Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 24 de julho

O vereador Miguel Fonseca dedicou grande parte da sua intervenção inicial para apresentar um ponto de situação das candidaturas do Município de Coimbra a fundos europeus. Segundo a apresentação feita pelo vereador, o concelho de Coimbra conta com 250 milhões de euros aprovados, no âmbito do PRR, assumindo um lugar de destaque na Região, contando como principais beneficiários: Município de Coimbra; CHUC; UC; IPC e IPN. O vereador relembrou também a candidatura conjunta da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e da CoimbraMaisFuturo à linha de financiamento “Bairros Comerciais Digitais” (do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR), que foi aprovada. Com o nome @Baixa Coimbra, a candidatura contempla um investimento elegível no montante de 1,236 M€, o terceiro maior aprovado a nível nacional. No final da sua intervenção, Miguel Fonseca destacou ainda a “nova vida” do Mercado Municipal D. Pedro V, que conta com novas lojas que denotam uma “oferta diversificada”.

 

Intervenção na íntegra:

 

«1.Balanço das candidaturas do Município a Fundos Europeus

Apresentação PRR

 

  • Bairros Comerciais Digitais

 

É com grande satisfação e entusiasmo que partilho com todos a excelente notícia de que a nossa candidatura aos “Bairros Comerciais Digitais” foi aprovada! Coimbra ganhou esta importante oportunidade de investimento, com o nome @Baixa Coimbra, e estamos prontos para dar um passo significativo rumo à modernização e fortalecimento do centro histórico da cidade.

 

Essa candidatura conjunta, que envolveu a Câmara Municipal de Coimbra, a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e a CoimbraMaisFuturo, representa um investimento de 1,236 milhão de euros, sendo o terceiro maior valor aprovado a nível nacional. É uma conquista que demonstra o comprometimento e o potencial do nosso Município.

 

É com grande sentido de responsabilidade e conscientes da oportunidade que temos em mãos, que vamos agora trabalhar afincadamente na implementação deste projeto que vai transformar a Baixa da cidade num verdadeiro centro comercial ao ar livre e online, conectado e adaptado às novas tendências de consumo. 

 

Este projeto será um importante acelerador do Plano Marshall, que temos em curso na Baixa, para impulsionar o crescimento económico, promover a proximidade e a coesão territorial, além de estimular a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio. Coimbra está a dar passos firmes para ser uma cidade cada vez mais competitiva e inovadora!

 

Que venham mais candidaturas aprovadas!

 

Cá estaremos para garantir a sua plena execução pelo bem comum!

 

 

  1. Conselho Estratégico

 

Gostaria também de compartilhar com todos a realização da segunda reunião do Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra, no passado dia 5 de julho na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde, entre outros assuntos de relevo, foi apresentada a Estratégia Municipal para a Inovação e definida a constituição de um grupo de trabalho para a revisão dos regulamentos municipais de apoio ao investimento, visando a simplificação e a melhoria do ambiente de negócios na nossa cidade.

 

Foi ainda apresentado o Coimbra Invest Summit 2023, um evento de que muito ouvirão falar nos próximos tempos, e que realizaremos no final de setembro, em parceria com a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico, o IPN e o iParque, para agregar o ecossistema inovador e empreendedor do concelho e posicionar Coimbra no radar dos investidores, com particular foco nos clusters da Tecnologia e Saúde.

 

A criação do Conselho Estratégico não é algo que se faça de uma penada só e com um simples regulamento. É preciso que este órgão esteja cada vez mais unido e alinhado e esta segunda reunião mostrou-nos o caminho longo que temos pela frente, mas também nos deu a certeza de que todos queremos o melhor para Coimbra e estamos dispostos a trabalhar para esse objetivo!

 

 

  1. Novas lojas no Mercado

 

Por fim, quero dar-vos conta de que o Mercado Municipal D. Pedro V está diferente a cada dia que passa. É, cada vez mais, um espaço atrativo para comerciantes e consumidores. Prova disso, são as novas lojas que abriram nas últimas semanas, com uma oferta diversificada.

 

Tive a oportunidade de as visitar na semana passada e comprovar que são negócios diferenciadores e que contribuem para tornar este espaço um ponto de encontro vibrante e animado da nossa cidade.

 

A revitalização do Mercado Municipal é mais um passo importante para impulsionar o desenvolvimento económico de Coimbra. Através do apoio e incentivo à atividade comercial, estamos a criar oportunidades para os empreendedores locais e a contribuir para fortalecer o comércio e serviços.

 

Continuaremos a trabalhar para atrair novos investimentos e melhorar a atratividade deste histórico equipamento municipal, estando prevista a realização de uma nova hasta pública no último trimestre deste ano. Assim sendo, termino fazendo de novo um apelo, que nunca é demais: visitem e façam compras no nosso Mercado D. Pedro V!»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×