Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 13 de março

Na sua intervenção inicial da Reunião de Câmara de 13 de fevereiro, o vereador Miguel Fonseca começou por destacar a iniciativa “Mulheres de Negócio”, realizada no passado Dia da Mulher, 08 de março, que serviu ainda para anunciar o Prémio Empreender no Feminino, que será lançado pelo Município de Coimbra. Miguel Fonseca a abordou ainda a realização de um concerto de homenagem a Mário Nunes, antigo vereador da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, que foi promovido pelo Coro Carlos Seixas, da Casa do Pessoal do Município de Coimbra, no passado dia 12 de março, na Igreja Matriz do Espinhal.

 

Intervenção na íntegra:

 

No passado dia 8 de março, data instituída pela Organização das Nações Unidas como Dia Internacional das Mulheres, reuni, numa conversa informal, com cinco empresárias do nosso concelho.

 

Na iniciativa, a que chamámos “Mulheres de Negócios”, participaram:

 

  • Teresa Almeida Santos, conhecida médica e ativista social, que detém o Espaço Fertilidade;
  • Cátia Melo, do Coola Boola, uma loja âncora na Baixa de Coimbra;
  • Catarina Nogueira, que já fundou duas startups tecnológicas de moda sustentável (a Glam To Glam e a United Boutiques) e é consultora de e-commerce para negócios locais;
  • Li Furtado, da Cinco Store, empresa de joalharia que exporta a maior parte do seu produto e tem alcançado grande sucesso dentro e fora de portas
  • E Paula Ferreira, da Formiguita, uma loja que abriu em fevereiro, em Coimbra, e junta 20 mulheres empreendedoras no mesmo espaço.

 

O objetivo desta conversa foi perceber de viva voz como está o concelho no que respeita ao empreendedorismo feminino, que dificuldades concretas sentem as nossas empresárias e que medidas podemos tomar para que Coimbra seja mais equilibrada, mais justa e mais atrativa para as mulheres de negócios.

 

Foi uma manhã muito produtiva, da qual saíram sugestões muito válidas, algumas das quais iremos colocar em prática, em conjunto, a muito breve trecho. Do encontro, saíram também ideias e redes que começaram logo a funcionar.

 

Nesta iniciativa inédita, que nos deixa orgulhosos, foi-me transmitido que nunca antes o Município tinha escutado as empresárias desta forma; que não tinha, até agora dado, sinais de preocupação para com esta temática. Estamos cá para fazer diferente. E por isso, anunciei também, nesse mesmo dia, a atribuição, a partir do próximo ano, do Prémio Empreender no Feminino.

 

Ao que sabemos, Coimbra torna-se assim no primeiro município a criar um prémio especificamente para o empreendedorismo feminino. O regulamento do concurso está em elaboração e antes de ser apresentado publicamente muito gostaríamos de contar com os valiosos contributos de todas as forças políticas representadas neste executivo.

 

Ainda sobre este assunto, quero deixar um agradecimento ao espaço Doce Meu Handmade, na Rua Visconde da Luz, onde fomos extraordinariamente bem recebidos. Escolhemos este espaço, como escolheremos outros da Baixa, porque temos uma missão para esta zona da cidade e nunca nos esquecemos dela!

 

Gostava ainda de deixar uma breve nota para a realização de um concerto de homenagem ao Dr. Mário Nunes, antigo vereador da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, que foi promovido pelo Coro Carlos Seixas, da Casa do Pessoal do Município de Coimbra, no dia de ontem, 12 de março, na Igreja Matriz do Espinhal, no concelho de Penela, no qual tive a honra de estar presente em representação do Sr. Presidente da Câmara.

 

Mário Nunes, natural do Espinhal, foi vereador nos executivos camarários entre 2002 e 2009, e completaria hoje 85 anos de vida. Foi autor de extensa obra sobre a cidade de Coimbra, presidiu ao Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, à direção da associação mutualista A Previdência Portuguesa, ao conselho fiscal do Clube de Comunicação Social e integrou a direção da Casa dos Pobres de Coimbra, tendo promovido a iniciativa de que resultou em 2007 a criação daquele Coro, então Municipal, e que em 2016, foi acolhido pela Casa do Casa do Pessoal da Câmara Municipal, dos Serviços Municipalizados e Empresas Municipais de Coimbra, o que garantiu o prosseguimento da atividade do Coro, que passou a ter a sua designação atual.

 

O Choral Poliphonico João Rodrigues de Deus, de Penela, e o Coro Carlota Taylor, do Espinhal, participaram igualmente nesta homenagem, que teve a colaboração da Sociedade Filarmónica do Espinhal, assim como o apoio da Junta de Freguesia do Espinhal e da Câmara Municipal de Penela.

 

Saúdo o promotor deste justo tributo ao Dr. Mário Nunes, o “nosso” Coro Carlos Seixas que, ao longo de 15 anos de atividade, vem prosseguindo os objetivos subjacentes à sua criação e promovendo o relacionamento e o diálogo cultural com a comunidade e com outros grupos corais nacionais e internacionais, executando e divulgando a música coral polifónica, com particular realce para a de compositores portugueses, nomeadamente de Coimbra, com destaque para as obras do seu patrono, Carlos Seixas.”

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×