Intervenção inicial do vereador Carlos Matias Lopes | Reunião de Câmara, 3 de fevereiro de 2025

 

Intervenção na íntegra:

 

«DESPORTO

 

Coimbra será, na próxima semana, o grande palco da Seleção Nacional Feminina de Basquetebol no apuramento para o EuroBasket Women 2025.

 

Será no Pavilhão Multidesportivo Dr. Mário Mexia que Portugal enfrentará dois grandes desafios:

 

Dia 6 de fevereiro, às 19h00, contra a Ucrânia;

Dia 9 de fevereiro, às 17h00, contra a Sérvia.

 

Na classificação do Grupo G, Portugal ocupa o 2.º lugar, com 7 pontos, numa posição promissora para se qualificar entre os quatro melhores segundos classificados. É uma oportunidade para as nossas atletas e o basquetebol nacional fazerem história em Coimbra.

 

Gostaria de destacar dois momentos especiais: a nossa jogadora Josephine Filipe, natural de Coimbra, terá a honra de jogar em casa, no mesmo pavilhão onde viu pela primeira vez a Seleção Feminina jogar. E a nossa capitã, Sofia Carolina Silva, também natural de Coimbra, onde iniciou a sua formação e competiu na Liga Feminina pelo Olivais.

 

Estes jogos não são apenas fundamentais para a qualificação da seleção nacional feminina ao próximo Europeu (o que será inédito); são também um momento importante de afirmação e reconhecimento da excelência das infraestruturas desportivas municipais e a capacidade co organizativa do Município de Coimbra.

 

Apelo ao apoio dos Conimbricenses nas bancadas para apoiar Portugal e mostrar que Coimbra é uma Cidade do Basquetebol, com forte historial e sucessos na modalidade.

 

JUVENTUDE

 

Terminou no dia 31/01 o período de candidaturas para atividade permanente ao Associativismo Juvenil.

Foram submetidas 60 candidaturas (num universo de 74 associações juvenis existentes no concelho de Coimbra, segundo dados do IPDJ), mais duas candidaturas que o ano passado, o que demonstra um interesse continuo e estável neste tipo de apoios. Nunca é demais recordarmos que em 2020 tivemos 13 candidaturas | em 2021 e 2022 foram 14 candidaturas | em 2023 tivemos 47 candidaturas e em 2024: 58

 

AMBIENTE

 

Resultados apresentados a semana passada sobre Resíduos Recicláveis em 2024:

 

1. Biorresíduos. No último ano e relativamente aos projetos piloto da Solum e Vale das Flores, uma rede com 190 contentores de cor castanha e códigos de acesso e com uma recolha semanal, verificamos um aumento exponencial de julho (onde tivemos 2,24 TN recolhidos) a dezembro, com uma recolha de 66,08 TN (foram mais 64 TN em 6 meses).

 

2. No que concerne à recolha de madeiras e sucatas, verificamos igualmente um aumento significativo.

 

– Nas Madeiras mais 39,24% (se compararmos com valores de 2021) e na Sucata mais 20,07% de crescimento;

 

-Nos resíduos elétricos e eletrónicos registamos igualmente um crescimento de 10,26 TN, entre 2023 e 2024;

 

– Veículos em fim de vida, abandonados na via pública (e aqui um trabalho conjunto com a Polícia Municipal, recolheram-se entre 2023 e 2024 425 TN, o que equivale a cerca de 350 veículos.

 

3. No que concerne à rede de ecopontos, porta à porta doméstico e porta à porta comércio e serviços, verificamos um crescimento inédito de 9%, o que equivale a um aumento sem precedentes na recolha de vidro, papel e cartão e embalagens.

 

Estes dados demonstram o compromisso crescente, deste Executivo, com o ambiente e a sustentabilidade.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×