Coimbra apresenta cinco semanas de programação natalícia com pista de gelo e casinha do Pai Natal

O programa de Natal da Câmara Municipal (CM) de Coimbra foi apresentado hoje, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Município. São cinco semanas de espetáculos de rua, concertos, teatro, dança, cinema, feiras, mercados, conferências, oficinas, workshops e tantas outras atividades para todos os públicos. Este ano, há duas novidades: uma pista de gelo e uma casinha do Pai Natal, que estarão instaladas, respetivamente, no Terreiro da Erva e na Praça do Comércio. Uma aposta da autarquia, que reafirma, assim, a diversidade cultural de Coimbra, reforça a sua atratividade nesta época natalícia e procura promover o comércio da Baixa e atrair mais público a esta zona central de cidade.

A magia do Natal já chegou a Coimbra e vai ficar até ao dia dos Reis. A autarquia apresentou hoje o seu programa de Natal, realizado em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e com o apoio da Turismo Centro de Portugal, entre outras várias coletividades do concelho, e as propostas para celebrar a quadra natalícia são muitas e para todos os gostos.

Com este programa “pretende-se dar vida ao coração da cidade. Durante estas cinco semanas, vamos ter espetáculos, animação, gente na rua”, salientou o presidente da CM Coimbra Manuel Machado.

O autarca reafirmou que “em Coimbra as celebrações natalícias são muito significativas e partilhadas por toda a cidade” e destacou alguns pontos do programa, como o “conjunto escultórico alusivo ao presépio, de Cabral Antunes”, instalado no Mercado Municipal D. Pedro V, o já “tradicional presépio dos Bombeiros Sapadores”, a Pista de Gelo e a Casinha do Pai Natal.

O certo é que a cidade, em especial a Baixa de Coimbra, vai estar em constante animação. A vereadora da Cultura da CM Coimbra, Carina Gomes, destacou que “são cinco semanas, 98 espetáculos, que se dividem em 198 sessões e mais 19 atividades permanentes”.

Carina Gomes salientou que esta “é a sexta edição” e que “não havia a tradição desta festa em Coimbra”. “Pretendemos revivificar a Baixa da cidade e fortalecer a nossa imagem turística para o exterior”, salientou.

Por seu turno, o vereador do Desporto da CM Coimbra, Carlos Cidade, destacou as modalidades de natação, skate e o atletismo. Sobre a tradicional corrida de S. Silvestre, o autarca informou que este ano foi antecipada para “15 de dezembro, para podermos ter uma maior participação de atletas”. O autarca destacou ainda o Memorial Luís Lopes da Conceição e o Campeonato Nacional de Skate Indoor.

O presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, realçou que “Coimbra tem hoje uma marca construída que tem capacidade de atração para o nosso território” e que é “uma cidade geradora e criadora de eventos, que potencia a atração dos públicos à cidade”.

Pedro Machado salientou que a capacidade que eventos deste género têm de gerar fluxos de pessoas, sobretudo nas épocas festivas. “Hoje isso é particularmente importante: a capacidade de um município potenciar, atrair e desenvolver eventos”. “Coimbra é uma cidade que representa motor de dinamismo para outras do nosso território”, concluiu.

O programa de Natal 2018 oferece, assim, cinco semanas de iniciativas para todos os públicos, que vão desde concertos, teatro, dança, cinema, feiras, conferências, oficinas, workshops, visitas guiadas, desfiles e mercados de Natal, e muita animação de rua, até atividades desportivas, como é o caso da mítica Corrida São Silvestre, que vai já na sua 41ª edição. A Corrida de São Silvestre é a segunda mais antiga do país, inclui uma prova de cerca de 10 km e uma caminhada de 5km, num percurso por algumas das ruas mais emblemáticas de Coimbra.

As festividades terminam com a realização do habitual Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Clássica do Centro, no dia 5 de janeiro, e com o Encontro de Cantares de Reis, que irá reunir vários grupos do concelho no dia 6 de janeiro.

Antes disso, ainda falta a festa de Fim de Ano 2018, que também foi apresentada hoje em conferência de imprensa. Fique aqui a conhecer o programa para o Fim de Ano.

A iluminação de Natal foi reforçada e vai estar ligada a partir de hoje e até ao dia 6 de janeiro. Saiba aqui onde pode encontrar as decorações festivas.

Consulte aqui o Programa de Natal e Fim de Ano 2018.