Intervenção inicial da vereadora Ana Bastos | Reunião de Câmara, 9 de setembro de 2024

 

Intervenção na íntegra:

 

«A cidade de Coimbra continua em obras, mas é por uma boa causa!!

 

Os últimos anos foram difíceis, continua a ser difícil circular em algumas zonas da cidade mas os sinais de obra feita são cada vez mais evidentes!

 

A CMC tem plena consciência das dificuldades enfrentadas pelos automobilistas, mas  temos e pedir um pouco mais de paciência. A  cidade está a transformar-se  e a preparar-se  para responder  aos desafios futuros. As vetustas e degradadas infraestruturas subterrâneas, quer da rede em alta quer em  baixa das águas e saneamento básico estão a ser substituídas, renovadas e ampliadas, resolvendo problemas sérios de salubridade e saúde pública. Mas a principal revolução dar-se-á no sistema de transportes, com disponibilização de um serviço de alta frequência, inovador, confortável, seguro e fiável. O MetroBus é cada vez mais uma realidade e os sinais são já muito visíveis.

 

Com a aproximação da abertura do novo ano letivo, e tirando partido da redução do tráfego na cidade foi feito um esforço extraordinário para acelerar algumas frentes de trabalho que mais impactam na fluidez do trânsito.

 

No passado dia 26 de agosto foi aberta ao trânsito a rotunda da ACIC, na Solum junto à ESEC, passando a permitir a circulação em 360º.  Com essa ação foi possível melhorar a acessibilidade local, designadamente o acesso ao Centro Comercial Alma Shopping e as ligações da Solum à zona da Alta. Os efeitos na fluidez da rotunda do Cidral/R. Miguel torga foram imediatos.

 

Também a Ponte de Santa Clara foi reaberta ao trânsito no passado dia 30 de agosto, cumprindo o prazo pré-estabelecido, apesar dos constrangimentos associados aos 4 registos de achados arqueológicos encontrados.

 

No que respeita à conclusão da rotunda do Largo Da Portagem, depois de uma reprogramação dos trabalhos e do reforço extraordinário de meios (bem evidentes para todos os que ali passam), foi possível antecipar 1 semana a conclusão dos trabalhos  estando prevista para o dia 19 de setembro.

 

Na 6ª feira passada abrimos a R. D. Manuel I, repondo a circulação em torno do Estádio Municipal, e retirando pressão da R. Tomé Rodrigues Sobral e na rotunda junto ao El Corte Inglês.

 

4ª feira, dia 11/09/2024 irá abrir a frente rio entre Coimbra A e a Portagem para onde serão igualmente transferidas as paragens dos SMTUC.

 

Também a R. Sanches da Gama, interrompida ao trânsito no passado dia 3/9, abrirá esta próxima 6ª feira, restabelecendo a ligação entre o Bairro Norton de Matos/Arregaça e a R. do Brasil, tão relevante em período letivo. Já foi reposta a circulação sem condicionamento na Avenida Fernão de Magalhães, junto à loja do Cidadão.

 

Relativamente à Rotunda Jorge Anjinho, cuja reposição da circulação estava prevista para o final da 2ª quinzena de setembro, mais um imprevisto obrigou à suspensão dos trabalhos. A interseção de cabos de média tensão não cadastrados, da responsabilidade da E-Redes, dos quais depende o fornecimento de energia elétrica da zona da Solum, incluindo, entre outros, o centro comercial Alma Shopping e as Piscinas Mário Mexia, pelo que qualquer rotura/interferência nos cabos teria implicações inimagináveis. O manuseamento dos cabos deverá obrigar ao corte da ligação ao PT, devendo a alimentação da zona afetada ser assegurada por um gerador de elevada potência (superior a 400 kva) em funcionamento 8h diárias. Depois de assegurado o gerador, os trabalhos deverão estar concluídos em 1 mês.

 

Também a Avenida central tem estado com frente suspensa na sequência de achados arqueológicos. Apesar disso, perspetiva-se a abertura dos passeios aos peões no final de setembro.

 

Mas o esforço de coordenação foi alargado às obras da responsabilidade do serviço de Gestão Regional de Viseu e Coimbra da IP. Foram já concluídas as obras de repavimentação e marcação do IC2 no trecho entre o nó do Pipo e a Rotunda das Lajes. A conclusão das obras de repavimentação dos acessos ao Açude Ponte decorreu este sábado em  período alargado e a Intervenção nas Juntas de Dilatação iniciam hoje até dia o próximo dia 04 de outubro em período noturno( 20h00 e as 08h00 do dia seguinte). 

 

Importa ainda sublinhar a conclusão da obra da estrada de Eiras prevista para o final desta semana. A conclusão de todas estas frentes de trabalho, numa época onde reconhecidamente as empresas dispõem de meios humanos reduzidos, só foi possível, dado o esforço conjunto das várias entidades envolvidas, pelo que deixo aqui um agradecimento especial à IP e aos empreiteiros envolvidos.

 

O ano lectivo 2024/25 irá abrir dentro de uma semana, ainda com alguns condicionalismos ao trânsito, mas com a certeza de que todos os esforços foram empreendidos no sentido de os mitigar.  Aos conimbricenses peço um pouco mais de paciência, com a certeza porém de vai valer a pena esperar!

 

3 notas finais:

 

  1. Decorre, na próxima semana, a semana europeia da mobilidade. Esta próxima 6ªfeira irá ser divulgado o respetivo programa, o qual se apresenta diversificado, pedagógico e inclusivo. Convido desde já a todos a participar nas diferentes atividades programadas e assim contribuir para que a cidade seja cada vez mais ambientalmente sustentável, eficiente e limpa.
  2. Informar de que, perante as ações empreendidas pela CMC junto do governo (através do Sr. Ministro das Infraestruturas e Habitação e da Sra. Secretária de Estado da Mobilidade), ficou determinado em reunião presencial com representantes da CP de que, apesar do despacho publicado no passado dia 14 de agosto, o antigo dormitório existente junto à beira rio, ficará suspenso, e não será transformado em residências universitárias. Essa pretensão colidia diretamente e de forma não conciliável com os estudos em curso para a frente ribeirinha, pelo que de forma a não inviabilizar a transformação urbana da frente ribeirinha, nem incorrer na perda de financiamento do PRR, ficou determinada a realização de uma reunião de trabalho  entre a CMC/IP e CP para definição de uma solução alternativa, a qual já está em andamento.
  3. Por fim, informar de que o Tribunal de Contas emitiu visto favorável à constituição da AGIT (Entidade de Gestão do Sistema Intermodal da Região de Coimbra), estando já agendada a assinatura do contrato de sociedade entre a CMC e a CIM-RC na próxima semana. Estão assim criadas as condições para se oferecer à população de Coimbra e sua região, um tarifário comum (passe único), que permitirá aceder aos diferentes operadores de transportes (Metrobus, SMTUC, CP, outros operadores privados), com um só titulo e sem custos adicionais para o utilizador sempre que optar por transbordo, a tempo da entrada ao serviço do MetroBus.»

 

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×