Intervenção na íntegra:
«Venho por este meio fazer uma breve evocação do Dr. Hélder Abreu, que nos deixou há duas semanas. O Dr. Hélder foi secretário e presidente da Assembleia antes de ter sido eleito presidente da então Junta de Freguesia da Sé Nova, a que presidiu durante vários mandatos (cerca de três décadas), tendo sido o seu último Presidente e consequentemente o primeiro da União das Freguesias de Coimbra, após a reforma administrativa de 2013.
Tive oportunidade de o conhecer no início deste século quando fui eleito Presidente da Assembleia de Freguesia da Sé Nova, entre 2001 e 2009, coincidindo consigo durante dois mandatos, durante os quais tive oportunidade de comprovar o elevado espírito de missão e de serviço à causa pública que o caracterizavam!
Conforme o atual executivo da União de Freguesias teve oportunidade de realçar, era um verdadeiro “Presidente do povo”, que conhecia todos e cada um dos seus fregueses, um homem genuíno, humilde, próximo, honesto, e de princípios, tal como o exercício destas funções exige de todos que as abraçam.
Recordo-o com saudade, aproveitando esta ocasião para deixar uma mensagem de conforto à sua família e amigos, e de gratidão pelo trabalho desenvolvido em prol da qualidade de vida dos cidadãos de Coimbra.
Na passada terça-feira, dia 7 de fevereiro, realizámos, como anunciado na última reunião de Câmara, uma sessão de esclarecimento para comerciantes e produtores do Mercado Municipal D. Pedro V, com a presença de representantes da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), da Autoridade Tributária (AT) e da CoimbraMaisFuturo – Associação de Desenvolvimento Local.
À sessão compareceram quase 70 vendedores, o que muito nos apraz e é um claro indício do interesse que esta iniciativa gerou. Além disso, este nível de participação mostra, de forma inequívoca, que quem vende no Mercado quer, como nós, ser parte ativa no processo de dinamização deste espaço.
Nesta iniciativa estiveram presentes a Diretora Adjunta de Finanças de Coimbra, Dra. Paula Caiado, o inspetor António Cação, também da AT; a diretora da Unidade Regional do Centro da ASAE, Dra. Maria Helena Diogo, e o inspetor Paulo Torres, além da Dra. Regina Pinto da CoimbraMaisFuturo que, com intervenções claras e dirigidas especificamente ao público em questão, puderam esclarecer todas as dúvidas que foram sendo colocadas.
Foi uma sessão produtiva e esclarecedora que serviu sobretudo para desmistificar situações, que afinal até são simples, e permitiu a todos ficarem cientes das suas obrigações legais, percebendo os passos a dar para que a sua atividade esteja conforme a lei.
Deve salientar-se que no final deste encontro ocorreu uma importante e salutar troca de impressões entre alguns dos participantes e os responsáveis presentes, num registo próximo e informal, pelo que não posso deixar de enaltecer a total disponibilidade para esse efeito dos representantes da ASAE, da AT e da CoimbraMaisFuturo.
A lei existe, tem de ser cumprida. A ASAE e a AT não são um “bicho papão” e estão disponíveis para colaborar, formar e informar. Esta foi, com certeza, a primeira de muitas outras ações que vamos fazer em conjunto, com estas e outras entidades, sempre que se justifique.
Hoje os produtores e os comerciantes do Mercado Municipal D. Pedro V estão mais informados e também mais serenos. Este foi seguramente um momento transformador, de mútua partilha e grande interação.
Quero dizer-vos, como então tive oportunidade de transmitir aos presentes, que, ao contrário do que alguns querem fazer parecer, não abandonámos nem nunca abandonaremos o Mercado. Pelo contrário, estamos empenhados, e muito, em criar neste espaço uma nova centralidade.
Esta ação, além da clarificação que se impunha, permitiu desde logo que se lançassem bases para um trabalho conjunto, entretanto já iniciado pelo Município com a colaboração da ASAE, e que pretende introduzir melhorias no funcionamento do Mercado.
Além disso, já no próximo mês de março pretendemos lançar uma nova hasta pública para atribuição de locais de venda.
A terminar, reitero o meu convite a todos para que não deixem de visitar e fazer compras no Mercado D. Pedro V, um espaço único e emblemático da nossa cidade».