cidade. Ao longo do último ano, a participação neste fórum tem-se revelado muito frutuosa, permitindo trocar experiências com outras cidades europeias e identificar boas práticas para enfrentar desafios comuns como as alterações do padrão tradicional do comércio, a digitalização e a mobilidade urbana.
2. “Mulheres de Negócios”
No âmbito do Dia Internacional da Mulher, realizámos no passado sábado a terceira edição da iniciativa “Mulheres de Negócios”, para um diálogo sobre os desafios e oportunidades do empreendedorismo feminino. Num espaço improvável da Baixa – desta vez o restaurante Bresca na Rua Visconde da Luz – contámos com a presença da vereadora Ana Cortez Vaz e de empresárias de referência como Irina Moreira, vencedora da primeira edição do Prémio Empreendedorismo Feminino do Município de Coimbra, Leila Sadeghi e Sara Matos, que partilharam as suas experiências num ambiente de cooperação e a sua visão sobre este tema.
Deste encontro surgiu a ideia da criação de um grupo de mentoria entre mulheres empreendedoras e um eventual fundo de bolsas de apoio ao empreendedorismo feminino, com a minha colega vereadora Ana Cortez Vaz a disponibilizar a colaboração do Gabinete para a Igualdade e Inclusão para o efeito, dado, que conforme o próprio Presidente da República alertou, 50 anos após as Nações Unidas começarem a assinalar o Dia Internacional da Mulher, “persistem ainda realidades por cumprir no caminho da igualdade: a igualdade salarial, a representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou mesmo o acesso à educação”. Continuamos assim a implementar e reforçar a nossa estratégia de apoio à diversidade económica e à igualdade de oportunidades.
3. Coimbra Invest Summit 2025
Por fim, é com grande entusiasmo que anunciamos a terceira edição do Coimbra Invest Summit, que decorrerá nos dias 2 e 3 de julho de 2025, no Convento São Francisco. Depois do sucesso das edições anteriores, que contaram com mais de 1.000 participantes cada uma, continuamos a afirmar-nos como um dos principais polos de inovação e investimento do país.
Com um forte enfoque nos clusters Tech, Health, Space e Tourism, esta edição do Coimbra IS irá proporcionar um programa dinâmico, repleto de debates, workshops, networking e a final do INEO Start, um programa de aceleração de startups promovido pelo Instituto Pedro Nunes. Coimbra está no radar dos investidores e é nosso compromisso continuar a fortalecer este ecossistema empresarial e inovador.
Anotem já nas vossas agendas porque vai valer a pena!
Continuamos a trabalhar para consolidar Coimbra como um polo atrativo e competitivo, criando oportunidades para os seus cidadãos e agentes económicos.”