Intervenção inicial da vereadora Ana Cortez Vaz | Reunião de Câmara, 24 de abril

Ana Cortez Vaz começou por destacar a “nova” escola da EB Espírito Santo das Touregas, depois das obras de requalificação, com um investimento superior a 60 mil euros, para solucionar um conjunto de patologias existentes. A vereadora abordou ainda as várias iniciativas que têm estado a decorrer no âmbito da 13ª Campanha do Laço e terminou com o destaque do XI Encontro Nacional de Ensino Secundário da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), que se realizou na passada sexta-feira, dia 21, e que contou com cerca de 2.600 alunos, provenientes de diversas regiões do país.

 

Intervenção na íntegra:

 

No dia 17 de abril iniciou-se o 3º período e os alunos da EB Espírito Santo das Touregas regressaram à sua ‘nova’ escola. Durante cerca de 3 meses decorreram obras de requalificação na escola e os alunos estiveram temporariamente na EB Casais.

 

Com um investimento de cerca de 62.000€, a obra correspondeu às necessidades sentidas e reportadas pela comunidade escolar.

 

A intervenção visou solucionar um conjunto de patologias existentes, aproveitando a sua adaptação aos requisitos funcionais específicos, através da demolição da cobertura, da execução de cobertura nova sobre vigamento estrutural existente, da reabilitação dos revestimentos de paredes interiores e exteriores (rebocos, pinturas) e dos tetos (rebocos, pinturas), da reabilitação dos pavimentos (execução de betonilha e vinílico) e da substituição de lâmpadas por equipamentos com tecnologia LED.

 

Os 39 alunos, distribuídos por duas turmas, encontraram um espaço renovado e colorido, com condições de funcionamento adequadas à sua aprendizagem, adaptadas aos requisitos funcionais específicos dos estabelecimentos escolares, em termos de conforto e de segurança e, ainda, com mobiliário e equipamento novos.

 

Recorde-se que esta escola, e outras, não foi alvo de qualquer tipo de intervenções de manutenção ou de reparação nos últimos anos, o que conduziu a um estado de profunda degradação das instalações, sendo urgente esta intervenção profunda, mais morosa e que implicou que as crianças fossem temporariamente para a EB de Casais.

 

 

Durante o mês de abril, em Coimbra, está a decorrer a 13ª Campanha do Laço Azul, com várias iniciativas do Grupo Laço Azul Coimbra – uma parceria informal constituída por um conjunto de entidades de Coimbra, entres as quais a Câmara Municipal de Coimbra, que se uniram com o propósito de alertar para a problemática dos maus-tratos na infância e divulgar estratégias potenciadoras do bom trato e do respeito pela dignidade e direitos das crianças e jovens.

 

Este ano, há Laços Azuis colocados em diversos locais municipais. Um desses locais é junto à Câmara Municipal, onde se encontra um Laço Azul, com cerca de 3 metros, decorado e pintado pelas crianças e jovens de todos os Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL), da Cáritas Diocesana de Coimbra, do distrito de Coimbra.

 

 Nos passados dias 21 e 22 de abril, sexta e sábado, Coimbra recebeu o XI Encontro Nacional de Ensino Secundário (ENES) da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), que contou com cerca de 2600 alunos, provenientes de diversas regiões do país.

 

A iniciativa promovida pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) em coorganização com o Município de Coimbra teve como principais objetivos: a promoção da participação comunitária, da responsabilidade e da ética e a participação em iniciativas lúdicas, desportivas e de formação.”

 

 

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×