Intervenção inicial do vereador Carlos Matias Lopes | Reunião de Câmara, 20 de janeiro de 2025

 

Intervenção na íntegra:

 

DESPORTO

 

Hoje pela manhã, ocorreu na Praça da Canção o Corta-Mato Escolar Distrital, um evento que resulta de uma organização conjunta entre o Município de Coimbra, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Centro e o Desporto Escolar de Coimbra.

 

Esta iniciativa reflete o compromisso contínuo destas entidades com a promoção da prática desportiva e o desenvolvimento integral dos nossos jovens, valores que também promovemos e abraçamos, em Coimbra.

 

O evento que contou com a participação de cerca de 1750 alunos, acompanhados por 150 professores, representando um total de 50 Escolas e Agrupamentos de Escolas do Distrito de Coimbra. Estudantes de várias faixas etárias, tiveram a oportunidade de competir, tanto no género feminino como no masculino, em provas individuais e coletivas.

 

O objetivo principal deste Corta-Mato Distrital é a seleção dos melhores atletas para o Corta-Mato Nacional, que terá lugar também na nossa cidade, na Praça da Canção, nos próximos dias 14 e 15 de fevereiro. Hoje, foram apurados os três primeiros classificados de cada escalão e género, bem como as equipas melhor classificadas, que representarão o nosso distrito com o orgulho e a determinação que esta competição nacional, exige.

 

JUVENTUDE

 

No âmbito do apoio às Associações Juvenis, foram realizadas 6 SESSÕES DE ESCLARECIMENTO que decorreram entre 14 e 17 de janeiro, com a presença total de 95 participantes e 58 associações, que estiveram presencialmente.

 

O ano passado, com o mesmo formato, tivemos 58 participantes distribuídos por 37 associações. Iniciamos o ano com mais um record, traduzido no aumento muito significativo de participantes, o que vem comprovar o interesse e utilidade destas sessões para os seus principais beneficiários, e que esperemos se traduza também na diminuição ou inexistência de candidaturas excluídas.

 

PROTEÇÃO CIVIL

 

Dou nota do Exercício distrital Extremeo25 (coordenado pelo Sub Comando Regional da ANPC) e que vai decorrer amanhã, dia 21 de janeiro, com a participação ativa do município através do SMPC.

 

O objetivo é testar o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Coimbra com eventos em todos os municípios da região de Coimbra com ocorrências de inundações em zonas urbanas, queda de estruturas e de árvores, cheias, movimentos de massa em vertente ou derrocadas, entre outros eventos suscetíveis de criar ou aumentar a disrupção socioeconómica do território e a afetação das populações e dos seus bens.

 

Todas as entidades municipais se irão associar ao Exercício e intervir virtualmente, havendo também a devida articulação e interação entre os agentes técnicos e políticos, através da Comissão Municipal de Proteção Civil.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×