Intervenção na íntegra:
«AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Partilho hoje alguns indicadores das atividades de recolha de monos, um problema que teve o seu pico no final do ano letivo, julho e agosto, com a mudança de quartos entre a comunidade universitária e atividades como pequenas obras de conservação e requalificação de habitações (o denominado entulho de obras).
– Entre 1 de janeiro a 31 de julho de 2024 foram efetuadas 4609 recolhas dedicadas a resíduos de grande dimensão pelos serviços da DECPAF da CMC.
– 770 dessas intervenções correspondem a resíduos abandonados ilegalmente no espaço público, cuja identificação resulta das denúncias de cidadãos, trabalhadores da CMC, Juntas de Freguesia e de outras instituições públicas e privadas.
– 3839 recolhas de resíduos decorrem da utilização da linha gratuita disponibilizada pela Câmara Municipal de Coimbra, correspondendo 1808, a recolhas de colchões, carpetes, sofás, plásticos rígidos, entre outros.
Apesar deste esforço conjunto de alguns cidadãos e da CMC, existem ainda muitos abandonos em diversas áreas públicas do concelho, numa atividade ilegal sem precedentes. Muitas das vezes os próprios ecopontos para papel e cartão, embalagens ou vidro, estando vazios, não são utilizados, sendo os resíduos abandonados na via pública, pelo que apelamos mais uma vez à adesão da população ao uso da rede de contentorização de resíduos existente, fundamental para manter a cidade e o concelho limpo e alinhado com o princípio de Coimbra Zero Resíduos.
Por outro lado, apelamos à população que valorize os resíduos que produz colocando-os no contentor adequado e que utilize o número gratuito 239 802070 para marcação de recolha de resíduos de grande dimensão, vulgarmente designados de monos, ou email ambiente@cm-coimbra.pt para que seja feito o contacto fora das horas laborais.
Informo também que iniciamos hoje, uma Operação de Limpeza Musculada, que pretende reforçar, por uma lado a limpeza dos pontos negros há muito identificados e onde diariamente são feitos despejos ilegais, e por outro sensibilizar para a não colocação de lixo e resíduos em locais públicos e nas imediações dos pontos de recolha.
Desde esta madrugada estão em cursos diversas operações de remoção de resíduos e identificação de potencias infratores em vários locais do concelho, numa iniciativa que conta com a colaboração da SUMA, ERSUC e algumas Juntas e Uniões de Freguesia.
Oportunamente daremos nota dos resultados desta ação que surge na sequência da identificação de mais de 3 dezenas de infratores só na zona do IParque e cujos autos levantados pela Polícia Municipal encontram-se em tramitação no Departamento de Administração Geral/Apoio Jurídico.
Se todos fizermos a nossa parte, teremos seguramente melhor ambiente e também mais qualidade de vida para deixarmos às gerações vindouras e fica mais uma vez o apelo: Coloquem os resíduos nos contentores, adiram às campanhas de valorização dos mesmos e não abandonem os denominados monos na via pública. Não é só uma questão estética, é acima de tudo uma questão de saúde pública e que põem em causa, muitas vezes a segurança rodoviária.
DIVISÃO DE DESPORTO
Convidava a população e todo o Executivo a participarem no próximo fds em mais uma edição da Expo Desporto #Coimbra. Este ano, para além da taça do mundo de Parkour, que se realizará pela primeira vez em Portugal, com a presença de 116 atletas de 27 países, teremos cerca de 60 Entidades desportivas do Concelho de Coimbra a participar, cerca de 30 modalidades, durante 3 dias, com vários momentos onde a atividade física e a boa disposição serão o menú principal. Participem e sobretudo para os mais novos é uma excelente oportunidade para conhecerem o desporto nas suas diferentes e múltiplas dimensões.
Amanhã faremos também a primeira reunião de trabalho com os Clubes e Associações desportivas para darmos inicio ao processo de elaboração do plano estratégico municipal para o desenvolvimento desportivo.»