Intervenção na íntegra:
« Senhor Presidente,
Caros colegas de vereação,
Senhores jornalistas,
Caros munícipes,
Boa tarde a todos e a todas,
Foi inaugurado, na passada semana, o Centro de Tecnologia Avançada da Accenture, mais uma multinacional instalada na cidade, o que não só fortalece a nossa presença no cenário tecnológico global, mas também consolida Coimbra como um destino estratégico para empresas inovadoras. Com a abertura deste novo centro, no qual foram já criados mais de 100 postos de trabalho, a Accenture, após Lisboa e Braga, expande a sua presença em Portugal, em estreita colaboração com as instituições de ensino superior, como a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Coimbra, de forma a recrutar os melhores talentos gerados localmente.
Em Coimbra, temos um ecossistema único, que durante anos funcionou de costas voltadas. O trabalho conjunto entre o Município e os principais stakeholders do concelho dá resultados, que estão à vista, mas é preciso continuar no mesmo rumo, e que rememos todos na mesma direção!
Neste âmbito, quero também destacar a iniciativa “Breeding Ground for Talent”, uma organização da Ireland Portugal Business Network (IPBN), que apoiámos por ser uma área estratégica para o Município, e na qual oradores dos dois países discutiram a importância das instituições de ensino públicas e privadas, assim como o papel crucial das empresas no fomento, atração e retenção do talento (que se assume como um fator diferenciador e de afirmação de competitividade no mercado global). O evento decorreu no TUMO e contou com a presença da embaixadora da Irlanda, Alma Ní Choigligh, que tivemos o gosto de receber na Câmara Municipal, e com quem tivemos a oportunidade de evidenciar o papel de Coimbra na retenção da grande pool de talento produzido no nosso território, através da atração de investimento e de afirmação estratégica nos clusters de tecnologia, saúde e turismo, entre outros.
Na senda do trabalho que temos desenvolvido para posicionar Coimbra como The Right Place to Be, destaco uma reunião muito interessante com o embaixador da Eslováquia, Tibor Králik, a quem tive a oportunidade de apresentar as características distintivas de Coimbra e a sua capacidade como território atrativo para o investimento, em particular nos clusters da tecnologia e saúde. Fomos depois recebidos no Instituto Pedro Nunes (IPN), num encontro que permitiu perceber porque é que esta é uma das dez melhores incubadoras do Mundo, na categoria University Business Incubators.
Ainda durante a semana passada, tive a oportunidade de apresentar, na Bolsa de Turismo de Lisboa, Coimbra como destino privilegiado de investimento, de âmbito nacional e internacional, numa sessão onde dei a conhecer a estratégia que estamos a seguir neste âmbito e os seus eixos centrais, como o Plano Marshall para a Baixa. Neste contexto foi com grande orgulho que registámos a presença, entre a plateia, de embaixadores e conselheiros para a área da Economia, de países como Alemanha, Irlanda, Luxemburgo e Moçambique.
Continuamos assim a trabalhar, com firmeza e entusiasmo, para tornar Coimbra um polo cada vez mais atrativo, estreitando pontes dentro e fora de fronteiras, focados em proporcionar oportunidades de emprego a todos os nossos munícipes, neste concelho que, sem quaisquer dúvidas, é o melhor para viver, trabalhar e investir!»