Intervenção inicial do presidente José Manuel Silva | Reunião de Câmara, 3 de fevereiro de 2025

 

 

Intervenção na íntegra:

 

«Mais uma revista, a Femme Actuelle, recomenda Coimbra para visitar em 2025. Todas estas citações são importantes para o desenvolvimento e crescimento económico, social, cultural e turístico de Coimbra. Para esta extraordinária visibilidade de Coimbra, tudo e todos contribuem, mas a inédita presença de Coimbra na BTL, os concertos dos COLDPLAY e a recente instalação de várias multinacionais no centro da cidade foram certamente fortes determinantes. Estamos no bom caminho, Coimbra está na moda, nos olhos do mundo e a crescer.

 

Nada acontece por acaso. Salvo raras exceções políticas, hoje quase todas as pessoas reconhecem que esta Câmara aumentou e melhorou muito o seu ritmo, ambiente e qualidade de trabalho. Muito se deve aos seus trabalhadores e chefias, que não me canso de reconhecer e agradecer. Permitam-me divulgar mais uma estatística. Comparando igual período de trabalho, Novembro/2017 a Dezembro/2020 e Novembro/2021 a Dezembro/2024, verifica-se que o PS agendou 2031 processos para as reuniões da Câmara e a Coligação Juntos Somos Coimbra 3105. É uma diferença brutal, um aumento de mais de 50% no número de decisões tomadas pelo executivo, com óbvias repercussões positivas na dinâmica do concelho. Coimbra nunca mais vai querer voltar ao dormente passado.

 

Gostava de recomendar uma visita à exposição de artes plásticas dos artistas da APCC, na Casa da Mutualidade, da Previdência Portuguesa, até 28 de fevereiro, na Rua Dr. Manuel Rodrigues. Vale a pena ver, tomar um café, comer um bolinho caseiro e adquirir um belíssimo quadro. É uma exposição surpreendente.

 

Quero saudar a solidariedade conimbricense, que já permitiu à RUC atingir 79% dos 30000 euros necessários para renovar o seu estúdio, graças a 646 apoiantes. Não obstante o razoável resultado já obtido, confesso que esperava uma solidariedade mais ativa, mais rápida e mais alargada dos nossos munícipes e dos estudantes e antigos estudantes para com a RUC. Em boa hora a RUC prolongou o período recolha de donativos, pelo que ainda temos mais 12 dias para apoiar, na plataforma PPL. Vamos todos apoiar e atingir o objetivo definido? A RUC precisa de nós.

 

A proposta de Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências relativas ao ano de 2025, no que concerne exclusivamente ao apoio ao funcionamento das 18 Freguesias e Uniões de Freguesias, representa um investimento da CMC no montante total de 935000€. Importa sublinhar que as dotações totais para as Juntas de Freguesia, com origem na Câmara, atingem os 9,4 M€.

 

A CM de Coimbra vai analisar hoje a redistribuição das áreas de esplanada do espaço conhecido como bar “Cartola”, na Praça da República. A alteração de uma das cláusulas da minuta do contrato, após um processo de análise e diálogo entre as partes, permite desbloquear o difícil processo de concessão e viabiliza, com a maior brevidade possível, a reabertura deste espaço, que será dinamizado com a instalação de um restaurante com cozinha ao vivo, áreas de mesas e um palco para eventos.

 

Agilizando o processo, vai ser aprovada uma proposta de protocolo com a Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa, para atribuição dos apoios de caráter urgente em 2025, até agora na alçada do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), no valor de 250 mil euros.

 

A proposta de normas e de cronograma de execução do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2025, com um orçamento de 50 mil euros, vai ser debatida. Podem apresentar propostas cidadãos com idades entre os 16 e os 30 anos, inclusive, que residam, trabalhem ou estudem no concelho. São elegíveis as temáticas que se insiram no quadro de competências e atribuições próprias ou delegáveis do Município. Pretendemos dar um novo impulso ao OPJ, depois de termos recebido do anterior executivo uma taxa de execução das propostas do OP, entre 2018 e 2020, abaixo dos 20%, atraso que recuperámos, e com uma redução drástica no número de propostas e votantes…

 

Na sequência do sucesso do ano passado, a Câmara vai firmar uma parceria com a Associação Cultural e Artística “Peripécias Coloridas”, para a organização do evento “Carnaval Coimbra 2025”, que prevê uma comparticipação municipal de 25 mil euros para a realização da iniciativa, que vai decorrer na Praça do Comércio, a 1 e 2 de março, mais uma iniciativa de dinamização da Baixa.

 

Hoje sou um pouco mais breve do que é habitual porque, pelas 19h30 vamos celebrar no salão nobre da Câmara Municipal o Ano Novo Chinês, o ano da serpente, com a presença de Sua Exa o Senhor Embaixador da China em Portugal, o que muito nos honra, pelo que peço alguma concisão a todos os vereadores e vereadoras.

 

É com grande alegria que Coimbra se associa às comemorações do Ano Novo Chinês, uma das festividades mais emblemáticas da República Popular da China, marcada por um profundo simbolismo de renovação e harmonia. Esta celebração milenar traduz a riqueza da cultura chinesa e constitui um momento único de união e partilha, valores que Coimbra, cidade aberta ao mundo, reconhece, acolhe e apadrinha com muita seriedade e entusiasmo.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×