Designação do projeto: @Baixa Coimbra- Bairros Comerciais Digitais
Código do projeto: 5457
Objetivo principal: Promover a digitalização da economia quer através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, quer através da sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários.
Região de intervenção: Centro / Região de Coimbra / Concelho de Coimbra (União das freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
Entidade beneficiária: Município de Coimbra (parceria com Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e CoimbraMaisFuturo-CMF-Associação de Desenvolvimento Local de Coimbra)
Data de aprovação: 22.08.2023
Data de início: 01.10.2024
Data de conclusão: 30.09.2025
Investimento total: 1.455.608,39€
Investimento elegível: 1.236.105,03€
Apoio financeiro do PRR: 1.236.105,03€
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos: Procura promover a digitalização da economia, ora através da adoção tecnológica por parte dos operadores Câmara Municipal de Coimbra económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, ora através da sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários.
Pretende-se criar e estimular uma nova forma de relacionamento entre os comerciantes, os consumidores e o próprio espaço público da Baixa de Coimbra. O projeto @Baixa Coimbra, prevê a utilização de ferramentas digitais para gerar uma nova forma de relacionamento entre os comerciantes, os consumidores e o espaço público, contemplando, ainda, a criação de uma identidade visual comum.
Com a presente aprovação haverá que cumprir os seguintes indicadores e resultados:
– Volume de Negócios anual proveniente do comércio online no BCD 15 00 000
– Comerciantes inscritos no Marketplace, por ano 209
– Cobertura da rede Wifi no Bairro Comercial Digital 70
– Mupis instalados 10
– Smart Benchs instalados 9
– Pontos de encontro criados 21
– Utilizadores da app de promoção de hábitos saudáveis e sustentáveis 500
– Comerciantes identificadas por nível de literacia digital 209
– Taxa de participação de comerciantes nas ações de formação/ capacitação 25
– Taxa de comerciantes com autonomia para a utilização das plataformas digitais, no âmbito do BCD, para o desenvolvimento do seu negócio 25
– Sessões de formação disponíveis para os Comerciantes 47
– Empresas abrangidos por ações de processo de transformação das empresas 30
– Pessoas abrangidas pelas iniciativas de inclusão 150
– Social e igualdade de género
– Encomendas online entregues ao domicílio, recolhidas nos cacifos e recolhidas no BCD, por ano 7500
– Verticais tecnológicos integrados na Plataforma de Gestão Inteligente 7
– Reuniões de Coordenação Estratégica realizadas 25
– Iniciativas de Consulta e/ou Auscultação dinamizadas 10