Intervenção na íntegra:
«No âmbito das atividades municipais foram até à data, apoiados, na área ambiental e limpeza urbana, cerca de 55 eventos.
Destes, 47 tiveram origem em iniciativas da CMC e dos seus departamentos (25), e em iniciativas das Freguesias e Uniões de Freguesia (22 eventos apoiados).
O maior número de eventos até à data ocorreram durante o mês de maio (foram 19), incluindo a Queima das Fitas, onde este ano e pela primeira vez, foram recolhidos para reciclagem 100 % dos resíduos produzidos durante o Cortejo Académico (a recolha de cerca de 20 Toneladas de resíduos foi feita por 70 trabalhadores e 9 viaturas, tendo sido possível recolher mais 9 toneladas que em 2023 (isto irá implicar um aumento de receita para o município que ainda está a ser calculada). Relembro apenas que o anterior executivo nunca obteve qualquer receita sobre estes resíduos, facto que obviamente lamentamos.
Em todos estes eventos foram mobilizados 385 contentores (de 110, 240 e 800 litros), sendo 45% da recolha de resíduos assegurada pelo Município de Coimbra, o restante pela empresa SUMA.
Esta percentagem implica um esforço financeiro e de recursos humanos acrescido e que tem obviamente impacto positivo naquilo que é, por um lado a obtenção de receita com a valorização dos resíduos, e por outro permitindo o reforço das limpezas, também durante o período de permanência dos ditos eventos.»