Intervenção inicial da vereadora Ana Bastos | Reunião de Câmara, 18 de setembro

A vereadora Ana Bastos dedicou a sua intervenção ao programa municipal para a Semana Europeia da Mobilidade. A Câmara Municipal (CM) de Coimbra associa-se, uma vez mais, à Semana Europeia da Mobilidade que, este ano, tem por tema a “Eficiência Energética”. A escolha do tema não é alheia à guerra na Ucrânia e o desafio passa por repensar, com urgência, a questão da dependência da Europa dos combustíveis fósseis e a necessidade imperativa de cortar com esta dependência energética. Coimbra assinala a Semana de 16 a 24 de setembro, com um programa que inclui ações de sensibilização, uma corrida/caminhada, um passeio de bicicleta, uma mostra de veículos elétricos, debates, a inauguração do projeto Verde O’Parque, um balanço das obras dos Sistema de Mobilidade do Mondego, a apresentação pública do Plano Municipal de Ciclovias e ruas fechadas ao trânsito, com as habituais atividades culturais e desportivas para todos os públicos.

 

Intervenção na íntegra:

 

«Estamos em plena Semana Europeia da Mobilidade sendo que Coimbra, à semelhança de outras 112 cidades e vilas em Portugal e mais de 3.000 na Europa, aderiu à iniciativa com uma semana cheia de ações/iniciativas e atividades diversificadas para todas as idades. Este ano, o programa é diversificado e ambicioso, quer no tipo de atividades, quer no seu período temporal, extravasando a semana 16-22 de setembro, com alargamento ao dia 24 de setembro. O auge da iniciativa, atinge-se como habitualmente, no dia 22 de setembro, o “Dia sem Carros”.

 

Trata-se de uma campanha de sensibilização promovida pela Comissão Europeia, onde se desafia o poder local a promover iniciativas de educação, sensibilização e consciencialização, para incentivar a população à mudança de comportamentos a favor de uma mobilidade ativa, do transporte público e doutras soluções de transporte limpas e inteligentes.

 

O mote desta 22ª edição é «Economize energia» associado ao slogan “Combina e Move-te!”.

 

Por isso destaco, com o apoio da Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos, a exposição de veículos electricos e híbridos e carreadores, que decorreu sábado e Domingo na Pç da Canção que envolveu 11 empresas do sector automóvel e da mobilidade ciclável. Aí foram se  apresentaram dezenas de modelos e marcas de veículos potenciando test drives gratuitos a todos os interessados.

 

Devido ao mau tempo, algumas das iniciativas de rua do passado Sábado e Domingo tiveram de ser canceladas, estando em análise a sua transferência para o próximo Sábado. Mas muitas outras iniciativas e ações irão ser realizadas nos próximos dias, pelo que apelamos à participação e envolvimento de todos.

 

Em época de regresso às aulas, esta semana da mobilidade inclui vários programas de sensibilização para a mobilidade sustentável destinados ao público em idade escolar, cujo programa pretendemos manter noutras iniciativas, ao longo do próximo ano.

 

Porque se valoriza muito a educação das crianças e consideramos que elas são o melhor canal  para a mudança de hábitos dos adultos, esta tarde decorre na EB Dianteiro, a ação “Sai da Frente”. Esta ação consiste na realização de sessões informativas/educativas sobre a adoção de comportamentos corretos e seguros a ter no espaço público e em particular no sistema viário. Estas ações que contam com a participação dos alunos e dos professores desta escola, procuram ainda incentivar à deslocação casa-escola, com sustentabilidade e promover mais autonomia e mobilidade ativa na comunidade.

 

Também no Dia Europeu Sem Carros iremos promover o “Comboio de Bicicletas”, uma experiência piloto a levar a cabo na EB de Assafarge, onde todas as crianças que com residência próxima da escola são incentivadas a ir para a escola de bicicleta, acompanhadas por adultos monitores e agentes da PSP em bicicleta.

 

Mas a educação para a mobilidade suave e sustentável não se pode limitar à gerações mais jovens, pelo que amanhã e na próxima 5ª feira, contaremos com momentos de indole técnicos, onde iremos promover debates sobre os desafios que enfrenta a cidade de Coimbra, seja ao nível da transformação urbana (Smart talk “Coimbra, the right place to live”), seja da evolução tecnológica e novas formas alternativas de alimentação dos transportes (Smart talk “Coimbra, the right place to be greener”). Ambas as ações, que contam com a participação de especialistas qualificados e também de vários técnicos municipais, irão decorrer no Convento de S. Francisco, sendo abertas a todos os interessados.

 

O dia de 4ª feira será dedicado ao Sistema do Metro Mondego. É altura de fazer um balanço sobre o andamento das obras do SMM, pelo que, caso as condições climatéricas o permitam, se perspectiva uma visita guiada com os responsáveis da MM, IP e das empreitadas em curso ao longo do canal, entre a Pç. 25 de Abril e a Portela. Por razões logísticas, a participação nesta ação está sujeita a inscrição prévia através do endereço semanadamobilidade@cm-coimbra.pt estando limitada às primeiras 50 inscrições.

 

Nesse mesmo dia, à tarde, será ainda apresentada a solução arquitectonica da Praça associada à paragem da Câmara, junto à Avenida Central, projecto da autoria do Sr. Arqt. Gonçalo Byrne.

 

No dia Europeu sem carros, 6ª feira, registam-se ainda 2 eventos organizados em estreita colaboração com a UC e que por serem diferenciados, tanto enriquecem o programa. Com o Comité para o Campus Sustentável da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra, iremos promover o Concurso de fotografia dedicado à Mobilidade Sustentável.  No âmbito do projeto da ESN Coimbra, o evento “Mov’in Your Buddy”, os estudantes locais irão promover a comunicação com os estudantes internacionais recentemente chegados a Coimbra, informando-os e encorajando-os a optarem por formas de deslocação sustentáveis.

 

Por fim, como referi as atividades serão alargadas ao próximo Domingo, através de um Passeio de Bicicleta com a colaboração da Kidical Mass. Com arranque a partir da Escola Eugénio de Castro até ao Parque Verde para partilha da experiência e levantamento das dificuldades encontradas ao longo do trajeto. Mais tarde, decorrerá no Pavilhão Centro de Portugal uma apresentação e Discussão pública sobre o Plano Municipal de Ciclovias em elaboração.

 

Não posso deixar de agradecer a todos aqueles que colaboram na organização deste programa, o qual este ano extravasou a área da mobilidade, abraçando áreas como o associativismo, desporto, cultura e educação, numa ação interna de cooperação, inédita e que merece o nosso profundo reconhecimento. Na pessoa do Sr. Eng. Santos Costa, enquanto coordenador geral do programa, deixo um profundo reconhecimento e agradecimento a todos os técnicos e funcionários municipais envolvidos, seja na organização, seja na operacionalização e logística local.

 

Deixo ainda um profundo reconhecimento a todas as entidades, empresas, comerciantes, associações, personalidades e técnicos municipais que prontamente aceitaram integrar as diferentes iniciativas, cuja participação tanto enriqueceu o programa e permitiu colocar Coimbra entre as cidades e Vilas portuguesas com o plano de ação mais alargado, diferenciador e rico.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×