Iluminação de Natal já brilha em Coimbra

O programa de Natal e Fim de Ano 2018 da Câmara Municipal (CM) de Coimbra arrancou esta sexta-feira, ao final da tarde, com a inauguração oficial da iluminação e a Parada do Pai Natal, que culminou na Praça 8 de Maio. A magia do Natal chegou, assim, a Coimbra, com os já habituais 25 locais da Baixa e da margem esquerda do Mondego a iluminarem-se e, este ano, com a inclusão de mais sete locais emblemáticos, como a Praça da República, que recebe uma árvore de Natal com mais de 14 metros de altura. As luzes instaladas são LEDs de alta intensidade luminosa, mas de baixo consumo energético e “amigas” do ambiente.

As luzes de Natal já se acenderam, para dar outro brilho à cidade de Coimbra nesta época festiva. O presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, salientou que “a iluminação tem uma maior abrangência este ano. É uma ideia que continuamos a abraçar, para embelezar as principais artérias da cidade e tornar Coimbra mais atrativa”.

Uma estrela com 18,5 metros de altura marca a entrada da Ponte de Santa Clara, do lado da Portagem, onde está também instalado um pórtico luminoso de 10 metros de altura. Várias árvores de Natal embelezam praças e largos da Baixa, com destaque para a árvore de 10 metros de altura que está, como habitualmente, na Praça 8 de Maio. Mas não é só. As ruas da Baixa já estão todas iluminadas e não faltam as habituais bolas de Natal. Em frente ao edifício dos Paços do Município está mesmo um conjunto, com direito a bancos para quem quiser tirar fotografias alusivas à época acompanhados do #Coimbra.

A iluminação de Natal, este ano, é ainda mais abrangente, cobrindo sete novos locais: a Praça da República e as rotundas da Casa do Sal, das Lages, da Praceta Mota Pinto (CHUC), da Proteção Civil/ CBS (Vale das Flores) e das Palmeiras (Solum). A Praça da República recebe a maior da árvore de Natal, com mais de 14 metros de altura, que pretende dar um novo esplendor a uma das praças mais movimentadas da cidade de Coimbra.

As luzes de Natal vão estar acesas, todos os dias, a partir das 17h00 até às 00h00, à exceção dos fins-de-semana e do dia 24 de dezembro, que ficarão ligadas até às 02h00, e da noite do Fim de Ano, que estarão acesas até às 06h00. A iluminação de Natal será definitivamente desligada no fim das festividades, no dia 6 de janeiro.

As luzes instaladas são LEDs de alta intensidade luminosa, mas de baixo consumo energético. Os elementos a instalar foram construídos consoante as normas europeias em vigor, preparados para instalação em interior e exterior com proteção diferencial individual. A proposta deste ano, escolhida pela CM Coimbra, teve em conta o consumo de energia elétrica da instalação, os custos da instalação, o impacto visual dos elementos a instalar, o impacto ambiental e a fácil manutenção da instalação no período de exploração.