Intervenção inicial da vereadora Ana Cortez Vaz | Reunião de Câmara, 24 de julho

Ana Cortez Vaz começou a sua intervenção inicial para dar conta de algumas novidades no pelouro da Habitação Social, com destaque para a aprovação da candidatura ao financiamento par aquisição do loteamento da Quinta das Bicas. “Recordamos que esta aquisição e posterior construção, vão permitir a disponibilização de 268 fogos, correspondendo ao realojamento de 268 agregados familiares”, sublinhou a vereadora. No Pelouro da Educação, e aproveitando a reunião descentralizada em Cernache, a vereadora fez um ponto de situação das obras no Centro Escolar de Cernache, informando que a inauguração deverá ocorrer, em janeiro, no primeiro dia de aulas do 2º período do próximo ano letivo.

 

Intervenção na íntegra:

 

«Inicio a minha intervenção poe complementar a intervenção do Sr. Vereador Miguel Fonseca, agradecendo também a todos os técnicos e todas as técnicas do Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais.

 

A revisão da Estratégia Local de Habitação foi aprovada em sede do Conselho Diretivo do IHRU a 7 de junho de 2023.

 

O aditamento ao acordo de colaboração foi assinado pelo Senhor Presidente a 26 de junho de 2023.

 

No dia 23 de junho foi submetida a candidatura ao financiamento par aquisição do loteamento da Quinta das Bicas.

 

Na passada sexta-feira, o IHRU comunicou-nos a aprovação desta candidatura.

 

Recordamos que esta aquisição e posterior construção, irão permitir a disponibilização de 268 fogos, correspondendo ao realojamento de 268 agregados familiares.

 

É por isto, um passo muito importante e fulcral na estratégia que estamos a construir para suprir as carências habitacionais dos agregados mais vulneráveis.

 

Irei agora debruçar-me sobre o Centro Escolar de Cernache, obra consignada a 28 de julho de 2023.

 

Esta empreitada visa a requalificação do edifício existente e a construção de outro edifício.

 

No edifício existente – no r/chão estão a ser beneficiadas duas salas de aula, as instalações sanitárias para alunos, pessoal docente, não docente e para mobilidade reduzida. No 1º piso, funcionarão 3 gabinetes de apoio à atividade letiva.

 

No novo edifício, no r/chão haverá duas salas de atividades para jardim de infância – reforço neste ponto que pela primeira vez, a freguesia de Cernache vai ter a valência de jardim de infância público, no seu território. O r/chão terá ainda uma sala polivalente com possibilidade de ligação ampla ao refeitório, refeitório, cozinha com confeção própria, gabinete de atendimentos, arrumos, sala de pessoal e instalações sanitárias.

 

O 1º piso será composto por 4 salas de aula destinadas ao 1º ciclo, sala de professores, dois gabinetes de trabalho, biblioteca e instalações sanitárias para mobilidade condicionada.

 

A escola e todos os seus espaços serão totalmente acessíveis.

 

Nos dias de hoje, continuam a decorrer os trabalhos de infraestruturas interiores. A grande maioria dos equipamentos estão aplicados, sendo que estão a ser feitos trabalhos de ligação/ condutas na cobertura. Foram concluídos os trabalhos de betonilhas e reboco interior/ exterior. O exterior encontra-se praticamente todo pintado. A aplicação da caixilharia encontra-se em fase de conclusão, sendo que os tetos falsos estão concluídos no piso 1 e em execução no piso 0. A nível do exterior está prevista a conclusão do último coberto de betão esta semana, estando em execução os trabalhos de redes de infraestruturas exteriores e do muro exterior.

 

A empreitada, com duração de 450 dias, termina a 21 de outubro.

 

A inauguração do Centro Escolar de Cernache deverá ocorrer no 1º dia de aulas do 2º período.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×