Intervenção na íntegra:
«No âmbito das inúmeras reuniões com investidores, empresários, embaixadores, câmaras de comércio e todos a quem temos apresentado Coimbra como um destino de investimento, sentimos necessidade da criação de uma nova peça de comunicação.
No primeiro trimestre de 2022, pouco depois de termos iniciado funções, criámos um flyer de investimento. Volvidos dois anos, e com a transformação que, em conjunto com o ecossistema, já conseguimos gerar, percebemos que a informação tinha de ser atualizada. Os nossos interlocutores assim o exigiam, porque a Coimbra de 2024 já não é, e ainda bem, a Coimbra de 2021. Temos pelo menos seis novas multinacionais instaladas no concelho e, só com estas empresas, vamos a caminho de um milhar de novos postos de trabalho.
Temos conseguido uma aproximação sem precedentes a stakeholders fulcrais, como a Universidade de Coimbra, o Politécnico de Coimbra, o IPN e o iParque, entre outros. Prova disso, foi o sucesso do Coimbra Invest Summit que realizámos pela primeira vez em setembro do ano passado e cuja segunda edição, que decorre de 9 a 11 de outubro, trará importantes novidades.
A vontade de instalar novas empresas, levou-nos a dar um novo impulso ao iParque, dotando-o de novas competências na gestão dos espaços empresariais e industriais municipais (em Eiras e Taveiro) e de um papel ativo na captação de investimento para o concelho. A par disso, posicionámos o Estádio Cidade de Coimbra como também um espaço para a instalação de empresas.
Esta brochura dedicada ao investimento será essencialmente em formato digital e já está disponível nas versões em português e em inglês, no site do Município no separador investir – the right place to invest – informação ao investidor.
Foi também criado um QR code para cada uma das versões, de modo que a brochura seja facilmente partilhada com potenciais investidores e outros interessados, no âmbito de reuniões, colóquios, conferências e até encontros informais.
Trata-se de uma ferramenta criada para o nosso trabalho do dia a dia, mas que fica assim acessível a todos os que queiram ser embaixadores de Coimbra. A partir de agora temos a informação essencial à distância de um clique.»