Intervenção na íntegra:
«DIVISÃO DO DESPORTO
Gala #Coimbra Mérito Desportivo
A Câmara Municipal de Coimbra vai reconhecer e premiar, no próximo dia 9 de abril às 21h00, no grande auditório do Convento São Francisco, atletas do concelho, de diferentes escalões e modalidades, pelo desempenho desportivo obtidos na época passada.
Queria desde já convidar todo o Executivo Municipal a marcar presença neste Gala, onde serão homenageados 192 atletas, 24 equipas, 19 federações, 23 modalidades e 27 Clubes, que competiram em modalidades individuais e/ou coletivas, enquadrados no Regulamento Municipal das Distinções Honorificas.
A proposta de reconhecimento e de homenagem aos atletas do concelho foi deliberada na Reunião do Executivo Municipal do passado dia 18 de março.
Para chegar à lista final de atletas, a Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Coimbra compilou, com o contributo das federações desportivas inscritas no Instituto Português do Desporto e Juventude e detentoras do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva, os resultados alcançados por atletas representativos das entidades do movimento associativo concelhio na época desportiva 2022/2023 (estamos a falar de atletas que se sagraram campeões nacionais nas diferentes modalidades).
BOCCIA – TORNEIO DE QUALIFICAÇÃO PARALIMPICA
No passado mês de março, entre 22 e 28 de março, decorreu no pavilhão municipal Dr. Mário Mexia, o torneio de qualificação paralímpica de Boccia, última oportunidade para pares e equipas se qualificarem para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Estiveram presentes 70 atletas, representando 25 países, onde se encontraram os três últimos pares – BC3 e BC4 – e equipas apuradas:
Pares BC3 Ouro – Grécia // Prata – Japão // Bronze – Grã-Bretanha
Pares BC4 Ouro – Brasil // Prata – Malásia // Bronze – Espanha
Equipas Ouro – China // Prata – Indonesia // Bronze – Eslováquia
Este evento foi organizado pela PCAND (Paralisia Cerebral, Associação Nacional de Desporto) em parceria com a Federação Internacional (World Boccia) e a Câmara Municipal de Coimbra. Foi unânime a capacidade organizativa de todos os envolvidos, o que nos apraz registar.
SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL
O SMPC em parceria com as Juntas e Uniões de Freguesia do município, implementou em Coimbra o PROJETO PILOTO, para a colocação de armadilhas de Vespa Velutina nas 18 freguesias.
Este projeto conta com o apoio dos Srs. Presidentes, e tem como objetivo aferir se a instalação de armadilhas para vespa velutina, a que vulgarmente designam vespa asiática, tem efeitos na redução desta espécie invasora no município.
Foram distribuídas 50 armadilhas para cada Junta de Freguesia, num total de 900 armadilhas, tendo sido desenhada uma aplicação informática pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, para que, de uma forma simples e prática as equipas façam o registo da colocação das armadilhas, utilizando um telemóvel ou tablet no local e poderem ser monitorizadas pelo SMPC.
Algumas Juntas irão desenvolver este projeto com os escuteiros/escoteiros na colocação das armadilhas nos locais mais suscetíveis, tendo sido desenvolvido um documento com toda a informação necessária sobre o tema, por forma a facilitar a passagem da informação, onde além da prevenção e das particularidades da colocação das armadilhas, foi também incluída informação sobre como efetuar o pedido e o registo para intervenção nos ninhos de vespa velutina, bem como informação técnica sobre esta espécie invasora.»