Torre de Anto | Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra

Torre de origem medieval integrada na antiga muralha de Coimbra, da qual ainda conserva um pouco do caminho de ronda.

Durante a época manuelina foi adaptada a residência. Ao longo dos tempos sofreu diversas modificações, remodelaram-se e rasgaram-se novas janelas, mas o seu aspeto atual não é muito diferente do que foi adotado nessa época em que a torre defensiva foi convertida em habitação.

Nos finais do século XIX, aqui morou, durante parte do tempo em que frequentou a faculdade de Direito, o poeta António Nobre, o que originou a designação pela qual é hoje conhecida.

Atualmente, acolhe o Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra que integra o Museu Municipal de Coimbra.

Dos primórdios à afirmação – Séc. XIX

Do Modernismo aos anos 50 – Séc. XX