Intervenção inicial da vereadora Ana Bastos| Reunião de Câmara, 14 de junho

 

Intervenção na íntegra:

 

«A partir de amanhã, Coimbra irá receber o Campeonato da Europa de Triatlo Multisport Coimbra 2024, o qual irá decorrer ao longo de 7 dias, com términus no próximo Domingo dia 23 de junho.

 

Um evento com esta dimensão e relevância e que decorre na via pública, não se organiza sem impor perturbações ao normal funcionamento da cidade, pelo que importa alertar a população para os principais condicionalismos ao trânsito quer automóvel, quer pedonal, quer ainda na rede dos transportes públicos.

 

As atividades concentram-se em arruamentos e espaços em torno do Rio Mondego pelo que é aí que se irão concentrar os principais condicionamentos ao trânsito, nos arruamentos entre a Ponte Rainha Santa e a Ponte dos Casais (junto ao Choupal) assim como nas 3 pontes que unem as duas margens.

 

Dada a extensão dos condicionamentos e a diversidade dos circuitos, em cada um dos dias das provas, de forma  a facilitar o acesso a toda a informação de forma atualizada, foi criado uma pagina no sitio oficial da CMC, pelo que recomendo a sua consulta assídua (Viver/Desporto/ Campeonato da Europa…), onde se disponibiliza toda a informação relativa ao Campeonato.

 

Não sendo possível ser muito exaustiva, apresento de forma agregada e reduzida, as principais condicionantes ao trânsito que se materializarão ao longo da próxima semana.

 

Este fim de semana (sábado e Domingo até as 14h) as provas incidem nos arruamentos em torno do rio Mondego. Estarão encerradas ao trânsito a Avª da Lousã e uma das faixas de rodagem da Av. Cónego Urbano Duarte, sendo assegurada a circulação local através da Ladeira do Batista e da faixa ascendente da Av. Cónego urbano Duarte, as quais assegurarão os dois sentidos de trânsito.

 

A Ponte Rainha Santa manter-se-á sempre circulável, com interrupções pontuais geridas localmente com a presença de agentes policiais.

 

A Av. Inês de Castro só assegurará o sentido Ponte sta Clara- Rotunda das Lajes, sendo o sentido contrário assegurada pela R. Feitoria dos Linhos.

 

A Ponte Sta Clara será encerrada ao trânsito, assim como a  Av. Conimbriga, a estrada do Rio, a Rua do Centro Hípico, a Avª Aeminium e o Túnel do Choupal. O acesso entre a R. do padrão e rotunda do Choupal será assegurado através do túnel da estação velha, com sentidos reversíveis.

Também o tabuleiro inferior do Açude Ponte será encerrado ao trânsito.

 

Na 3ª feira, dia 18 (até as 16h30), um dia normal de funcionamento, os circuitos desenvolvem-se maioritariamente em espaços verdes e jardins, pelo que os condicionalismos serão mais contidos. Assim, a Ponte Santa Clara manter-se-á circulável, embora com cortes de trânsito temporários geridos localmente pela PSP.

 

Estará encerrado ao trânsito o Tabuleiro inferior do Açude Ponte, a Rua Corpo de Deus, a Couraça de Lisboa e a Couraça Estrela.

 

No período da tarde, entre as 11h e as 16h30 de 3ª e entre as 9h e as 16h30 de 5ª, as provas concentrar-se-ão em  arruamentos do centro histórico, em particular na alta e na baixa, onde circularão bicicletas a alta velocidade. Assim, apela-se ao cuidado de todos, evitando preferencialmente circularem nestes arruamentos e, caso tenham de o fazer de se manterem em alerta. Chama-se à atenção que um ciclista em descidas acentuadas podem atingir velocidades elevadas, pelo que comportamentos imprevisíveis podem por em risco quer a integridade do atleta quer do peão. 

 

Foram distribuídos flyers a comerciantes e residentes, mas os avisos nunca são demais.

 

Haverá voluntários a controlar as saídas dos estabelecimentos comerciais e residências, orientando e sensibilizando  os peões para os perigos e assobiando sempre que se aproximar um atleta.

 

Apela-se assim ao maior cuidado a todos os peões e residentes da alta, para que ao saírem de suas casas adoptem todos os cuidados para evitarem qualquer risco ou acidente e respeitem esses avisos/apitos adoptando o máximo cuidado.

 

No caso da Praça do Comércio | Pç 8 de maio | Rua Ferreira Borges | Visconde da Luz e Largo da Portagem  dada a grande concentração de peões, a segurança será garantida através da materialização de um corredor balizado por baias metálicas para passagem dos atletas.

 

Na 6ª feira dia 21/06 até às 14h, os condicionamentos são limitados à Av. de Conímbriga  e à Ponte Santa Clara, com Condicionamentos pontuais controlados diretamente pela PSP.

 

Por fim, Sábado e Domingo seguinte (22 e 23) , os condicionamentos são os mesmos dos materializados neste próximo fim de semana (arruamentos que ladeiam o rio), com uma extensão através das vias rápidas do IC3 entre a Ponte Rainha Santa e a Rotunda da Portela.

 

No sábado (entre as 4h e as 17h30), os condicionamentos serão ainda alargados à Av. Fernão de Magalhães onde será encerrado a circulação entre a Rotunda Cindazunda e o largo da Portagem).

 

No que respeita aos SMTUC perante os diversos condicionamentos ao trânsito poderão ocorrer atrasos e perturbações nas carreiras, podendo resultar em suspensões de viagens e alterações nas linhas dos SMTUC que servem as zonas afetadas. Volto a apelar que se mantenham atentos ao site oficial da CMC onde poderão encontrar informação atualizada.

 

  1. No Domingo 16, A Linha Botânico será suspensa
  2. Na 3ª e 5ª  feira, A Linha Botânico, Linha Azul e a Linha Verde da ECOVIA serão suspensas
  3. No sábado, dia 22, A Linha Botânico e a Linha Azul serão suspensas.
  4. Domingo , 23, A Linha Botânico será suspensa.

 

Por fim, de forma a evitar incorrer em atrasos desnecessários, recomenda-se que nos 2 fins de semana, assim como nas próximas 3ª e 5ª feira, sempre que não seja estritamente necessário seja evitada a circulação em automóvel junto à zona ribeirinha. Recomenda-se ainda a utilização de sistemas de apoio à navegação, tais como o Google Maps e o Waze, onde irão ser introduzidos, em cada dia, os cortes de trânsito, potenciando a procura do trajecto mais rápido, em cada momento. Em complemento apela-se a cuidados redobrados a todos aqueles que na na próxima 3ª ou 5ª feira, tiverem de circular nas ruas do centro histórico, mantendo-se sempre atentos a presença dos ciclistas, e respeitando os sinais de alerta emanados pelos voluntários.

 

Não posso deixar de humildemente expressar um agradecimento especial à PSP, na pessoa do Sr. Comissário Joel Araújo, na definição e operacionalização de toda a estratégia de segurança. Um trabalho de cooperação com a CMC e comissão organizadora essencial à garantia de segurança e ao êxito do evento.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×